sábado, 9 de março de 2013


GM TATUIANA É A SEGUNDA EM BELEZA
Renata Rosa Rodrigues (foto) foi escolhida a segunda guarda civil municipal mais bonita do Brasil. O concurso foi realizado por uma agência de modelos de Curitiba (PR) e o objetivo é chamar a atenção para o trabalho desenvolvido por estas mulheres, que protegem a comunidade, combatem a criminalidade e zelam pelo patrimônio público. Segundo Inez Basso, organizadora do evento, cerca de 700 guardas municipais participaram do concurso. O contingente que atua na Guarda Municipal Tatuí é composto por 10 mulheres.


REAJUSTE DE MÉDICOS
A Câmara Municipal de Tatuí aprovou projeto de lei alterando o valor por hora do plantão médico no pronto socorro municipal. A tabela passa para R$ 80,00 nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, e R$ 85,00 aos sábados, domingos e feriados. A sessão desta terça-feira (5) foi presidida pelo vereador José Eduardo Morais Perbelini (PRB), em razão de afastamento do vereador Oswaldo Laranjeira Filho (PT), por problemas de saúde.

MONUMENTO ABANDONADO
A vereadora Rosana Nochele Pontes (PMN) indicou ao prefeito José Manoel Correa Coelho (Manu) a necessidade de reforma no Monumento aos Pracinhas, em frente a Escola João Florêncio, na Praça Paulo Setúbal. O local está abandonado há anos e o total desrespeito à memória dos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial ocorreu no ano passado. A Prefeitura autorizou o estacionamento de um caminhão de cursos, em cima da calçada, em frente ao monumento. O ministro Celso de Mello, ao passar pelo local, quando de férias em Tatuí, ao presenciar esta cena,  fez uma observação contundente sobre este infeliz episódio.

PREOCUPADO COM DEPENDENTES
O vereador Dione Batista (PDT) pede à municipalidade para instalar urgente  uma clínica especializada em dependentes de drogas em Tatuí. Na sessão anterior, outro vereador a debater sobre este assunto foi Márcio Antonio de Camargo (PSDB). Ele reportou-se sobre a posse do Conselho Municipal Anti-Drogas de Tatuí e sugeriu que a comunidade se engaje na busca de soluções para este grave problema que afeta parte da população, principalmente a juventude.

PREOCUPAÇÃO SÃO OS  BURACOS
O vereador Antonio Carlos Prestes (PSB) está preocupado com os buracos e indica a necessidade de refazer todo o asfaltamento nas ruas do Conjunto Habitacional "Engenheiro Orlando Lisboa de Almeida" (CDHU). Pangaré pede também a limpeza da "Praça do Nagai", na Vila Dr. Laurindo. Na última semana, um leitor do Jornal Integração queixou-se do estado de abandono que se encontra o local e disse que o mato no local chega a atingir a altura do peito de uma pessoa mediana.

FALTA DE PLACAS DE RUAS
O vereador Alexandre Bossolan (DEM) indica ao prefeito municipal a necessidade de instalar de telefones públicos em todas as praças e  placas indicativas com os nomes das ruas em todo o município. O vereador disse que o problema cria dificuldades  aos visitantes da cidade e aos carteiros, para entrega de correspondências. Este vereador está com toda razão. Há alguns dias fui fazer uma matéria sobre a queda de uma ponte na entrada do Bairro Colina Verde, foi difícil descobrir o nome da rua para situar o leitor. Imagine a dificuldade de entregadores de jornais para localizar os endereços de assinantes.

POLUIÇÃO SONORA
Tatuí hoje apresenta um problema que afeta os ouvidos de todos os brasileiros. A poluição sonora, principalmente em veículos com potentes caixas acústicas desfilando pelas ruas e que obrigam as pessoas a ouvirem o que não querem. Na última sessão, o vereador Wladmir Saporito (PSDB) requereu à municipalidade, a fiscalização dos veículos que utilizam equipamentos de som em alto volume, principalmente nos fins de semana nas imediações da Praça da Santa. O Jornal Integração já publicou matéria sobre o assunto e mais uma vez alerta que poluição sonora constitui-se em crime ambiental. É só querer agir. A lei já existe para tal finalidade.

PRAÇA SEM MANUTENÇÃO E FISCALIZAÇÃO
O vereador Carlos Rubens Avallone Júnior (PMDB) questiona a falta de manutenção no Parque "Ayrton Senna", na Vila Dr. Laurindo, uma incumbência da municipalidade e da empresa  que se comprometeu em realizar a manutenção deste logradouro público. Avallone lembra que "trata-se de equipamento público, inaugurado há pouco tempo, para proporcionar lazer, saúde e bem estar à população, No entanto, encontra-se em estado precário, conforme informações de munícipes e da verificação no local, feita por este vereador". O parlamentar anexou fotos ao requerimento e disse que existe mato alto, pista com desgaste da pintura e até um poste amarrado com pedaço de madeira.

FRENTE PARLAMENTAR AMBIENTAL
Na terça-feira passada,  vereadores de Sorocaba vieram anunciar a criação e instalação da "Frente Parlamentar Ambiental da Região de Sorocaba", para discutir questões relativas ao meio ambiente. O vereador Jessé Loures (PV) explica que este órgão será composto por membros das Câmaras Municipais de Sorocaba e região, com direito a dois parlamentares por cidade,  e por um corpo técnico, indicado por universidades e faculdades.
  
HEMODIÁLISE EM PAUTA
Élide Brassolotto Amorim, secretária do Conselho de Bairros de Tatuí (Cobat), ocupou a "Tribuna Livre" da Câmara Municipal, para reivindicar uma central de tratamento de hemodiálise na cidade. Ela  lembra que o Cobat conseguiu 4.200 assinaturas, solicitando a implantação desta unidade em Tatuí e o abaixo-assinado foi encaminhado para autoridades da área de saúde. A secretária do Cobat lembra  que vários pacientes de Tatuí realizam este doloroso e cansativo tratamento em outras cidades da região. Um estudante do sexto ano de Medicina da USP, entende que a implantação deste serviço na Santa Casa seria até lucrativo para a entidade, baseado em cálculos matemáticos. A tabela do SUS, para este tipo de procedimento, é compensador, além de poupar mais de 70  pessoas debilitadas por doenças renais a se desloquem para outros municípios da região, até mesmo para São Paulo, para receber o tratamento. Os políticos de Tatuí  esperam o quê para agir.

AGORA É POR ESCRITO
As operadoras de planos de saúde que negarem autorização aos seus beneficiários para a realização de procedimentos médicos deverão fazer a comunicação por escrito, sempre que o beneficiário solicitar. A informação da negativa deverá ser em linguagem clara, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique. A nova norma, foi publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União, reforça ainda que a cobertura não poderá ser negada em casos de urgência e emergência.

 SERVIÇO MILITAR DE BOITUVA

Na quarta-feira (27), a 23ª Delegacia Militar de Itu empossou o prefeito Edson Marcusso para presidir a Junta do Serviço Militar  de Boituva, durante o seu de mandato. O prefeito prestou Juramento à Bandeira Nacional, na presença do 2º tenente Gilsimar Antonio Pena, representando o Exército Brasileiro, vice-prefeito Juninho Barbosa, secretária da JSM  Maria Letícia Savassa Miranda e secretários Roberto Moretti (Finanças) e Antonio Firmino M. Alcoléa (Segurança Pública).

Nenhum comentário: