sábado, 17 de setembro de 2011

COMEÇA A DEFINIR O QUADRO POLÍTICO

EM METEORA
Na foto acima, Paulo Fernandes Pires Filho exibe um exemplar do Jornal Integração na cidade de Meteora, na Grécia. Neste local, monges construíram inúmeros mosteiros em locais altíssimos. Na visão religiosa, nestes locais eles estariam mais próximos de Deus. Com o passar dos anos, Meteora, pela beleza das construções de seus mosteiros tornou-se cidade turística da Grécia. Paulinho, sua esposa Sandra e filha Karina receberam as graças de poder contemplar estas belezas erigidas pelas mãos do homem. É inacreditável. Com esta iniciativa de nosso conterrâneo Paulinho, podemos dizer que o “Integração” já foi para Meteora.

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
Neste sábado (17), a Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança Pública e dos Transportes, inicia a programação local da Semana Nacional do Trânsito. Neste ano, o tema estabelecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para todo o país é “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.

E POR FALAR EM TRÂNSITO
Está caótico o trânsito nas ruas centrais de Tatuí. O excesso de veículos e a falta de sinalização adequada já provocam até congestionamentos, em determinados horários, em uma cidade com pouco mais de cem mil habitantes. O assunto começa a ser debatido na Câmara Municipal.

SORTEIO DE CASAS
Na quarta-feira (14), no Ginásio Municipal de Esportes “Araão Donizeti de Araújo Guerra”, foram sorteadas as casas reservadas aos portadores de deficiência física ou mental, relativas ao lote de 432 casas construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), no bairro do Tanquinho. Concorreram 381 portadores de deficiência e foram sorteados 30 contemplados e 30 suplentes. As casas têm três dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com 52,67 m2 de área construída. O prazo de financiamento é de até 300 meses.

SOBRA VAGA PARA CHORO
O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, abre inscrições para nove vagas remanescentes do Setor de Choro, para os cursos de bandolim, cavaquinho, flauta transversal e violão de 7 cordas. As inscrições vão até 30 de setembro, na Secretaria do Conservatório. Os candidatos devem apresentar RG, telefone e e-mail, além de pagar a taxa de R$ 40,00.

PIZZAS
Neste sábado (17), das 19 às 21 horas, o Rotaract Club Tatuí promove a 7ª edição da “Noite da Pizza”. Cada pizza custa dez reais e a renda obtida será revertida para projetos sociais do clube. As pizzas, prontas para assar, deverão ser retiradas na sede social do Rotary, na Rua Santa Terezinha, nº 71

DE OLHO NO CARGO DE VICE
No sábado (10), em reunião no município de Quadra, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), presidido por Armando Cesar Coelho, definiu algumas metas para as próximas eleições municipais, a ser realizadas em outubro de 2012. Diante do quadro político, no PDT quadrense já se cogitam os nomes da vereadora Andréa Aparecida de Oliveira Coelho ou Sidnei Eliazer Soares, ex-conselheiro tutelar e atual oficial registrador e tabelião no município, como possíveis candidatos a vice-prefeito em uma futura coligação partidária.

PRESENÇA DE MANÚ
O vereador José Manoel Correa Coelho, o Manú, também participou da reunião e apoiou as medidas adotadas pelo partido da Quadra. Em seu discurso, o parlamentar de Tatuí ressalta a importância da criação de um grupo político, com representação de todas as classes sociais e enfocou a importância do eleitorado jovem, que também quer ter suas reivindicações ouvidas pelo poder público.

POSSÍVEIS CANDIDATOS
Durante a reunião discutiu-se também a situação política de Quadra e aventaram-se três candidaturas a prefeito nas próximas eleições. A reeleição do prefeito Carlos Vieira de Andrade (DEM), o ex-prefeito Oscar Dias da Rosa (PSDB) e Sérgio Roberto Lobo (PT).

EM TATUÍ NADA DEFINIDO
Em Tatuí comenta-se que o vereador José Tarcísio Ribeiro (PSDB) poderá ser o candidato dos tucanos à sucessão de prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. No entanto, assessores próximos ao prefeito insistem em dizer que Gonzaga não diz que Tarcísio é seu candidato. Mas também não diz que não é. Se o PSDB de São Paulo realizar uma prévia para a escolha do candidato a prefeito da Capital, pessoas ligadas à cúpula do partido entendem que a medida deverá ser estendida para todas as cidades paulistas.

OPOSIÇÃO EM QUARENTENA
Até o final de setembro deverá estar definido o quadro político em Tatuí para as próximas eleições municipais. Os futuros candidatos deverão estar filiados em algum partido político até um ano antes das eleições. Por enquanto, a oposição de Tatuí está em quarentena. Alguns nomes despontam no cenário político e fala-se na candidatura do ex-prefeito Ademir Borssato. Existe algum burburinho também no Partido dos Trabalhadores (PT) e no Partido Verde (PV).

ENGENHARIA NUCLEAR
A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) deverá instalar seu primeiro curso de graduação em Engenharia Nuclear na vizinha cidade de Iperó. O campus – contendo salas de aulas, laboratórios e alojamentos – será construído ao lado do Centro Experimental de Aramar, núcleo de pesquisas da Marinha. A previsão para início das aulas neste novo campus é março de 2013.

ANIVERSÁRIO DA UNISO
Na quinta-feira (15), a Universidade de Sorocaba (Uniso) comemorou seu 17° aniversário, com a inauguração dos laboratórios de Práticas Clínicas e de Engenharia Elétrica, além do anúncio de investimentos em ampliações e novos cursos. O reitor da Uniso é o professor tatuiano Fernando de Sá Del Fiol.

NO ENEM 2010
As notas do Enem 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio) por escola foram divulgadas na segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação. Em Tatuí, foram registradas as participações de cinco escolas particulares e dez escolas públicas. Entre as escolas particulares, as melhores colocadas registram-se o Colégio Objetivo com nota 639,00 e o Colégio Anglo com nota 631,70. Nesta semana, na edição impressa, por um “cochilo” da revisão a palavra ENEM foi grafada errada. A falha foi percebida pelos nossos atentos leitores. Desculpem-nos.

EM ÁGUAS DE SÃO PEDRO - Entre os dias 23 e 25 de setembro, o som dos saxofones, trompetes e pianos vai ecoar na cidade de Águas de São Pedro, no evento Águas Jazz Festival. A organização é da prefeitura em parceria com o músico Osmar Barutti, do sexteto do Programa do Jô, que participava do júri do Festival de MPB de Tatuí. O evento conta com 11 apresentações artísticas, todas abertas ao público. Dia 25, 18 horas, a vocalista portuguesa Sara Serpa sobe ao palco do Centro de Convenções e em seguida a banda Jazz Combo de Tatuí. No sábado (24), apresenta-se a Big Band, também de Tatuí.

NOVA SEDE DOS METALÚRGICOS - O Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí está em nova sede, na Avenida das Mangueiras, 370. Mais amplo, o local proporciona conforto e comodidade aos associados. Ronaldo Mota, presidente do Sindicato, assegura que “estamos melhorando sistematicamente os serviços prestados à categoria metalúrgica de Tatuí e região”.

OPERAÇÃO TAPA BURACO - No domingo (11), a Associação das Cerâmicas de Tatuí e Região (Acertar), através de seus associados, cedeu 16 máquinas à Prefeitura Municipal, para a continuidade dos trabalhos de cobertura do buraco aberto na região do Curtume, no Bairro Boqueirão, onde o Departamento de Obras recupera uma galeria de águas pluviais. As escavadeiras e carregadeiras trabalharam o dia inteiro no local.

VEREADOR REIVINDICA BATALHÃO - Na sexta-feira (9), o vereador Vicente Aparecido Menezes (PT) esteve na Câmara Municipal de Sorocaba, em uma audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, com o objetivo de colher sugestões dos cidadãos de Sorocaba e região para elaborar o Orçamento Estadual de 2012. O vereador tatuiano reivindicou a instalação de um batalhão da Polícia Militar e lembrou que Tatuí é uma das únicas cidades do estado com mais de cem mil habitantes, que não possui este organismo de segurança.

Nenhum comentário: