sábado, 13 de junho de 2009

CALE A BOCA, JORNALISTA!

Ministro me envia um presente
Neste sábado de manhã, recebi do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, um sugestivo presente, entregue em minha residência. O decano do STF me enviou o livro Cale a boca, jornalista!, de autoria de Fernando Jorge, editora Novo Século. Na capa o autor já alerta que a obra relata O ÓDIO E A FÚRIA dos mandões contra a imprensa brasileira. E a editora ainda adverte que este livro, do escritor Fernando Jorge, é o primeiro que aparece sobre as violências e arbitrariedades sofridas pelos jornalistas brasileiros, desde a época do Império até os dias atuais, com ênfase para o período do regime implantado em 1964. Nesta obra, o autor desmistifica muitos personagens, que procederam como verdadeiros fascistas, omitidos pelos compêndios de História do Brasil.

Um magistrado liberal
O ministro tatuiano Celso de Mello é considerado um magistrado com idéias liberais. Seus pensamentos ideológicos a respeito da liberdade de imprensa andam juntos com a famosa Emenda N. 1, da Constituição dos Estados Unidos da América. Esta emenda constitucional preceitua que "O congresso não deve fazer leis a respeito de se estabelecer uma religião, ou proibir o seu livre exercício; ou diminuir a liberdade de expressão, ou da imprensa; ou sobre o direito das pessoas de se reunirem pacificamente, e de fazerem pedidos ao governo para que sejam feitas reparações por ofensas." Seus posicionamentos jurídicos no STF, para o alento da imprensa, sempre defendem a liberdade de crítica. E como ele gosta de salientar em seus votos, quando se tratam de homens públicos, estes estão sujeitos a elas, por mais duras e contundentes que sejam.

É o Manú trabalhando
O vereador José Manoel Correa Coelho, o Manú, está empenhado em reimplantar a Diretoria de Ensino em Tatuí. O vereador reuniu dados técnicos fornecidos pelos diretores José Anélio Nunes Bassoi e Nelson Sônego e reivindicou, na Coordenadoria de Educação do Interior, a volta do órgão estadual para o município. A coordenadora Georgina Abdalla abriu um mapa do estado e concordou que Tatuí, estratégicamente, é a cidade ideal para ser contemplada com uma Diretoria Regional de Ensino.

No Consultor Jurídico
O jornalista Márcio Chaer, do site Consultor Jurídico, está colhendo material jornalístico junto a empresas de comunicação do interior do estado de São Paulo, para elaborar uma matéria sobre ações impetradas contra jornais e jornalistas, que estão sendo banalizadas e consideradas como verdadeiros atentados à liberdade de imprensa no País. A matéria do site Consultor Jurídico deverá ser reproduzida por todos os jornais filiados à Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo (Adjori-SP). Carlos Balladas, presidente da entidade, garante também que este texto será reproduzido no jornal da Adjori-SP. Ele revela a este blog que seu jornal já foi alvo de muitas ações judiciais e que um juiz de Direito, de sua comarca, relatou a ele que reconhece que este instrumento jurídico está se banalizando contra a imprensa interiorana. O http://www.conjur.com.br/, considerado um dos sites de maior credibilidade na área jurídica do Brasil, sendo reconhecido até no Exterior, para elaborar a matéria se baseia em ações movidas contra o Jornal Integração, de Tatuí, um jornal de Adamantina e outro da cidade de Cruzeiro.

Nenhum comentário: