sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

GOVERNADOR ALCKMIN EM TATUÍ



GOVERNADOR EM TATUÍ
Na segunda-feira (26), 12 horas, o governador Geraldo Alckmin está com a agenda marcada para visitar Tatuí. Quem informa é a assessoria de imprensa da Prefeitura e consta da pauta a inauguração de 432 casas populares da CDHU (Companhia Estadual de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), em parceria com a Prefeitura. O órgão estatal investiu R$ 26,8 milhões no empreendimento e as casas foram edificadas com três dormitórios e 52,67 m2 de área construída. Na segunda-feira passada, os mutuários assinaram os contratos no Ginásio Municipal “Aarão Donizeti Guerra”, com a presença do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

MISS COMERCIÁRIA
Andressa Anthero, representando o comércio de Tatuí, foi a segunda colocada no concurso “Miss Comerciária Paulista”, realizado em Ribeirão Preto, no Salão Firense do Clube de Campo dos Comerciários. O concurso contou com a participação de 33 candidatas de diversas regiões do estado. A escolha da comerciária mais bonita faz parte do calendário de eventos da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciarios).

POSSE NO CLUBE DE CAMPO
Dia 2 de janeiro, 19h30, toma posse a nova diretoria do Clube de Campo de Tatuí, presidida por Valter Domingues. Na oportunidade, os 21 conselheiros eleitos no dia 27 de novembro também deverão assumir suas cadeiras e escolher o presidente do Conselho Deliberativo. A nova diretoria irá dirigir os destinos do clube no biênio 2012/2013.

PAPAI NOEL EM TATUÍ
Wilson Machado, o “Machadinho”, veste-se de Papai Noel e atende crianças de todas as idades aos pés da imagem da santa, na Praça Martinho Guedes, ao lado da feira de artesanato. Vera Lúcia Torres também atende a garotada, vestida de “Mamãe Noel”. Cada criança recebe pirulitos em formato de coração, simbolizando o tempo de amor e paz que deve ser vivido e transmitido no Natal.

POUPATEMPO
Nesta semana, o Poupatempo Tatuí comemorou um ano de atividades. Para celebrar, a unidade recebeu diversas apresentações musicais. Entre os grupos estão o Coral Infantil “Acácio Vieira de Camargo”, o Trio de Choro Urbano, o Coral “Lar Espaço Feliz”, do Lar Donato Flores, a Orquestra de Violões “Arte Pela Vida”, da Comunidade Recado, o Coral de Linguagem Gestual do Poupatempo, o Studio de Dança “Silmara Verzinhassi”, a Companhia de Dança “RITS” e o Coral Infantil da Igreja Presbiteriana “Rocha Eterna”. Em seu primeiro ano de funcionamento em Tatuí, o Poupatempo realizou mais de 183 mil atendimentos.

CONFRATERNIZAÇÃO
Na quinta-feira (15), a Prefeitura de Tatuí realizou a confraternização de fim de ano para os funcionários públicos municipais. Mais de duas mil pessoas estiveram presentes no CAT-Sesi, participando de um almoço e sorteio de prêmios, doados por estabelecimentos comerciais da cidade. Entre os prêmios sorteados, uma televisão LCD de 42 polegadas saiu para a servidora municipal Sílvia Maria Ramos. O evento contou com a presença do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

COLETA DE LÂMPADAS
Dia 13 de dezembro, a Prefeitura de Tatuí coletou aproximadamente 6.500 lâmpadas fluorescentes nos locais de descarte distribuídos pela cidade. Todas as lâmpadas são encaminhadas para uma empresa especializada em reciclagem e descontaminação. Os pontos de descarte localizam-se na Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes”, sede da Guarda Civil Municipal no Distrito de Americana, Corpo de Bombeiros, Faculdade de Tecnologia (Fatec) e Secretaria do Meio Ambiente. As lâmpadas fluorescentes não podem ser jogadas no lixo comum, sob pena de causar sérios danos à saúde dos seres humanos e animais e contaminar o meio ambiente.

MAIS UM PRÉ-CANDIDATO
Na terça-feira (20), Márcio Medeiros, presidente do Partido Verde (PV) de Tatuí, compareceu à redação deste jornal, acompanhado por Júlio Inácio Vila Nova, e anunciou-o como pré-candidato da agremiação política ao Poder Executivo nas eleições municipais de 2012. Para justificar sua escolha, Márcio citou a experiência e o conhecimento da administração pública de Júlio, que já foi vereador, vice-prefeito e secretário municipal de saúde.

AUMENTA A LISTA
Além de Júlio Vila Nova, pelo PV, se mostraram interessados em concorrer o vereador José Manoel Corrêa Coelho, o Manú. Recentemente, em reunião com o deputado Baleia Rossi, a Executiva Estadual do PMDB autorizou Manú a pleitear sua candidatura junto à Comissão Provisória de Tatuí. Questionado a respeito do assunto, o advogado Eduardo Rodrigues, presidente da Comissão Provisória do PMDB, disse que nada ainda está definido na sua agremiação política. O ex-prefeito Ademir Borssato está nos planos do PSD para se candidatar novamente em Tatuí. Quem informou foi José Orlando da Cruz, coordenador da agremiação política. O PSDB, partido do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, ainda não se manifestou sobre pré-candidatura à cadeira do “Palácio das Mangueiras”. Nos bastidores políticos, porém, ventilam-se os nomes do vereador José Tarcísio Ribeiro e do secretário Luiz Paulo Ribeiro da Silva.

EM SÃO PAULO
Em São Paulo, a grande imprensa já noticia também sobre as futuras candidaturas à Prefeitura da Capital. O ministro Fernando Hadad aparece como pré-candidato do PT. Bruno Covas, Andréa Matarazzo, José Aníbal e José Serra aparecem como pré-candidatos do PSDB. Gabriel Chalita e Paulo Skaf estão cotados no PMDB. Luiz Flávio D’Urso aparece no PTB. Netinho de Paula no PC do B. Celso Russomano no PRB. Paulo Maluf no PP. Eduardo Jorge Martins Sobrinho no PV. Guilherme Afif Domingos no PSD. Paulinho da Força no PDT. Soninha Francine no PPS. Carlos Gianazzi e Ivan Valente no PSol. E Rodrigo Garcia no DEM.

RECITAL DE VIRTUOSE
Dia 16 de dezembro, Natasha de Camargo Ferrari, aluna de piano da professora Zoraide Mazuli Nunes, encantou os presentes no Salão Villa-Lobos, no Conservatório de Tatuí. Ela apresentou em seu recital de conclusão de aperfeiçoamento peças de Bach, Chopin, Shuman, Debussy dentre outros clássicos da música erudita. Dona Zoraide, pela sua experiência de 24 anos na coordenação do setor de piano do Conservatório, entende que o nível de excelência de Natasha fará com que a pianista tenha uma brilhante carreira internacional.

CONSTITUIÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR
Em matéria publicada na revista eletrônica Consultor Jurídico, o ministro Celso de Mello afirma que a Constituição Federal não confere ao Conselho Nacional de Justiça poderes para quebrar sigilo bancário ou fiscal. Esta polêmica está estampada nas primeiras páginas dos principais jornais do País. No centro da notícia está o ministro Lewandowski, que concedeu liminar desautorizando o CNJ a investigar juízes e quebrar seus sigilos bancários e fiscais. Para o decano do STF, o ministro Ricardo Lewandowski apenas reproduziu a sólida jurisprudência do Supremo Tribunal Federal a respeito da matéria. Para o ministro tatuiano, “há um grande consenso nesse sentido", afirma: "A jurisprudência do STF nega a qualquer autoridade pública, quando no exercício de função administrativa, a possibilidade de decretar quebra de sigilo bancário e ou fiscal". Por ser órgão administrativo, o CNJ jamais teve o poder reservado a magistrados em funções jurisdicionais. E até mesmo para o juiz há regras. Sem motivo claro e fundamentação a ordem é nula. A norma, lembra Celso de Mello, já foi intensamente aplicada para conter Comissões Parlamentares de Inquéritos e em casos de abusos do Poder Público, em que se tentou iniciar investigações pela quebra de sigilo.


CLAÚSULAS PÉTREAS - Celso de Mello ressalva que a proteção do sigilo bancário não significa restrição ao poder de investigar nem limita o poder de investigação do estado, já que o estado dispõe de meios para requerer a juízes e tribunais que ordenem às instituições financeiras a informação dos fatos. Essas regras constitucionais que proclamam direitos e garantias estão protegidas por cláusulas pétreas. Para o ministro, a decisão de Lewandowski não só se mostra plenamente fiel à jurisprudência do STF, como traduz o exercício concreto da correta aplicação do texto constitucional.

Nenhum comentário: