sexta-feira, 4 de novembro de 2011

35 ANOS DA APAE DE TATUÍ

Neste domingo (6), a partir das 17 horas, no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tatuí promove a “3ª Mostra de Artes”, em comemoração aos 35 anos de fundação da entidade. Durante a mostra, haverá apresentação de todas as atividades artísticas e pedagógicas desenvolvidas pela Apae, nas áreas de educação, dança, teatro, arte, canto e coral, com a participação de alunos e professores. A Apae iniciou atividades em Tatuí no ano de 1976, em um imóvel alugado na Rua 15 de Novembro. Dois anos depois, mudou-se para sua sede própria, em um terreno de 12.920 metros quadrados, doado pelo ex-prefeito Wanderley Bocchi, já falecido, e por sua esposa, Maria Lucila Penteado Bocchi (foto).

ACIDENTE NA SP-127
Três alunas do Conservatório de Tatuí morreram após um acidente na manhã de sexta-feira (28), na Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127), entre Itapetininga e Tatuí. Uma carreta e um carro bateram de frente. Segundo o Corpo de Bombeiros, a carreta, com placas de Medianeira, no Paraná, atravessou a pista quando tentava desviar de um carro que saía do acostamento. O motorista perdeu o controle e bateu de frente com um veículo que seguia no sentido contrário. Tatiane Miranda da Conceição, de 31 anos, Márcia Regina Rodrigues Moraes Oliveira Costa, de 39 anos, e Miriam de Lima Eugênio, de 40 anos, que estavam no carro, morreram na hora. O motorista da carreta e a mulher dele ficaram feridos e foram levados para o Hospital Regional de Itapetininga.

VERBA PARA O CONSERVATÓRIO
Na segunda-feira (31), o governador paulista Geraldo Alckmin assinou, em São Paulo, a liberação de R$ 338 mil para o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. O dinheiro deverá ser utilizado na construção de instalações de apoio e reforma do alojamento “João Eurico de Melo Toledo”, que abriga estudantes da escola de música. A liberação da verba, segundo a assessoria do governo, seria publicada na terça-feira, dia 1º de novembro, no Diário Oficial do Estado.

MATÉRIA ENVIADA PELO GOVERNO
Criado por lei estadual em 13 de abril de 1951 e fundado oficialmente no dia 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Tatuí é mantido pelo Governo de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, e administrado atualmente pela AACT – Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. É um centro de excelência de ensino de música, luteria e artes cênicas, reconhecido internacionalmente, que concentra estudantes de 21 estados brasileiros e países da América Latina e do Norte, Europa e Ásia.

SEMANA DA MÚSICA
No período de 20 a 26 de novembro, o Conservatório “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí promove a 51ª edição da “Semana da Música”, evento mais tradicional da escola, idealizado e criado em 1960 pela então diretora, professora Yolanda Rigonelli. A “Semana da Música” presta homenagem ao “Dia do Músico” e à padroeira destes profissionais, Santa Cecília, datas celebradas em 22 de novembro. Durante a semana, grupos artísticos e pedagógicos do Conservatório apresentam-se no Teatro “Procópio Ferreira”, com entrada franca.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
A abertura da “Semana da Música” ocorre dia 20, às 20h30, com a Orquestra Sinfônica do Conservatório. No dia 21, é a vez da Camerata de Violões subir ao palco. Dia 22, a Jazz Combo se apresenta no teatro, e dia 23, sobe ao palco o Grupo de Percussão do Conservatório. Dia 24 de novembro, será a vez dos Grupos de Choro e Performance, e no dia 25, da Big Band do Conservatório. O encerramento, no dia 26 de novembro, reserva apresentações do Grupo de Performance Histórica, às 16 horas, e da Banda Sinfônica, às 20h30.

NO SUPREMO TRIBUNAL
Dia 1º de novembro, o ministro José Celso de Mello Filho comemorou idade nova e foi cumprimentado por seus amigos. Ele chega a uma idade que lhe garante ficar mais quatro anos no Supremo Tribunal Federal (STF), antes de atingir sua aposentadoria compulsória. Caso opte por permanecer no cargo, o tatuiano passará para a história do Brasil como ministro mais longevo a ocupar a Suprema Corte. Dia 10 de novembro, o ministro recebe a visita de José Erasmo e alunos da Faculdade de Direito de Boituva. O grupo vai à Brasília para assistir a uma sessão plenária do Supremo Tribunal Federal.

DIA DO AVIADOR
Na quarta-feira ((26), o Rotary Club Tatuí Cidade Ternura prestou homenagem ao comandante Martinho Guedes Pinto de Mello pelo Dia do Aviador, comemorado no dia 23 de outubro. Neste dia, no ano de 1906, Santos Dumont fez seu primeiro vôo com o 14 Bis. A partir daquela data foi possível voar pelos céus do mundo.

PRESIDENTE NACIONAL DA APCD EM TATUÍ
Dia 29 de outubro, a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional Tatuí reuniu associados e convidados em sua sede social, na Rua Santa Cruz, 1475, para comemorar o “Dia do Dentista”. A data oficial é 25 de outubro e a APCD contou com a presença do dr. Sílvio Jorge Ceccheto, presidente nacional desta associação de cirurgiões dentistas.

VESTIBULAR DA FATEC
Até dia 8 de novembro, às 15 horas, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí está com inscrições abertas para o Vestibular 2012. A instituição de ensino oferece 360 novas vagas nos cursos de Automação Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial, Manutenção Industrial e Produção Fonográfica. As inscrições são feitas na Internet, através do site: www.vestibularfatec.com.br

LITAC DE UTILIDADE PÚBLICA
Dia 26 de outubro, o deputado estadual Salim Curiati (PP) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que declara de utilidade pública estadual a Liga Tatuiana de Assistência aos Cancerosos (LITAC). Este PL recebeu o número 1.045 e atualmente tramita nas Comissões Internas do Legislativo, aguardando os pareceres.

EM BUSCA DE DOADORES
Dia 19 de novembro, a Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo (Ameo) realizará em Tatuí uma nova campanha para cadastrar doadores voluntários de medula óssea. Os especialistas irão orientar e receber voluntários das 10 às 16 horas, na Escola “Eugênio Santos”, na Praça Adelaide Guedes. Os interessados poderão sanar qualquer dúvida sobre os procedimentos necessários para doação.

FALECE IRMÃ DE EX-PREFEITO
Na quarta-feira (2), Dia de Finados, dentre as milhares de visitas realizadas aos cemitérios municipais de Tatuí, uma atividade marcou a data. Um grupo de cidadãos, membros do Rotary Club, prestou homenagem póstuma ao ex-prefeito e professor Paulo Ribeiro, falecido no dia 21 de outubro. Na edição deste fim de semana, o Jornal Integração registra mais um óbito na família Ribeiro. Regina Ribeiro Amadei, 92 anos, irmã do professor Paulinho, faleceu no dia 29 de outubro, sendo sepultada no Cemitério Cristo Rei, em Tatuí.

OPERAÇÃO IMPACTO
Dia 27 de outubro, a Polícia Militar de Tatuí a Operação Impacto-Integrada, com a finalidade de cumprir mandados judiciais, bloqueios de trânsito, abordagens em bares e saturação na área central e nos bairros com maior índice de criminalidade. A operação contou com o apoio dos Batalhões de Itapetininga, Sorocaba, Itu, Votorantim e do helicóptero da PM Águia 18, da Base de Sorocaba. No comando estavam o capitão Benedito Tadeu Galende e Lincoln Estanagel de Barros, das Companhias de Polícia Militar de Tatuí.

POLÍCIA MILITAR ALERTA
A Polícia Militar alerta a todos sobre um novo método de agir dos marginais. Durante a noite, se atirarem um ovo no para-brisas de seu carro (reconhecível pelo amarelo da gema): Mantenha a calma e a VELOCIDADE. Não use o limpador de para-brisas! NUNCA coloque água no para-brisas! Aumente a velocidade porque os LADRÕES estão por perto. Explicação: o ovo e a água formam uma substância viscosa, tal como o leite, e você vai precisar parar, pois bloqueará a sua visão em cerca de 90%. Fuja dali o mais depressa possível! Este é o ultimo método que eles inventaram, alerta a PM.

LEI A FICHA LIMPA NA PAUTA DO STF
Na quarta-feira (9), deverá entrar na pauta do Supremo Tribunal Federal a análise da validade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) para as próxima eleições municipais, em outubro de 2012. A ação foi proposta em maio, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em Ação Direta de Constitucionalidade - ADC 30. Em outras palavras, o STF deverá discutir se o princípio constitucional da presunção de inocência será superado pela LC 135/2010.

DIRIGIR EMBRIADO É CRIME, DIZ O STF
Dirigir embriagado é crime, independente de ter causado dano ou não. Em seu voto, o ministro Ricardo Lewandowski argumenta que "basta que se comprove que o acusado conduzia veículo automotor, apresentando uma concentração de álcool no sangue igual ou superior a 0,6 decigramas por litro para que esteja caracterizado o perigo ao bem jurídico tutelado e, portanto, configurado o crime". O entendimento de Lewandowski foi acompanhado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal ao rejeitar Habeas Corpus levado pela Defensoria Pública da União em favor de um motorista de Araxá (MG) denunciado por dirigir embriagado. Segundo o site Conjur, o crime está previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, mas o juiz de primeira instância absolveu o motorista por considerar inconstitucional o dispositivo, alegando que se trata de modalidade de crime que só se consumaria se tivesse havido dano, o que não ocorreu. Nesta quinta-feira (3/11), o INSS e a Advocacia-Geral da União entraram com ação regressiva para que um motorista embriagado devolva ao erário o dinheiro gasto com as pensões pagas às famílias das vítimas que fez.

Nenhum comentário: