sábado, 1 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA APAVORA REGIÃO

Escolas suspendem aulas
As aulas estão suspensas em toda rede escolar de Tatuí. O medo de uma pandemia da gripe suína fez com que a Secretaria Estadual da Saúde recomendasse aos municípios a suspensão das atividades escolares. Também foram canceladas as atividades da Semana de Paulo Setúbal.

Aniversário de Tatuí
Dia 11 de agosto, Tatuí comemora seus 183 anos de emancipação política. Fundado por Brigadeiro Jordão, o município experimenta um bom desenvolvimento econômico, apesar da crise mundial. Aumento na arrecadação de impostos estaduais, empregos em alta são os indicadores positivos da economia tatuiana.

Intervenção prorrogada
Na quarta-feira passada, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo editou novo decreto prorrogando a intervenção municipal na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. O prefeito pretende adotar um novo modelo de gestão para o hospital tatuiano. Uma sugestão seria transformar a Santa Casa em Organização Social, nos mesmos moldes administrativos do Conservatório. Neste modelo de gestão, a diretoria administrativa é eleita pelos membros do Conselho de Administração. Só um detalhe: caso seja adotado este modelo, a Constituição Federal, em seu artigo 5o, veda qualquer interferência estatal na administração da entidade.

Recomendação
Neste sábado, os padres de Tatuí devem se reunir para discutir as recomendações da Diocese de Itapetininga, em relação a uma possível disseminação do vírus da gripe na região. Quem informa é o vereador Francisco "Quincas" de Souza Fernandes, ligado ao movimento católico da cidade. A missa do dia 10 de agosto, que deveria ser celebrada na Concha Acústica, com transmissão da TV Aparecida, foi suspensa pela própria emissora de TV, para atender as recomendações governamentais.

Outra programação suspensa
A comemoração pelos 75 anos da Escola Técnica "Salles Gomes", que deveria ser realizada dia 6 de agosto, foi suspensa em razão da gripe suína. Para marcar o Jubileu de Diamante do estabelecimento estadual de Tatuí, a direção deveria prestar homenagens a ex-professores e lançamento de um novo logotipo. A festa será transferida para data oportuna.

Festa em Hungria
Neste fim de semana, a comunidade católica do Bairro de Hungria, município de Cerquilho, promove a Festa do Bom Jesus. São dois dias com muita música e assados de primeira qualidade. Este bairro fica na estrada municipal que liga Cerquilho a Boituva.

Lyra Tatuí
A Orquestra de Metais Lyra Tatuí foi a única representante da cidade no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Na apresentação do dia 25 de julho, a atriz Vera Holtz seguiu com o grupo. Como madrinha dos músicos, a atriz agendou uma participação da Lyra no programa Estrelas, da Rede Globo, apresentado por Angélica.

Falecimento
Neste fim de semana, a coluna necrológica do Jornal Integração publicou o falecimento de Isaac Eugênio do Santos, aos 61 anos. Isaac era funcionário público estadual, lotado na Secretaria Estadual da Relações do Trabalho. Durante muitos anos integrou a Comissão Municipal de Emprego de Tatuí. Fiz parte desta comissão durante mais de dez anos e pude testemunhar a competência de Isaac na condução deste organismo no município de Tatuí. Nos bons tempos, quando a Secretaria Estadual do Trabalho destinava verbas para o município, mais de cinco mil trabalhadores passaram por cursos de reciclagem. Este foi um dos grandes trabalhos desenvolvido por Isaac para Tatuí.

Album de Recordações
Neste fim de semana, a coluna "Álbum de Recordações", de Rogério Lisboa, traz uma sugestiva foto da equipe de Futebol de Salão da A.A. XI de Agosto/Rontan. Este instantâneo foi tirado em 1980 e registra a presença de Aroldo Rosa e João Alberto Bolzan. O time, sob a comando desta dupla, experimentou muitas glórias para o esporte tatuiano.

Nenhum comentário: