sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MINISTRO PASSA POR CIRURGIA

EM BRASÍLIA
O ministro Celso de Mello, do STF, encontra-se em sua residência depois de passar por uma cirurgia, nesta sexta-feira (13), em Brasília. Há poucos instantes, o editor deste blog falou com o ministro. Ele informa que está bem, apesar do desconforto causado por uma cirurgia no olho. Depois de se submeter a uma correção no olho esquerdo, daqui a oito dias o ministro deverá operar o olho direito. O adiamento em tratar uma catarata resultou na aparição de uma mancha, impedindo o ministro de ler, uma rotina em seu trabalho. O decano do Supremo Tribunal Federal, por recomendação médica, ficará afastado até o final de agosto. Em mais de 40 anos de atividades no funcionalismo público, esta é a segunda vez que ele sai de licença médica. A primeira foi em fevereiro deste ano, em decorrência de uma pneumonia.

STF COM OITO MINISTROS
Com a licença do ministro Celso de Mello, O Supremo Tribunal Federal atua com oito ministros. Este é o quorum mínimo para votação de questões constitucionais. O ministro Joaquim Barbosa encontra-se em licença médica para tratamento da coluna. Eros Grau aposentou-se compulsoriamente e ainda não tem substituto. Especula-se que seu sucessor será indicado apenas depois das eleições presidenciais.

MAIS UMA DECISÃO PELA LIBERDADE
Nesta semana, o ministro Celso de Mello prolatou mais uma decisão pela liberdade de imprensa no Brasil. Para o decano da mais alta corte de Justiça, a crítica jornalística é prerrogativa do profissional de imprensa, que pode exercê-la com base na Constituição Federal. Com este fundamento, o ministro Celso de Mello acatou Recurso Extraordinário, em favor do jornalista Claúdio Humberto. O jornalista foi condenado por uma reportagem e o autor da ação foi o desembargador Francisco de Oliveira Filho. O decano do STF deixa claro que, quando o objeto da reportagem for uma figura pública, governamental ou não, ainda que a notícia contenha observações de caráter irônico ou mordaz e incluir severas críticas, a liberdade qualifica-se como verdadeira excludente anímica, apta a afastar o intuito doloso de ofender.

FORA DO PALANQUE
Diz um velho ditado: gato escaldado tem medo de água fria. Dia 11 de agosto, durante o desfile cívico pelo aniversário de Tatuí, alguns políticos, candidatos à próxima eleição, não quiseram subir no palanque oficial, na Praça da Matriz. Em caso de dúvida, se a lei eleitoral permite ou não, é preferivel não arrumar confusão com a Justiça Eleitoral.

RECORDE DE CAVALOS
O secretário Jorge Rizek, da pasta da Cultura e Turismo, evidencia o número recorde de cavalos participando do desfile do dia 11 de agosto, data máxima do município de Tatuí. A cidade é conhecida pelo tropeirismo e possui um grande número de haras. O desfile mostrou a pujança da criação dos equinos e seus belos exemplares.

NOVO SECRETÁRIO DA AGRICULTURA
O engenheiro Célio Valdrighi é o novo titular da Secretaria Municipal da Agricultura. A posse foi na segunda-feira passada, com a presença do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. O novo secretário possui condições técnicas para desenvolver um grande trabalho pela agricultura do município. Como agrônomo, conhece todos os problemas da agricultura e os anseios dos agricultores. Ele substitui Zacharias Nunes Rolim, falecido há alguns meses.

VACINAÇÃO EM TATUÍ
Neste sábado (14), cerca de 7.700 crianças devem ser vacinadas contra paralisia infantil em Tatuí. A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave, podendo ser combatida apenas com a vacina Sabin.

ATLETAS OLÍMPICOS NA CIDADE
Na quarta-feira (11), os atletas Montanaro e Serginho Escadinha, campeões olímpicos de vôlei, estiveram no Cat-Sesi, em Tatuí. Eles ministraram palestras para alunos do Projeto Atleta do Futuro, desenvolvido pelo Sesi.

Nenhum comentário: