sexta-feira, 4 de julho de 2008

FIM DA GREVE DOS PROFESSORES

Acordo coloca fim à greve
A Secretaria de Estado da Educação esteve nesta sexta-feira, 4 de julho, em audiência conciliatória com a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, para debater a greve iniciada pela entidade. Perante o desembargador Carlos Francisco Berardo do Tribunal Regional do Trabalho - 2ª região ficou acordado que a Apeoesp encerra nesta mesma sexta-feira a paralisação de professores. A decisão foi ratificada em assembléia da categoria, que decidiu retomar às aulas a partir de segunda-feira, 7 de julho. Em contrapartida a Secretaria apresenta a forma que os dias parados serão repostos e assume o compromisso de pagar esta reposição de aulas.

Definidas candidaturas em Tatuí
Convenções municipais realizadas em Tatuí até o dia 29 de junho definiram as candidaturas a prefeito e vice nas próximas eleições municipais. O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (PSDB) disputa a reeleição ao lado do candidato a vice-prefeito Luiz Antonio Voss Campos (PSDB). O vereador e ex-prefeito Joaquim Amado Véio Quevedo (PSB) e Cassiano Orsi Mendes (PT) concorrem ao "Palácio das Mangueiras" por uma coligação apoiada por quatro partidos. E Carlos Galvão (Psol) e a professora Mirian Rocha Cubas formam a terceira chapa a disputar as eleições tatuianas. Em sua edição do dia 22 de junho, o Jornal Integração já havia adiantado a formação das chapas. Somente Mirian foi escolhida de última hora por desistência da candidatura original.

Dia de festa para Zuzzi
Neste sábado (5), o empresário Alberto Zuzzi reúne amigos e familiares em memorável noite para comemorar seus 70 anos. O discurso está pronto e deverá enfocar o desenvolvimento do município de Tatuí. O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo deverá estar presente na noite festiva. Na edição deste fim de semana do "Integração", a empresa Big Star Hotéis e Empreendimentos inicia suas atividades no ramo da construção civil no município. O Centro Comercial e Empresarial Barão de Tatuí, com doze andares, no cruzamento das ruas Maneco Pereira e Cônego Demétrio, alavanca a empresa de construção civil de Zuzzi.

Coleção de empreendimentos
Alberto Zuzzi é um empresário que sempre focou seus investimentos em Tatuí. Sua visão empresarial fez com que o município recebesse duas empresas de renome internacional: a Cargill e a Sadia. Quem acompanha de perto os empreendimentos de Zuzzi é o engenheiro Eduardo Guimarães. Sua vinda à Tatuí, ainda na década de 70, foi com a Rontan, emprendimendo dos irmãos João e José Carlos Bolzan, sob a direção e visão empresarial de Orlando Bolzan, que escolheu Tatuí para ser sede de sua empresa.

A primeira reportagem sobre a Rontan
O jornalista responsável por este blog foi o primeiro no município a entrevistar os irmãos Bolzan e eles revelaram ao Jornal Integração seus planos de instalar uma indústria de sirenes ao lado da Rodovia SP-127. Foi numa manhã de sol de domingo quando no local ainda nada existia. Hoje, o grupo Rontan é também proprietário da Fundição Brasileira de Alumínio (FBA), ao lado do aeroclube de Tatuí.

E por falar em aeroclube
A pista asfaltada do aeroclube de Tatuí, que permite pousos de grandes aeronaves, desperta o interesse de pessoas ligadas ao setor de aviação. Como informa uma fonte deste blog, não deu certo com a Embraer, que se instalou em Gavião Peixoto. A TAM ficou apenas na pedra fundamental e nada aconteceu no local. Agora os olhos estão voltados para a JetBlue, com sua recém instalada Azul Linhas Aéreas do Brasil, do empresário americano David Neeleman. A partir desta segunda-feira (7), Pedro Janot, ex-diretor da rede de supermercados Pão de Açúcar, assume a presidência da Azul. O executivo era diretor da área de não alimentos do Pão de Açúcar. Saiu da empresa em março, junto com outros 20 diretores dispensados no processo de reestruturação da rede varejista.

Voando mais alto
Quem voa mais alto é o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Ele conta que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, é quem escolherá o local de construção de um aeroporto internacional no estado de São Paulo. O prefeito tatuiano já enviou correspondência a Jobim deixando à disposição o município de Tatuí. Na visão de Gonzaga, as terras da fazenda Shigheno seriam o local ideal para a construção do aeroporto internacional. Está a 110 quilômetros de São Paulo em linha reta e, como diz nosso colunista econômico Antônio José Martins para elogiar alguma coisa, "em Tatuí o céu é de brigadeiro". A expressão significa um céu sem nuvens ou um céu limpo. E ponto final!!!, plagiando nosso colunista Paulo Emendabili Carvalhosa, filho de dona Fiammeta Loureiro Gama, esposa do inesquecível Maurício Loureiro Gama.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Reiner,

Seu blog está ótimo. É uma verdadeira fonte de boa informação sobre Tatuí.