sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DE VOLTA À TATUÍ



Na terça-feira (1º ), o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo desembarca em Tatuí, depois de quase dez dias na China. Na bagagem, uma nova experiência internacional e muitos modelos de sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente e novas ideias para aplicar em seus 14 meses que restam de governo. O prefeito estava acompanhado de Aniz Eduardo Boneder Amadei, secretário de Governo, e José Nivaldo Nunes de Miranda, diretor do Departamento de Compras da Prefeitura de Tatuí. As autoridades chinesas prometem retribuir a visita em 2012.

HOMENAGEM AO PRESIDENTE
João Alberto Bolzan, presidente das empresas Rontan, Fundição Brasileira de Alumínio (FBA) e JNK Empreendimentos foi homenageado com a comenda “Colar Evocativo do Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842”. Esta honraria, entregue pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, destina-se a personalidades que contribuem para o resgate histórico e prestam relevantes serviços à história de São Paulo.

EM RECESSO
No período de 31 de outubro a 2 de novembro – segunda a quarta-feira da próxima semana – a Prefeitura e Câmara Municipal não funcionam em Tatuí. Um decreto municipal transferiu o feriado desta sexta-feira (28), Dia do Funcionalismo Público, para segunda-feira (31). Além disso, suspendeu o expediente na terça-feira (1º ), e, na quarta-feira (2), é feriado do Dia de Finados.

O QUE ABRE NO PERÍODO
As creches municipais funcionam na segunda-feira (31), mas fecham na terça-feira (1º) e quarta-feira (2). As pré-escolas municipais não abrem de 31 de outubro a 2 de novembro. O Mercado Municipal abre na segunda-feira (31) e terça-feira (1º), das 6 às 17 horas. Na quarta-feira (2), funciona das 6 às 12 horas. A Unidade Básica de Saúde “Antonio Rodrigues - Toninho Enfermeiro”, da Vila Esperança, funciona no sábado (29), domingo (30) e quarta-feira (2), das 7 às 19 horas. O Pronto Socorro Municipal funciona normalmente e o Centro de Comunicação de Emergência (CCE), atende pelos fones: 199, 193, 192 e 190. A coleta do lixo será normal, inclusive na quarta-feira (2), Dia de Finados.

MELHORIAS NA SINALIZAÇÃO
Finalmente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tomou providências para melhorar a sinalização do trecho que está sendo duplicado na Rodovia SP-141 (Tatuí/Capela do Alto), entre a via férrea e o Parque Residencial Colina das Estrelas. Que deu esta notícia é o vereador Fábio Menezes. Segundo consta, um engenheiro tomou conhecimento do problema através da imprensa e entrou em contato com a empreiteira, para exigir as melhorias na sinalização. São vidas sendo salvas.

POSSÍVEL GOLPE EM TATUÍ
José Carlos Carnielli, oficial de Justiça aposentado, compareceu à Delegacia de Policia e informou sobre um possível golpe que pode estar sendo praticado em Tatuí e outras cidades, utilizando o Poder Judiciário para enganar as vítimas. Segundo consta, um escritório de advocacia envia cópia de uma sentença e “informa” que o destinatário tem uma boa soma a receber de um pecúlio. Carnielli militou no Fórum de Tatuí durante muitos anos. Com sua experiência, ao deparar com o conteúdo da correspondência, logo desconfiou que se tratasse de golpe. Para ele, o ato de ousadia dos estelionatários é utilizar papel semelhante a uma sentença judicial,com a finalidade de iludir as pessoas. No entanto, observa que, neste falso documento, há erros de português e impropriedades jurídicas na elaboração da notificação.

TATUÍ NO SIL
Desde terça-feira (25), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia incluiu o município de Tatuí no Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). O SIL agiliza o tempo de expedição de alvarás e integra os processos de licenciamento dos órgãos estaduais (Centro de Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e Corpo de Bombeiros) e das Prefeituras. O SIL é gerenciado pela Coordenação de Empreendedorismo e Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Com o sistema, o tempo médio de licenciamento de empresas de baixo risco é de dois dias. O interessado pode obter o novo Certificado de Licenciamento Integrado de forma desburocratizada e pela Internet.

BOM INVESTIMENTO NA MEDUSP
A Urologia do Hospital das Clínicas da FMUSP recebeu duas salas cirúrgicas inteligentes, consideradas as mais avançadas na rede pública de saúde do Brasil, e uma nova unidade humanizada de internação hospitalar. Os investimentos, de R$ 8 milhões, irão permitir ampliar em 40% o número de cirurgias urológicas, que passarão de 400 para 560 por mês, para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). O novo setor irá se chamar Ala Assistencial “Aloysio Faria”, em homenagem ao doador dos recursos para a obra. Meu filho Renan Fernandes, aluno do quarto ano da MedUSP, será um dos beneficiados por mais este grande investimento na universidade pública paulista.

UM POUCO DE POLÍTICA
Alguns pré-candidatos a prefeito de Tatuí se reunem com suas familiares para revelar a intenção de disputar as eleições em outubro de 2012. Segundo consta, o vereador Manú teria até indicado seu substituto para ocupar sua vaga na Câmara Municipal. Caso ele viabilize sua candidatura pelo PMDB, Marcos Quadra seria seu indicado para uma vaga no Poder Legislativo. Nos bastidores ainda falam nos nomes do advogado José Rubens do Amaral Lincoln (PT), Ademir Borssato (PSD), José Tarcísio Ribeiro (PSDB) e Adenir Cruz.

ASSESSORES SE IRRITAM
Alguns assessores parlamentares da Câmara Municipal de Tatuí se irritaram e ficaram com o nervo à flor da pele, com a sugestão apresentada pelo Jornal Integração, na edição de 23 de outubro, para reduzir as vagas destes “vice-vereadores” na próxima legislatura. A pergunta foi feita pelo vereador José Tarcísio Ribeiro (PSDB) e o editor deste jornal utilizou de uma prerrogativa constitucional – a livre expressão - para externar sua opinião a respeito do assunto.

ESTATÍSTICA HISTÓRICA
No entanto, estes assessores parlamentares se esquecem de consultar a estatística e verificar que, historicamente, a Câmara Municipal de Tatuí somente consegue reeleger apenas 30% de seu quadro. Se hoje existem 11 assessores parlamentares, ocupando cargos em comissão, com a mudança no quadro político, em 2013 somente três tem possibilidade de permanecer no Poder Legislativo. Se a estatística não falhar, oito podem começar a pensar em uma nova ocupação.

NOTA INTERNACIONAL
Na quinta-feira (20), o Parque Residencial Colina das Estrelas recebeu um amistoso internacional entre os times veteranos do Realmatismo e Real La Plata. Neste ano, a confraternização entre brasileiros e argentinos completa vinte anos. Este evento esportivo acontece anualmente, revezando suas realizações entre Brasil e Argentina. A delegação argentina foi recebida com queima de fogos e apresentação do “Cordão dos Bichos”, tudo sob a coordenação do promotor de Justiça, José Reynaldo de Almeida. O pontapé inicial foi dado pelo dentista José Erasmo Peixoto e Altino Fortuna, idealizadores deste encontro.

SEM QUERER CRIAR CELEUMA
Sempre respeitei os argentinos. Eu e minha mulher Aideé, adoramos a culinária portenha, principalmente as famosas empanadas, feitas pelas irmãs Anita e Madalena Sposito, residentes em Buenos Aires. Disfarço e finjo que acredito nos jornalistas argentinos quando falam que Maradona é melhor que o Pelé. Obviamente, sem querer criar nenhum problema internacional entre estes dois países irmãos, publico, abaixo, uma piada enviada, esta semana, por Paulo Fernandes Pires Filho, o Paulinho, a este blog:

URGENTE !!! ARGENTINA DECLARA GUERRA À CHINA!


Após uma consulta popular “hecha em la Plaza de Mayo”, a Argentina enviou uma mensagem à República Popular da China:


"Hombres: les declaramos la guerra; tenemos 105 tanques, 47 aviones sanos, 4 barcos que navegan y 5.221 soldados".


O Estado chinês respondeu-lhes:

"Aceitamos a declaração, temos 38.000 tanques, 16.000 aviões, 790 navios e 300 milhões de soldados."


Ao que respondem os argentinos:

‘’Retiramos la declaración de guerra. No tenemos como alojar tantos prisioneros’’.





terça-feira, 25 de outubro de 2011

PREFEITOS DA REGIÃO NA CHINA


Na segunda-feira (24), o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, de Tatuí, e Ramiro de Campos, de Cesário Lange, foram recebidos na Embaixada do Brasil, em Beijing, na China. A audiência foi com a ministra conselheira Tatiana Rosito e com o Embaixador Clodoaldo Hugueney. A Prefeitura de Tatuí informa que na reunião, com a presença de três diplomatas responsáveis pelas áreas de Desenvolvimento, Economia e Cultura, foram tratados assuntos diversos, entre eles a estrutura das relações de negócios Brasil e China, os principais focos de investimento, a relação dos investimentos incentivados, os restritos e os proibidos pelo governo chinês e a situação atual desses investimentos.

RELAÇÕES COMERCIAL BRASIL/CHINA

Segundo a ministra conselheira Tatiana, em 2010 os investimentos da China no Brasil aumentaram significativamente em relação aos anos anteriores, sendo o país asiático o oitavo maior investidor no Brasil, em estoque. Segundo a conselheira, ele vem logo atrás do Japão, considerando ainda que o Brasil passou a ser o maior exportador de carne bovina para a China. Foram abordados, ainda, assuntos relevantes para as relações comerciais Brasil/China, como o aumento da carga tributária e as medidas anti-dumping que produzem reflexos significativos em tais negócios. Por fim, os diplomatas explicaram sobre as perspectivas dos investimentos para os próximos anos e ressaltaram a importância dos municípios brasileiros estabelecerem plataformas de diálogo junto a Embaixada do Brasil na China. Segundo os diplomatas, esta medida facilita a transposição dos obstáculos ainda existentes e cita as diferenças culturais, o idioma e a distância entre os países.


EM SHANGAI

Na terça-feira (25), a comitiva deveria ir a Shanghai para realizar visitas às indústrias. Em seguida, a missão estará em Xishan, Distrito de Wxi onde será assinado o protocolo de cidades-irmãs, Tatuí e Xishan, com o objetivo de estabelecer um intercâmbio de experiências relacionadas ao desenvolvimento industrial, econômico, urbano e social, colaboração recíproca e melhores oportunidades de negócios. A experiência de cidades irmãs também deverá ser adotada por Cesário Lange. Xishan localiza-se a 80 quilômetros de Shanghai, considerado o maior centro comercial e financeiro da China. Sua população é estimada em 410 mil habitantes. As autoridades chinesas pretendem retribuir a visita em 2012, vindo a Tatuí e Cesário Lange.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FALECE O EX-PREFEITO PAULO RIBEIRO




Nesta sexta-feira (21), faleceu em Tatuí, aos 93 anos, o professor Paulo Assumpção Ribeiro. Seu sepultamento acaba de ocorrer no final desta tarde, no Cemitério Cristo Rei, na Avenida das Mangueiras. Seu caixão foi levado por uma guarda de honra da Guarda Civil Municipal. Paulinho Ribeiro foi prefeito de Tatuí duas vezes. Ocupou a Prefeitura por dois mandatos, de 1964 a 1968 e de 1972 a 1976. Neste período vigorava no País o regime de exceção e os militares estavam no comando da Nação.







ELEITO PELA ARENA

Na época em que Paulo Ribeiro foi o titular da Prefeitura de Tatuí, existiam apenas dois partidos políticos. A Aliança Renovadora Nacional (Arena) dava sustentação ao regime militar e o MDB, conhecido como "Manda Brasa", era o partido de oposição. Era uma espécie de simulação política com a finalidade de dar a impressão de que o povo tinha direito de escolher seus governantes. A Arena dominava a política de Tatuí . Todos os cargos de confiança, tanto do Governo do Estado, quanto do Federal, estavam sob seu comando. Na verdade, o partido governista mandava em tudo na cidade. Desde cargos políticos, até nomeações para os melhores postos governamentais. No final da década de 60, o advogado José Rubens do Amaral Lincoln, ao lado de Franco Montoro, ícone da oposição no Brasil, faz surgir os primeiros simpatizantes do MDB na cidade. Em 1972, a nível estadual, começa um arremedo de oposição e surge no cenário político local o jovem Marcelo Ferreira. Com sua atuação política, o MDB começa a tomar corpo na cidade. E aí surge a primeira candidatura da oposição em Tatuí, em pleno regime militar. Em 1974, ele não obtém sucesso em sua candidatura a deputado estadual, sedo derrotado nas urnas.Em 1976, Marcelo engrossa a oposição e se lança candidato à prefeito. Numa coligação oposicionista, em que havia a soma dos votos de legenda, o MDB concorre com três candidatos: José Rubens do Amaral Lincoln, Marcelo Ferreira e Olívio Junqueira. Este último muda o rumo da política de Tatuí, derrota a Arena, embora seja menos votado que Milton Stape, candidato governista. O MDB de Tatuí emplaca um governo de oposição ao governo militar na Prefeitura de Tatuí. Pela Arena, são candidatos Milton Stape e Guido Rubens Orsi. Na convenção municipal, um desentendimento político excluiu um terceiro concorrente pela coligação. Desfalcada de um terceiro candidato, a Arena faz o candidato mais votado, mas perde sua hegemonia para a soma dos votos de legenda para o MDB.



UM DOS ÚLTIMOS ARENISTAS
Atualmente, o professor Paulo Ribeiro era um dos últimos arenistas convictos na cidade. Nesta sexta-feira, muitos de seus fiéis partidários estavam presentes em seu funeral. No entanto, pelo respeito que todos tinham pelos seus claros posicionamentos políticos, não faltou, também, a presença de políticos da antiga oposição municipal. Durante suas duas administrações, o município de Tatuí experimentou um grande desenvolvimento. Indústrias de porte se instalaram na cidade e até hoje proporcionam milhares de empregos aos tatuianos. Lopesco, Rontan, Alpargatas (hoje Tavex), e a própria pista da Ford se consolidou em sua administração municipal. O Jornal Integração nasce em 24 de dezembro de 1975, um ano antes de Paulo Ribeiro deixar o Poder Executivo.


PRIMEIRA EDIÇÃO, PRIMEIRA ENTREVISTA
Dia 24 de dezembro de 1975, na página 7 do tablóide "Jornal Integração", Paulo Ribeiro, em seu gabinete, na Rua 15 de Novembro, concede a primeira entrevista ao novo jornal que surgia em Tatuí. O ano de 1976 era eleitoral. Paulinho fala sobre seus planos para o município, em entrevista exclusiva ao jornalista José Reiner Fernandes. Neste depoimento, o prefeito esclarece sobre sua preocupação com os "boias-frias" (trabalhadores volantes), que somavam 8 mil pessoas de uma população de 42 mil habitantes. E com um agravante. Os filhos destes trabalhadores abandonavam a escola para trabalhar na agricultura, na época das colheitas. Nesta entrevista, ele conta com orgulho que Tatuí "era a quarta cidade do estado em termos de saneamento básico".



SEMANA INGLESA, OUTRA PREOCUPAÇÃO
Outra grande preocupação do então prefeito era um projeto de lei que tramitava na Câmara. Os vereadores pretendiam instituir a Semana Inglesa em Tatuí. Na entrevista, Paulinho se coloca frontamente contra esta ideia e afirma que "o pessoal dos sítios faz suas compras geralmente aos sábados, sendo este dia de grande movimento de vendas". No entanto, não adiantaram os apelos do prefeito. No final de 1976, antes do término de seu mandato, logo após a eleição de Olívio Junqueira para sucedê-lo, a Câmara Municipal aprova a lei da "Semana Inglesa" e impede o comércio de funcionar aos sábados à tarde em Tatuí.


ANO DOS JOGOS REGIONAIS

O prefeito Paulo Ribeiro também se preocupava com a parte esportiva do município. Ele criou mecanismo de desenvolvimento do esporte e este levou Tatuí a sediar os VII Jogos Regionais, em 1976. Todo o complexo esportivo "Major Magalhães Padilha", composto por pista de atletismo e uma piscina de competição, surge em seu governo. A Secretaria Estadual de Esportes realizou grandes investimentos neste complexo esportivo, na Rua Professor Oracy Gomes, ao lado do Colégio Objetivo. Até hoje, embora abandonada, é a única pista de atletismo oficial da região. Os Jogos Regionais trouxeram para a cidade milhares de atletas. Para abrigar todos em escolas estaduais, a Prefeitura adquiriu 2 mil colchões para os participantes.

ANO DO SESQUICENTÁRIO


Outra data que marca a administração Paulo Ribeiro foi o Sesquicentenário de Tatuí. Dia 11 de agosto de 1976, o município de Tatuí completou 150 anos de emancipação política. Neste dia caiu um chuva torrencial na cidade. Mesmo assim, houve um desfile militar para comemorar a data. Neste dia, dentre os presentes em Tatuí, estava o jovem deputado José Felício Castelano, o Gijo Castelano. Nesta sexta-feira, este ex-parlamentar estava presente no velório de Paulo Ribeiro. E, graças a ele, a cidade hoje possui todo o complexo esportivo do Cat Sesi "Wilson Sampaio".


UM NOME NA HISTÓRIA
O professor e prefeito Paulo Ribeiro tem seu nome gravado na história de Tatuí. Suas obras e realizações são visíveis nos quatro cantos da cidade. A majestosa Concha Acústica, que tem por finalidade abrigar grandes espetáculos e dar lazer à população, ocupa a Praça Cesário Mota. O centro esportivo está à espera de um prefeito que dê o destino que o então prefeito Paulo Ribeiro sempre sonhou. Paulinho morre, mas deixa um legado político. Talvez, para concretizar mais um sonho escondido, que ele não conseguiu realizar, seu neto, o advogado Luís Paulo Ribeiro da Silva, secretário da Fazenda de Tatuí, trilhe os mesmos passos do avô. Pelo que se observa, ele tem toda as características necessárias para ser herdeiro deste veio político. Para finalizar, plagiando os famosos discursos de Paulo Ribeiro, detentor de uma oratória invejável: "Seo Paulinho, finalmente você chega no inverno de sua vida. Descanse em paz".

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

STF, CF 88 E TATUÍ












23 ANOS DE PROMULGAÇÃO
Na quinta-feira (5), durante a sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, os ministros Cezar Peluso e Celso de Mello registraram os 23 anos da promulgação da Constituição Federal. O ministro tatuiano está na Suprema Corte desde que entrou em vigor a nova Carta Magna Brasileira. Durante todos estes anos, ele participou ativamente das decisões envolvendo princípios constitucionais. Seus votos são precisos e Celso de Mello é considerado um ministro extremamente técnico e liberal. O livro “A Constituição e o Supremo” dá uma ideia do trabalho desenvolvido por este tatuiano, em prol do Direito e das garantias individuais.

PALAVRAS DE CELSO NO STF
“Comemoramos hoje 23 anos da promulgação da Constituição que restabeleceu a democracia no Brasil e traçou as linhas de um estado democrático de direito a que esta Corte, com suas decisões e com a sua independência, tem ajudado a garantir, não raro contrariando a opinião pública, mas sempre em defesa dos interesses da própria sociedade”, afirmou. Em seguida, o ministro Celso de Mello usou da palavra para sugerir a celebração anual da data e lembrar que, no dia 5 de outubro de 1988, terminaram os “tempos sombrios” que tanto afligiram a Nação brasileira É uma Constituição que deve ser celebrada, como na verdade vem sendo celebrada diariamente nesta Corte pela atuação dos seus órgãos – Plenário e Turmas – em decisões que, a cada momento, interpretam o alto sentido de que se revestem as cláusulas constitucionais. Em 5 de outubro de 1988 dissiparam-se os tempos sombrios que tanto afligiram a Nação brasileira. Hoje vivemos sob a égide de um estado impregnado de perfil claramente democrático e a responsabilidade institucional do STF é imensa na preservação da continuidade da ordem democrática e na subsistência do ordenamento fundado na lei fundamental da República”, afirmou o decano.

UM FATO INTRIGANTE
Circula na internet um fato bastante intrigante. Alguns acham que é mistério, outros pura matemática. Este ano existem quatro datas incomuns: 1/1/11, 1/11/11, 11/1/11 e 11/11/11. Uma pessoa bastante observadora descobriu que se todos pegarem os últimos dois dígitos do ano em que nasceram e somar com a idade completada este ano, para todos, sem exceção, irá dar a soma 111. Experimente. É fácil. Para alguém que nasceu em 1946, se somar com os 65 anos completados em 2011 a soma será 111. E em tom desafiador, o internauta pergunta: “Alguém explica o que é isso?”.

PRIMEIRA MÃO
O tatuiano José Norbal de Moraes Marques foi nomeado assessor parlamentar da Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele atuará no gabinete do deputado Arlindo Chinaglia (PT). Segundo consta, seu trabalho político será na região de Tatuí. É o Diretório Municipal do PT de Tatuí emplacando um membro na alta esfera do Poder Legislativo. Boa sorte.


BOA NOTÍCIA PARA O ESCOTISMO
Nesta quinta-feira (6), o governador Geraldo Alckmin assina decreto que isenta do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) mercadorias utilizadas para a prática do escotismo. O benefício é exclusivo para o fornecimento de materiais promovido pela União dos Escoteiros do Brasil com destino a seus associados. O benefício vale para mercadorias cujo valor unitário seja inferior a 12 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), equivalentes a R$ 209,40, e que não estejam sujeitas ao regime da substituição tributária.

RODADA DE NEGÓCIOS
Tatuí sedia nesta quinta-feira (6), no ginásio do Sesi "Wilson Sampaio", das 13 às 18h, a segunda Rodada de Negócios Industrial e Agrícola do Sudeste Paulista. O evento é uma realização do Ciesp-Sorocaba (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em parceria com as prefeituras de Tatuí, Itapetininga e Itapeva.

MAIS APOIO ÀS MICROSO
Senado aprovou na noite de quarta-feira (5) – Dia da Micro e Pequena Empresa - o Projeto de Lei da Câmara 77/11, que amplia em 50% as faixas de faturamento e o teto da receita bruta anual das empresas do sistema. Foram 55 votos a favor, e nenhum contra. O teto da microempresa passa de R$ 240 mil para R$ 360 mil e o da pequena sobe de R$ 2,4 milhões para R$3,6 milhões. O Empreendedor Individual, categoria criada em julho de 2009, terá o teto ampliado de R$ 36 mil para R$ 60 mil.

CORREIOS E ENEMA
direção dos Correios informam que seus funcionários fazem uma operação especial dedicada ao ENEM. Em função disso, não haverá problemas na distribuição dos cartões de confirmação (que começaram a ser entregues na semana passada no interior dos estados e nesta semana nas capitais), nem tampouco das provas (que são distribuídas no dia da aplicação do exame). A ECT realiza a distribuição de cartões e provas do ENEM desde 2009, com absoluto sucesso. A excelente qualidade da operação levou os Correios a serem indicados como finalistas do World Mail Awards 2010 — o “Oscar” do serviço postal mundial.

CANOAGEM
A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza neste domingo (9), das 9 às 17h, no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, a etapa final do “Campeonato Paulista de Canoagem Slalom em Água Parada” e a “Festa da Primavera”. Durante o dia, de hora em hora, a Prefeitura disponibiliza transporte para a população, no Mercado Municipal, com destino ao Parque Municipal Ecológico Maria Tuca.

DO PROFESSOR COELHO
Dia 12 de outubro, 17 horas, no Setor de Artes Cênicas, o Conservatório promove um encontro com Moisés Miastkwosky, criador do movimento teatral na escola de música, quando era diretor o professor José Coelho de Almeida. Esta iniciativa deu início ao curso de Artes Cênicas, que completa 35 anos de atividades em 2011, no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos. Para comemorar a data, o 24º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp) contará com dois eventos especiais: uma exposição de fotos e o encontro com o Miastkwosky.

PREOCUPADO COM A CRIMINALIDADE
O vereador Francisco Antonio de Souza Fernandes, o Quincas, está preocupado com o aumento da criminalidade e a insegurança em Tatuí. Na sessão legislativa do dia 27, Quincas pediu à Mesa da Casa de Leis para agendar uma reunião com os comandantes dos organismos policiais, para que estes debatam, junto aos vereadores, os motivos do policiamento deficitário no município e as possíveis soluções. O parlamentar tucano justifica seu pedido, afirmando que, infelizmente, vem recebendo diversas reclamações de cidadãos sobre a atuação pouco efetiva da polícia.

PRESO EM PONTA PORÃ
Na manhã de 3 de outubro, um indivíduo de 44 anos, foi preso na cidade de Ponta Porã. Ele era passageiro de um veículo Renault/Logan de Campo Grande e pretendia seguir destino até a cidade de Amambai. Segundo a polícia, foi constatada a existência de um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça da comarca de Tatuí. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil de Ponta Porã.

NA MIRA DE EX-QUERCISTAS
O jornal O Estado de S. Paulo de domingo (2), em matéria do jornalista José Maria Tomazella, mostra que o PSD de Kassab está na mira de ex-quercistas. Segundo o jornal, o prefeito de Itu, Herculano Passos Júnior, eleito pelo PV e adepto do PSD desde o lançamento, disse que o partido preparou com antecipação a lista de filiações. "Agora é só confirmar." Ele coordena o partido na região com sua mulher, a deputada estadual Rita Passos, e recebeu no sábado pré-candidatos a prefeito de cidades do entorno de Sorocaba.

BORSSATO NA LISTA
Ex-prefeitos como Erval Steiner, de Porto Feliz, Ademir Borsatto, de Tatuí, e Marcos Andrade, de Iperó, já asseguraram a filiação à legenda para voltar à disputa pelas prefeituras. Em Sorocaba, o PSD deve concorrer com o atual vereador Hélio Godoy, que deixou o PTB. "Teremos candidaturas em todas as cidades da região", prometeu Passos Jr.