sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DE VOLTA À TATUÍ



Na terça-feira (1º ), o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo desembarca em Tatuí, depois de quase dez dias na China. Na bagagem, uma nova experiência internacional e muitos modelos de sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente e novas ideias para aplicar em seus 14 meses que restam de governo. O prefeito estava acompanhado de Aniz Eduardo Boneder Amadei, secretário de Governo, e José Nivaldo Nunes de Miranda, diretor do Departamento de Compras da Prefeitura de Tatuí. As autoridades chinesas prometem retribuir a visita em 2012.

HOMENAGEM AO PRESIDENTE
João Alberto Bolzan, presidente das empresas Rontan, Fundição Brasileira de Alumínio (FBA) e JNK Empreendimentos foi homenageado com a comenda “Colar Evocativo do Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842”. Esta honraria, entregue pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, destina-se a personalidades que contribuem para o resgate histórico e prestam relevantes serviços à história de São Paulo.

EM RECESSO
No período de 31 de outubro a 2 de novembro – segunda a quarta-feira da próxima semana – a Prefeitura e Câmara Municipal não funcionam em Tatuí. Um decreto municipal transferiu o feriado desta sexta-feira (28), Dia do Funcionalismo Público, para segunda-feira (31). Além disso, suspendeu o expediente na terça-feira (1º ), e, na quarta-feira (2), é feriado do Dia de Finados.

O QUE ABRE NO PERÍODO
As creches municipais funcionam na segunda-feira (31), mas fecham na terça-feira (1º) e quarta-feira (2). As pré-escolas municipais não abrem de 31 de outubro a 2 de novembro. O Mercado Municipal abre na segunda-feira (31) e terça-feira (1º), das 6 às 17 horas. Na quarta-feira (2), funciona das 6 às 12 horas. A Unidade Básica de Saúde “Antonio Rodrigues - Toninho Enfermeiro”, da Vila Esperança, funciona no sábado (29), domingo (30) e quarta-feira (2), das 7 às 19 horas. O Pronto Socorro Municipal funciona normalmente e o Centro de Comunicação de Emergência (CCE), atende pelos fones: 199, 193, 192 e 190. A coleta do lixo será normal, inclusive na quarta-feira (2), Dia de Finados.

MELHORIAS NA SINALIZAÇÃO
Finalmente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tomou providências para melhorar a sinalização do trecho que está sendo duplicado na Rodovia SP-141 (Tatuí/Capela do Alto), entre a via férrea e o Parque Residencial Colina das Estrelas. Que deu esta notícia é o vereador Fábio Menezes. Segundo consta, um engenheiro tomou conhecimento do problema através da imprensa e entrou em contato com a empreiteira, para exigir as melhorias na sinalização. São vidas sendo salvas.

POSSÍVEL GOLPE EM TATUÍ
José Carlos Carnielli, oficial de Justiça aposentado, compareceu à Delegacia de Policia e informou sobre um possível golpe que pode estar sendo praticado em Tatuí e outras cidades, utilizando o Poder Judiciário para enganar as vítimas. Segundo consta, um escritório de advocacia envia cópia de uma sentença e “informa” que o destinatário tem uma boa soma a receber de um pecúlio. Carnielli militou no Fórum de Tatuí durante muitos anos. Com sua experiência, ao deparar com o conteúdo da correspondência, logo desconfiou que se tratasse de golpe. Para ele, o ato de ousadia dos estelionatários é utilizar papel semelhante a uma sentença judicial,com a finalidade de iludir as pessoas. No entanto, observa que, neste falso documento, há erros de português e impropriedades jurídicas na elaboração da notificação.

TATUÍ NO SIL
Desde terça-feira (25), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia incluiu o município de Tatuí no Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). O SIL agiliza o tempo de expedição de alvarás e integra os processos de licenciamento dos órgãos estaduais (Centro de Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e Corpo de Bombeiros) e das Prefeituras. O SIL é gerenciado pela Coordenação de Empreendedorismo e Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Com o sistema, o tempo médio de licenciamento de empresas de baixo risco é de dois dias. O interessado pode obter o novo Certificado de Licenciamento Integrado de forma desburocratizada e pela Internet.

BOM INVESTIMENTO NA MEDUSP
A Urologia do Hospital das Clínicas da FMUSP recebeu duas salas cirúrgicas inteligentes, consideradas as mais avançadas na rede pública de saúde do Brasil, e uma nova unidade humanizada de internação hospitalar. Os investimentos, de R$ 8 milhões, irão permitir ampliar em 40% o número de cirurgias urológicas, que passarão de 400 para 560 por mês, para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). O novo setor irá se chamar Ala Assistencial “Aloysio Faria”, em homenagem ao doador dos recursos para a obra. Meu filho Renan Fernandes, aluno do quarto ano da MedUSP, será um dos beneficiados por mais este grande investimento na universidade pública paulista.

UM POUCO DE POLÍTICA
Alguns pré-candidatos a prefeito de Tatuí se reunem com suas familiares para revelar a intenção de disputar as eleições em outubro de 2012. Segundo consta, o vereador Manú teria até indicado seu substituto para ocupar sua vaga na Câmara Municipal. Caso ele viabilize sua candidatura pelo PMDB, Marcos Quadra seria seu indicado para uma vaga no Poder Legislativo. Nos bastidores ainda falam nos nomes do advogado José Rubens do Amaral Lincoln (PT), Ademir Borssato (PSD), José Tarcísio Ribeiro (PSDB) e Adenir Cruz.

ASSESSORES SE IRRITAM
Alguns assessores parlamentares da Câmara Municipal de Tatuí se irritaram e ficaram com o nervo à flor da pele, com a sugestão apresentada pelo Jornal Integração, na edição de 23 de outubro, para reduzir as vagas destes “vice-vereadores” na próxima legislatura. A pergunta foi feita pelo vereador José Tarcísio Ribeiro (PSDB) e o editor deste jornal utilizou de uma prerrogativa constitucional – a livre expressão - para externar sua opinião a respeito do assunto.

ESTATÍSTICA HISTÓRICA
No entanto, estes assessores parlamentares se esquecem de consultar a estatística e verificar que, historicamente, a Câmara Municipal de Tatuí somente consegue reeleger apenas 30% de seu quadro. Se hoje existem 11 assessores parlamentares, ocupando cargos em comissão, com a mudança no quadro político, em 2013 somente três tem possibilidade de permanecer no Poder Legislativo. Se a estatística não falhar, oito podem começar a pensar em uma nova ocupação.

NOTA INTERNACIONAL
Na quinta-feira (20), o Parque Residencial Colina das Estrelas recebeu um amistoso internacional entre os times veteranos do Realmatismo e Real La Plata. Neste ano, a confraternização entre brasileiros e argentinos completa vinte anos. Este evento esportivo acontece anualmente, revezando suas realizações entre Brasil e Argentina. A delegação argentina foi recebida com queima de fogos e apresentação do “Cordão dos Bichos”, tudo sob a coordenação do promotor de Justiça, José Reynaldo de Almeida. O pontapé inicial foi dado pelo dentista José Erasmo Peixoto e Altino Fortuna, idealizadores deste encontro.

SEM QUERER CRIAR CELEUMA
Sempre respeitei os argentinos. Eu e minha mulher Aideé, adoramos a culinária portenha, principalmente as famosas empanadas, feitas pelas irmãs Anita e Madalena Sposito, residentes em Buenos Aires. Disfarço e finjo que acredito nos jornalistas argentinos quando falam que Maradona é melhor que o Pelé. Obviamente, sem querer criar nenhum problema internacional entre estes dois países irmãos, publico, abaixo, uma piada enviada, esta semana, por Paulo Fernandes Pires Filho, o Paulinho, a este blog:

URGENTE !!! ARGENTINA DECLARA GUERRA À CHINA!


Após uma consulta popular “hecha em la Plaza de Mayo”, a Argentina enviou uma mensagem à República Popular da China:


"Hombres: les declaramos la guerra; tenemos 105 tanques, 47 aviones sanos, 4 barcos que navegan y 5.221 soldados".


O Estado chinês respondeu-lhes:

"Aceitamos a declaração, temos 38.000 tanques, 16.000 aviões, 790 navios e 300 milhões de soldados."


Ao que respondem os argentinos:

‘’Retiramos la declaración de guerra. No tenemos como alojar tantos prisioneros’’.





Nenhum comentário: