segunda-feira, 8 de outubro de 2012

MANU GANHA COM MINORIA NA CÂMARA

MANÚ É O NOVO PREFEITO
Neste domingo (7), o candidato José Manoel Correa Coelho (Manú) sagrou-se vencedor da eleição municipal de Tatuí e se elegeu com 25752 votos, pela legenda do PMDB. Manú enfrentou a máquina política do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e superou o candidato da situação em 966 votos. Luiz Paulo Ribeiro da Silva, o candidato dos tucanos, recebeu a expressiva votação de 24786 sufrágios nas 231 urnas que compõe o colégio eleitoral de Tatuí. Manú,  representante da união de forças do PMDB e PT, nos últimos dias de campanha, recebeu o apoio direto e ostensivo do vereador José Tarcísio Ribeiro, que deixou o PSDB há alguns dias. No último dia de comício, na quinta-feira (5), o Tarcísio da São Jorge, como é conhecido, foi apresentado como o ocupante do cargo de secretário da Fazenda na administração Manú. O comentário dos bastidores é que o engajamento de Tarcisio na campanha da oposição foi decisivo para uma virada na eleição, que estava praticamente ganha por Luiz Paulo Ribeiro.

MANÚ GOVERNA COM MINORIA
O número de vereadores eleitos para compor a nova Câmara Municipal de Tatuí, que assume a partir do dia 1 de janeiro de 2013, mostra que a atual situação conseguiu eleger 11 vereadores e o grupo de Manú ficará com seis cadeiras no Poder Legislativo. Ao todo serão 11 partidos políticos representados no legislativo tatuiano. A maioria, com quatro vereadores, será a bancada do PSDB. O PT conseguiu eleger 3 vereadores, o PSB 2 e, com 1 representante ficam o PP, PTB, PPS, PMDB, PRB, PMN, PDT e PPL.

JÚLIO VENCE BORSSATO?
Os candidatos Júlio Vila Nova (PV) e Ademir Borssato (PSD) disputam, respectivamente, o terceiro e o quarto lugar. A votação de Vila Nova foi 4048 votos e Borssato aparece com zero voto no mapa eleitoral de Tatuí. Seus votos aparecem contabilizados com os nulos (8480) pelo fato de o candidato estar com a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). No entanto, pela análise do resultado de 13 urnas, instaladas na Escola Barão de Suruí, tudo leva a crer que Borssato tenha sido o quarto colocado na eleição tatuiana. Em 13 urnas do Barão, Júlio Vila Nova contabilizou 361 votos e Borssato apenas 324.

NÃO É OFICIAL
Nota do redator: O advogado José Carlos Rocha Paes afirma a esta coluna que, no cômputo geral das urnas, o ex-prefeito Ademir Borssato obteve 4.808 votos. Pelo site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação de Borssato é ZERO e os voto sufragados em seu nome, até o momento, são considerados NULOS. O advogado Rocha Paes afirma que "vai brigar na Justiça até o fim para que os votos de Borssato sejam validados pela Justiça Eleitoral". 

APENAS TRÊS REELEITOS
Dos 11 vereadores que compõem a atual Câmara Municipal de Tatuí, apenas três conseguiram a reeleição. Fábio Menezes, Wlademir Saporito e Job dos Passos Miguel voltam o ocupar suas cadeiras no legislativo. Este número fica na média histórica de 30% de reeleição de vereadores. No entanto, a exceção fica para a atual legislatura. Os vereadores Manú e Vicentão, a partir de janeiro, mudam de endereço e ocupam o "Palácio das Mangueiras", do outro lado da Praça Olívio Junqueira (chafariz).

O CAMPEÃO DOS VOTOS
O eleito Antonio Marcos de Abreu, o Marquinho da Santa Casa, se revela nesta eleição e consegue 2385 votos, conseguindo a melhor votação. A segunda colocação foi do radialista Alexandre Bossolan com 1780 e em terceiro Fábio Menezes com 1540 votos. Outros eleitos foram Márcio do Santa Rita (1263), Dr. Saporito (1230), Júnior Vaz (949), Ronaldo do Sindicato (1371), Dr, Avallone (1231), Eduardinho Amigo do Povo (1216), Rosana do Supermercado (1186), Dione Batista (983), Valdeci Proença (949), Toninho Pangaré (949), Job dos Passos Miguel (946), José Franson (935), Oswaldo Laranjeira Filho (878) e André Norbal (873). O candidatos Jorge Sidnei (920), Auro de Jesus (984) e Oséias Rosa (881), apesar de ter votação acima dos dois últimos vereadores eleitos, não conseguiram vagas, em razão do quociente eleitoral. Dona Maria do Geninho ficou com a primeira suplência do PSDB.

Nenhum comentário: