sexta-feira, 6 de agosto de 2010

TATUÍ COMEMORA 184 ANOS

TATUÍ 184 ANOS
Dia 11 de agosto, nossa cidade comemora 184 anos. A foto acima, do arquivo de Leonardo de Moraes, mostra o aspecto noturno da cidade de Tatuí, toda iluminada. E pensar, que há apenas cinquenta anos, o município contava com um sistema precário de eletricidade. Aliás, a luz foi motivo de muitas demandas e confusões políticas entre os grupos dominantes. Mas a cidade sobrevive, continua pujante e em pleno desenvolvimento. Tão cheia de novidades, que está até nos planos dos vereadores a transmissão das sessões de Câmara, ao vivo, pela "Web TV".

NOSSA ORIGEM
Tatuí – palavra de origem tupi-guarani, significa “Água do Rio do Tatu” – foi fundada em 11 de agosto de 1826. Um dos marcos da fundação é a Capela de São João do Benfica, na estrada do Distrito de Americana, onde se formou um pequeno povoado. Com ajuda dos frades carmelitas, de São João do Benfica, que desejavam ver a vila transposta para o território em que atualmente se encontra a cidade, Tatuí foi demarcada pela Câmara de Itapetininga. Sua conclusão foi em 11 de agosto de 1826, data que passou a ser adotada como de sua fundação. Elevada à vila em 13 de fevereiro de 1844, tornou-se cidade em 20 de julho de 1861 e Comarca de Tatuí no dia 7 de maio de 1877.

FILHOS ILUSTRES
Apesar do surto de desenvolvimento, Tatuí não perde a fama de “Cidade Ternura”. A cidade recebeu esse cognome nos saudosos programas de televisão de Maurício Loureiro Gama, na TV Tupi. O jornalista tatuiano inaugurou a TV no Brasil no dia 18 de setembro de 1950. Esta denominação ocorreu porque sua população é hospitaleira e recebe carinhosamente todos que aqui pretendem viver e se estabelecer. É também uma terra de filhos ilustres. Na atualidade, são seus diletos filhos, o ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF) e Vera Holtz, atriz da Globo, reconhecida pelo seu competente talento na arte da dramaturgia. No passado, o escritor Paulo Setúbal, com citações da cidade e habitantes em seus livros. Na música, Nacif Farah e Bimbo Azevedo atravessaram fronteiras. Enfim, Tatuí é uma cidade que não deixa de valorizar o simples e manter suas tradições e manifestações culturais, folclóricas e artísticas.

CENSO VAI REVELAR
Dia 1 de agosto, teve início o 12º Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No município de Tatuí, o Censo 2010 conta com 104 recenseadores. Estes visitarão os domicílios, devidamente uniformizados, coletando informações através de entrevista direta, com perguntas listadas sob a forma de questionário. Hoje, estima-se que o município tenha aproximadamente 110 habitantes.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Petição eletrônica é obrigatória. STF começou a disponibilizá-la em seu sistema de peticionamentos e não irá mais aceitar ações em papel. De acordo com o Tribunal, a medida deverá facilitar a vida de advogados, das partes interessadas e do próprio órgão. Scaner, PDF e outras palavras da computação deverão entrar na rotina dos advogados que atuam na última instância do Poder Judiciário.

COMPRAS NO EXTERIOR
Na edição deste fim de semana do Jornal Integração, o articulista Antônio José Martins da uma boa dica para quem vai viajar para o exterior. A nota publicada é a seguinte: "O viajante que comprar um telefone celular, um relógio de pulso ou uma máquina fotográfica não precisará mais declará-lo à Receita Federal ao retornar ao País. Esses objetos farão parte da cota de bens de uso pessoal, isentos de imposto. Atenção: os notebooks e filmadoras permanecem fora da lista. Devem ser declarados e entram no limite da cota já existente. Outras modificações: 1) Não será necessário documento da Receita para quem viajar ao exterior com notebooks, câmeras digitais, I-pod e I-pad. Basta a nota fiscal; 2) Bebidas e cigarros – será criado um limite fixo para a entrada. Hoje o fiscal avalia caso a caso; 3) Itens baratos – o viajante pode trazer até vinte bens de até US$10 e só dez podem ser idênticos".

MISSÕES REDENTORISTAS EM TATUÍ
De sábado (14) ao dia 29 de agosto, padres redentoristas das Santas Missões assumem as atividades nas paróquias de Tatuí. Neste período, os paroquianos do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição, Igreja de Santa Cruz e Igreja de São Judas Tadeu devem participar de celebrações religiosas diárias. Consta do extenso programa da terceira fase, missas, reuniões, palestras, bênçãos e outras atividades religiosas ministradas pelas Santas Missões. O diácono Luiz Carlos de Camargo, do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em entrevista ao Integração esclarece muitos pontos sobre este fato religioso que ocorrerá em Tatuí.

VAGAS EM TATUÍ
No domingo (1º), tiveram início as inscrições para o “Mais Energia”, programa de estágio da Elektro. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever no site www.elektro.com.br até o dia 26 de setembro. Em Tatuí, a empresa oferece vagas para engenharia elétrica. Também existem vagas disponíveis nos municípios de Atibaia, Campinas, Guarujá, Limeira, Rio Claro e Votuporanga.

MEDALHAS NOS REGIONAIS
Tatuí encerrou a participação nos “54ºs Jogos Regionais”, de 21 a 31 de julho, em Itu, com 19 medalhas, sendo dez de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. A cidade conquistou 107 pontos e ocupa a 7ª colocação na classificação geral, entre os municípios que competiram na 2ª divisão dos jogos. A última medalha veio no basquete masculino, onde a seleção de Tatuí, comandada pelo técnico Miguel Lopes, venceu Votorantim na decisão do torneio pelo placar de 38x34, e ficou com o ouro.

NO CIRCUITO PAULISTA DE SKATE
Dia 16 de julho, dois diretores da Federação Paulista de Skate visitaram o secretário municipal Jorge Rizek, da pasta de Esportes, para uma possível realização da etapa do "Circuito Paulista de Skate" em Tatuí. Henrique Celso, diretor institucional, e César Piu, coordenador de projetos da Federação, sairam animados com a conversa. Estas provas contam pontos para o ranking da modalidade.

EM DEFESA DOS IDOSOS
A Prefeitura de Tatuí criou o “Departamento Municipal de Direitos dos Idosos e Portadores de Deficiências”, com o objetivo de estabelecer uma política pública nos dois setores e promover melhorias a estes cidadãos. O departamento foi implantado com base no sucesso da criação da “Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência” do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa é do prefeito Gonzaga e o atendimento ao público é feito pelos advogados Eugênio dos Santos Neto e Carlos Lourenço Guilherme.

Nenhum comentário: