sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TATUÍ SEM CAMINHÕES NO CENTRO

ANEL VIÁRIO DE TATUÍ
A Prefeitura de Tatuí informa que a primeira alça do anel viário, ligando as Rodovias Antonio Romano Schincariol (SP-127) e Gladys Bernardes Minhoto (SP-129) à Estrada Municipal do Distrito de Americana, próximo ao Jardim Lírio, encontra-se em sua etapa final. A extensão deste trecho é de 2,8 quilômetros e foram investidos R$ 5,6 milhões. Os recursos são municipais e a empresa que executa a obra é a “Sanson Pavimentação de Obras Ltda”.

SEGUNDA ETAPA
A segunda etapa do anel viário encontra-se na fase de captação de recursos. O projeto prevê a ligação do Jardim Lírio à Rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141). Depois de concluído, a municipalidade prevê tirar de circulação caminhões que trafegam na região central de Tatuí, além de reduzir o tráfego de veículos pesados na Marginal do Manduca.

REFLEXOS DA CHINA
Na edição impressa deste fim de semana, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo assina um artigo sobre sua viagem à China. Junto com o prefeito Ramiro de Campos, de Cesário Lange, o prefeito tatuiano passou doze dias neste país milenar. Na avaliação de Gonzaga, “quer nós concordemos ou não com sua política, sua estrutura partidária, seus métodos, não podemos deixar de concordar que a China definitivamente está presente na realidade mundial de maneira muito mais efetiva do que nós imaginamos ou percebemos”.

NOITE ÁRABE
Neste sábado (12), o Rotary Club Tatuí Cidade Ternura realiza sua Noite Árabe. O evento acontece na Associação Atlética XI de Agosto, com comidas típicas, dança do ventre e show com Voss e Zé Emílio. O ingresso custa R$ 50,00. Informações fone: (15) 3251-5260.

EMPREENDEDORISMO
No período, de 14 a 20 de novembro, a Fatec de Tatuí agendou a Semana Global de Empreendedorismo. Serão destacados os temas “Como abrir uma empresa”, “Como conquistar clientes”, “Franchising”, “Direitos autorais”, “O impacto da Etec e Fatec em nossa região”. Maiores informações do evento estão no site: www.fatectatui.edu.br

ELEIÇÕES À VISTA
Dia 29 de outubro, uma comitiva de tatuianos foi cumprimentar o ex-deputado federal Renato Amary, atual coordenador do PMDB na região, pela passagem de seu aniversário. Estavam presentes os vereadores José Manoel Corrêa Coelho (Manú), José Maria Cardoso Filho (Zétakão) e Ronaldo José da Mota (Ronaldo do Sindicato), Eduardo Rodrigues, presidente do PMDB de Tatuí, empresários Mário Shazan e Geraldo Pereira, médicos Jorge Sidnei Rodrigues da Costa e Tarcizio Antonio de Lucas Lélis. Ao que tudo indica, Amary deverá disputar a Prefeitura de Sorocaba nas próximas eleições municipais. E dizem que seu principal concorrente será a deputada Maria Lúcia Amary, pela legenda do PSDB.

NO SUPREMO TRIBUNAL
Na quinta-feira (10), trinta alunos e cinco professores da Faculdade de Direito de Boituva participaram de uma sessão plenária no Supremo Tribunal Federal (STF). A comitiva da região, liderada pelo dentista José Erasmo Negrão Peixoto, aluno de Direito da FIB, foi saudada pela Suprema Corte. Nesta sexta-feira, estava programada uma visita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Esta é uma valiosa experiência para estes alunos e professores. Elesd puderam presenciar como se processam os julgamentos nestas cortes superiores de Justiça. Todos foram recebidos pelo ministro José Celso de Mello Filho, tatuiano e decano do STF.

CORRUPÇÃO NO BRASIL
O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgaram, nos respectivos portais na internet, os números relacionados à atuação do Judiciário em crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e improbidade administrativa nos primeiros oito meses deste ano. As informações serviram de subsídio para a apresentação feita pela delegação brasileira ao Grupo de Revisão da Implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC), em agosto, durante reunião em Brasília. Nos primeiros oito meses deste ano, o STF julgou 108 processos (ações penais e recursos) relacionados a crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e improbidade administrativa. O número supera em 20% o total de julgamentos realizados pela Suprema Corte sobre essas matérias durante todo o ano de 2010 (88 no total).

SERVIÇO DE HOMODIÁLISE
O Conselho de Bairros de Tatuí (Cobat) volta a reivindicar a instalação de um serviço de hemodiálise na cidade. Atualmente, as pessoas que necessitam deste tipo de tratamento são obrigadas a viajar para outros municípios, alguns a centenas de quilômetros. O presidente do Cobat, Antonio de Pádua Oliveira, disse que enviou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde, mais uma vez reivindicando a possibilidade de instalação do serviço em Tatuí

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
No domingo (20), das 9 às 17 horas, o Museu Paulo Setúbal apresenta programação especial para comemorar o “Dia da Consciência Negra” em Tatuí. Nos jardins ao entorno do museu, ficarão expostas obras de artistas plásticos sobre a data e, no decorrer do dia, haverá apresentação de dança afro, capoeira e show de blue, com alunos do Conservatório.

REFORMA DA PRAÇA DA MATRIZ
No início desta semana, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo visitou as obras de reforma da Praça da Matriz e confirmou sua inauguração para o início do mês de dezembro. O espaço público, em obras desde abril, deverá ganhar novas espécies de árvores, novo coreto e um boulevard, com o nome do monsenhor Teotônio dos Reis e Cunha, já falecido.


Nenhum comentário: