sábado, 5 de novembro de 2011

GONZAGA E RAMIRO NA CHINA



Na primeira foto, prefeitos Gonzaga e Ramiro

em Huishan, com a prefeita local. E, na foto abaixo,

a comitiva regional em entrevista à TV chinesa.

Na quarta-feira (2), os prefeitos Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (Tatuí) e Ramiro de Campos (Cesário Lange) retornaram às suas cidades, depois de uma visita de doze dias a China. Na avaliação de Gonzaga, a visita ao país asiático foi bastante produtiva e não foi gasto nenhum dinheiro público nesse período. Segundo consta, passagens aéreas foram custeadas pelos próprios membros da comitiva regional e a hospedagem foi em um hotel municipal na cidade de Xishan, custeada pelo poder público chinês.

ORGANIZAÇÃO E ORÇAMENTO
Um dos pontos que chamou a atenção do prefeito de Tatuí foi a organização do País, força de trabalho e economia interna forte. Gonzaga conta que os chineses informaram que os municípios grandes não conseguem gastar o que arrecadam, pois não existem demandas urgentes. E uma das preocupações do governo central é erradicar a pobreza que assola 300 milhões de chineses e produzir alimento para quase 1,5 bilhão de pessoas.

NA EMBAIXADA DO BRASIL
Gonzaga e a comitiva foram recebidos na Embaixada do Brasil em Beijing. Depois, seguiram para Xishan, onde conheceram as autoridades locais, indústrias, escolas técnicas e alguns órgãos administrativos. Segundo o prefeito, os chineses ergueram um enorme estádio de futebol e agora encontram dificuldade em contratar técnicos para dirigir seus times. Xishan fica a 80 quilômetros de Shanghai, considerado o maior centro comercial e financeiro da China, possui uma população estimada em 450 mil habitantes.

CIDADES IRMÃS
O prefeito Gonzaga explica que o ponto alto da visita foi a assinatura de um termo de cooperação, intitulado “Cidades Irmãs”. As autoridades de Tatuí e Xishan se comprometeram com a troca de experiências culturais, educacionais e esportivas e a análise de possíveis investimentos sócio-econômicos. O município de Cesário Lange, representado pelo prefeito Ramiro de Campos, terá brevemente como “Cidade Irmã” a cidade Huishan. O protocolo de intenções neste sentido foi assinado entre Ramiro e a prefeita. Gonzaga explica que as autoridades chinesas foram muito hospitaleiras com a comitiva regional e pretendem retribuir esta visita para conhecer os municípios de Tatuí e Cesário Lange em 2012.

Nenhum comentário: