sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

NOVA PRAÇA DA MATRIZ DE TATUÍ

Na noite chuvosa de quinta-feira (8), dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Tatuí, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo inaugurou a nova Praça da Matriz e o Boulevard “Monsenhor Teotônio dos Reis e Cunha”. Houve uma apresentação da Orquestra de Metais Lyra Tatuí e a população prestigiou o evento. Veja na foto acima o novo coreto. De arrojada estrutura metálica e amplo espaço interno, o local se destina a grandes apresentações musicais. Dia 13 de dezembro, 20 horas, neste local, o Ministério da Cultura traz para Tatuí o tenor Cesar Cardoso, acompanhado pela Orquestra Lexo Tatuí.

NO PRESIDENTE DO TRE
Na quinta-feira (8), em sessão plenária, o desembargador Alceu Penteado Navarro foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. A vice-presidência será ocupada pelo desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro. Dia 10 de fevereiro de 2012 será a posse solene. De acordo com a Constituição Federal, o Tribunal é composto por sete juízes, sendo dois desembargadores, dois juízes de direito, dois juristas e um juiz do Tribunal Regional Federal. Ao presidente incumbirá a direção dos trabalhos pertinentes às eleições municipais que ocorrerão em 7 de outubro de 2012, quando 645 prefeitos e vice-prefeitos e mais de 6.200 vereadores serão escolhidos pelos 30.464.039 eleitores do Estado de São Paulo. Cabe ao Tribunal Regional Eleitoral o julgamento de todos os recursos relativos ao pleito.

MAIS UMA PRÉ-CANDIDATURA
Na semana passada, o vereador José Manoel Correa Coelho, o Manú, anunciou a sua pré-candidatura a prefeito de Tatuí, pela legenda do PMDB. Na segunda-feira passada, José Orlando da Cruz, membro do diretório do PSD (partido do prefeito Kassab), compareceu à redação do Jornal Integração para anunciar a pré-candidatura do empresário Ademir Borssato ao Poder Executivo tatuiano. Na legenda do PSDB, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo guarda a “sete chaves” o nome de seu candidato. Ao que tudo indica, deverá ser um Ribeiro (Tarcísio ou Luís Paulo).

HEMODIÁLISE PARA TATUÍ
Sob a coordenação do Conselho de Bairros de Tatuí (Cobat), pacientes da cidade colhem assinaturas para instalação de um serviço de hemodiálise no município de Tatuí. Os interessados em ajudar na coleta de assinaturas podem retirar o abaixo-assinado na sede do Cobat, na Via R.G. Adão Bertin, 609.

UMA GRANDE DEMANDA
Em setembro de 2007, a Secretaria Municipal de Saúde informou ao Cobat que, mensalmente, eram realizadas 408 aplicações de hemodiálise em pacientes com problemas renais da cidade de Tatuí. Estas pessoas eram encaminhadas para Itapetininga, Rubião Júnior, Itu e Sorocaba. Segundo consta, atualmente 71 pessoas são submetidas a esse tratamento e passam pelo sacrifício do deslocamento para outras cidades, inclusive São Paulo. Uma pessoa me informou que seu pai faz hemodiálise três vezes por semana. Quando esta pessoa idosa volta à Tatuí, no final do dia, não possui forças nem para levantar o talher para se alimentar. Esta empreitada do Cobat é justa, necessária e urgente. Espera-se que as autoridades de saúde do município se sensibilizem com este movimento promovido pelo Cobat.

FESTIVAL DO SESI
A candidata de Tatuí, Elaine Cristina de Souza Amadeu, venceu a etapa estadual do “Festival Sesi de Música 2011”. O encontro musical aconteceu no período de 23 a 27 de novembro, em Itapetininga. Ela participou da categoria “Interpretação”, com a música “Força Estranha”, de Caetano Veloso, e concorreu com cantores de diversas cidades do Estado de São Paulo. Uma caravana de funcionários da empresa Fundição Brasileira de Alumínio (FBA), compareceu ao festival para torcer pela colega de trabalho.

ASSALTO EM TATUÍ
Na sexta-feira (2), 13h10, uma mulher foi assaltada na porta de uma escola em Tatuí. Segundo consta, a vítima sacou R$ 20 mil em uma instituição financeira e R$ 900,00 em um caixa eletrônico de outro banco. Quando dirigia seu carro para levar o filho à escola, ela foi interceptada por um assaltante, armado de revólver. Sob ameaça, a vítima teve que entregar uma bolsa ao marginal, com todo o dinheiro.

SAIDINHA DE BANCO
Pelas características deste ato criminoso, possivelmente trate-se de uma forma delituosa conhecida como “saidinha de banco”, no jargão policial. Para agir, os marginais ficam em agências bancárias, à espreita de pessoas que sacam dinheiro e as seguem para assaltá-las. Quando ocorre este tipo de delito é de bom alvitre que a polícia divulgue o fato, até mesmo como prestação de serviço de utilidade pública. Esta é uma forma de alertar a população, com casos concretos, sobre o perigo de sacar altas somas em bancos, principalmente na época de pagamento de salários. A divulgação é uma forma didática de evitar que ocorram novos latrocínios (matar para roubar), como já ocorreram recentemente em Tatuí.

NOTA DE FALECIMENTO
Na quarta-feira (7), faleceu Marly Helena Cavalcanti, aos 70 anos, vitimada pela complicação de um diabetes. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Cristo Rei, na Avenida das Mangueiras. Marly era professora e sempre participou e organizou os carnavais de Tatuí, nas décadas de 1970 e 1980. Registram-se nossas condolências aos seus familiares e aos seus irmãos Henny, Iracy e Décio.

CONTRA A CORRUPÇÃO ELEITORAL
O engenheiro Márcio Medeiros, presidente do Partido Verde (PV), em Tatuí, informa que coordena um movimento que pretende combater e evitar a corrupção eleitoral na cidade e região. Chamado de MCCE, este movimento visa fiscalizar o poder público e denunciar atos ilegais e que possam prejudicar o processo eleitoral. Segundo Márcio, o “Movimento Contra a Corrupção Eleitoral” acontece em todo o País e já registrou uma manifestação no dia 7 de setembro, em Brasília, com mais de vinte mil pessoas. Favor fazer plantão permanente em Brasília. Urgente.

MEDALHA DE BRONZE
Paulo Jorge Fernandes de Freitas conquistou medalha de bronze para Tatuí na prova de lançamento de disco masculino, classe F-58, na 3ª etapa do “Circuito Brasil Paraolímpico Caixa”. A disputa aconteceu no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo. O atleta é orientado pelo técnico Eronides dos Santos e lançou o disco a 38,35 metros. Esta marca deixa o tatuiano como terceiro melhor do Brasil na categoria e segundo colocado no ranking oficial.

NO AUDAX
No sábado (3), Renê Fernandes foi o único ciclista tatuiano a participar da primeira etapa do calendário paulista do Audax de 2012. A prova aconteceu em Boituva. Dos 127 inscritos, 95 se dispuseram a tentar completar 200 km em menos de 13h30 e 32 ciclistas a cumprir o desafio de 120 km. Segundo os participantes, é difícil definir o que é o Audax. Não se trata exatamente de uma disputa, já que cada um enfrenta apenas o relógio e não os demais participantes. Quem consegue cumprir a meta se habilita, nos meses seguintes a tentar os 300 km. Quem completa os 300 km, se credencia para os 400 km, e daí por diante os 600 km e, finalmente, os inacreditáveis 1.200 km. Cada etapa tem um tempo máximo específico. Renê conseguiu terminar os 200 quilômetros em doze horas cravadas.

EM BRASÍLIA
Nesta sexta-feira (9), Leandro de Camargo Barros representa o município de Tatuí na Conferência Nacional da Juventude, em Brasília. O tatuiano trabalha na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o evento acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. O evento deve contar com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), Aldo Rebelo (Esporte) e Paulo Bernardo (Comunicações) e outras autoridades. Durante a solenidade, a Secretaria-Geral e o Ministério das Comunicações assinarão convênio para implementação de projetos voltados para a inclusão digital dos jovens que vivem no campo.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Quem quiser ler um bom texto e aprender sobre a história judicial da região deve acessar a coluna de Jonas Soares de Souza. Ele é Pós-Graduado em História Social, pesquisador-docente do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga e Museu Republicano de Itu). A Comarca de Itu, a qual Tatuí pertenceu no século 19, completa 200 anos neste mês de dezembro. A leitura do texto é uma sugestão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal. O decano do STF enviou o link abaixo a este blog:

http://www.itu.com.br/colunistas/artigo.asp?cod_conteudo=33523

http://www.itu.com.br/ferramentas/imprimir.asp?t=A&cod_conteudo=7375










Nenhum comentário: