segunda-feira, 30 de março de 2009

DE VOLTA AO TRABALHO

Após o recesso
Depois de conhecer cidades como Quebec, Toronto, Otawa, as famosas cataratas do Niagara, Boston, com breve visita à Universidade de Harvard, Washington e a Filadelfia, local onde foi assinada a independência dos EUA, estamos de volta ao nosso trabalho nesta maravilhosa cidade de Tatuí. Embora não tenha os requisitos de uma cidade de Primeiro Mundo, em meu conceito é que a Cidade Ternura é a melhor do Mundo.

Primeira mão
Em decisão prolatada na sexta-feira (27), a juíza Vilma Tomaz Lourenço Ferreira Zanini, da Primeira Vara Cível da Comarca de Tatuí, determinou a interdição provisória da cadeia pública de Capela do Alto. A magistrada determina também a transferência de todas as detentas ali recolhidas para estabelecimentos adequados para cumprimento de suas penas. A ação foi proposta pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, com pedido de liminar. A juíza acatou o pedido de concessão de tutela antecipada e determinou um prazo de 180 dias, prorrogáveis por igual período, para que o Estado de São Paulo realize as obras necessárias com a cadeia interditada.

Visita à Guardian
Nesta segunda-feira, no período da tarde, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo visitou as novas instalações da Guardian, indústria de vidros que deverá entrar em atividade dentro de alguns dias no município de Tatuí. Os investimentos são de R$ 260 milhões e a empresa deverá gerar 300 novos empregos em Tatuí.

Pedido de revogação
Na última semana, em audiência com o governador José Serra, com participação de prefeitos do Partido Verde, o prefeito Marcelo Soares da Silva (PV) cobrou a revogação do ato em que o Governo do Estado decretou a instalação de duas penitenciárias masculinas no município de Capela do Alto. O chefe do executivo capelense argumenta que a instalação destas duas unidades prisionais masculinas – com capacidade para atender 1.500 presos, representa um retrocesso para o desenvolvimento do município. Marcelo Soares entende que “estatisticamente está comprovado que as unidades prisionais prejudicam a qualidade de vida dos munícipes, na medida em que se verifica um aumento na demanda de serviços públicos nas áreas de saúde, educação e assistência social, com a chegada de familiares dos detentos”, avalia ele.

Poluição do Rio Sarapuí
O prefeito capelense lembrou ainda ao governador Serra que a instalação será efetuada numa área vizinha ao Distrito do Porto e próxima ao Rui Sarapuí, manancial que abastece diversas cidades da região. “Por estas e outras razões, somos veementemente contrários a instalação das unidades prisionais em nosso município. É justamente isso que queremos argumentar com o senhor governador”, ponderou o prefeito ao governador. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Capela do Alto, Serra disse que solicitará ao Secretário-Chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes, com maior brevidade, uma audiência com o prefeito Marcelo Soares.

Nenhum comentário: