sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

FELIZ ANO NOVO

Na ativa novamente
Após breve recesso, estamos novamente na ativa com informações de Tatuí e região. A todos que nos acompanham neste blog, alguns por prazer e outros por obrigação, nossos votos de um feliz Ano Novo. Este é um ano que promete muitas novidades com a mudança do comando político de Tatuí. Para refrescar a memória, o novo presidente da Câmara Municipal de Tatuí, vereador José Tarcísio Ribeiro (PSDB), era conselheiro da Associação dos Amigos do Conservatório (AACT). Há alguns meses pediu demissão do Conselho por não concordar com a nova direção e com a interferência da Secretaria da Cultura na condução dos destinos da escola de música.

E por falar em Conservatório
Especula-se nos meios políticos que o atual diretor administrativo do Conservatório, Henrique Autran Dourado, deverá ser substituído na direção da escola de música. Os rumores, com reflexão especulativa, informam que a decisão, que poderá ser de caráter irrecorrível, deverá acontecer na volta do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, atualmente gozando um curto período de férias, após sua posse do novo mandato. Vamos aguardar.

Maestro fora do processo
Acaba de sair o resultado preliminar do processo seletivo para o cargo de maestro de orquestra sinfônica no Conservatório. O maestro Adriano Machado não foi classificado nem para o teste de regência da orquestra que ele criou na escola de música. Foi eliminado na primeira fase. Verifiquei o resultado e, curiosamente, não encontrei entre os classificados os nomes de John Neschling, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Jamil Maluf. Isto me leva a pensar. Será que o Adriano teve o mesmo destino da pianista Karin Fernandes, que se insurgiu contra a direção da escola?

"Me dá um dinheiro aí"
Em janeiro, a cidade de São Luiz do Paraitinga realiza seu Festival de Marchinhas de Carnaval. Em setembro, esta cidade promoveu o Festival da Canção e toda programação foi paga com verba da Associação dos Amigos do Conservatório de Tatuí (AACT). Foram dispendidos mais de R$ 250 mil do cofre do Conservatório para pagar a conta de quatro dias de festival. Espera-se que a conta do Festival de Marchinhas também não venha para a AACT pagar.

No pacote do Estadão
O Conservatório de Tatuí está incluso em um pacote das principais entidades culturais que entram 2009 com impasses. A matéria foi distribuída pela Agência Estado para todo o Brasil e o Jornal "Cruzeiro do Sul", de Sorocaba, publicou a notícia. Por se tratar de matéria de relevante interesse para a população de Tatuí, que tem o Conservatório como uma "verdadeira joia da coroa", o Jornal Integração reproduz o texto na primeira página da edição deste fim de semana.

Está na Constituição
A Polícia Militar de Tatuí acaba de ser agraciada com uma viatura e um bafômetro. A viatura deverá ser de grande utilidade. Mas, o bafômetro pode causar problemas para os policiais militares. Está inscrito na Constituição Federal que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. Portanto, ninguém é obrigado a se submeter ao teste do bafômetro. Mas, nem por isto as pessoas podem beber todas e dirigir pelas ruas da cidade. Isto é um ato de irresponsabilidade.

Novo comandante
O tenente coronel Ben-Hur Baptista assume o comando do 22. Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itapetininga. Esta unidade está dividida em quatro Companhias, sendo duas em Itapetininga e duas em Tatuí. A Segunda Cia PM é comandada pelo capitão PM Benedito Tadeu Galende e responde pelos municípios de Tatuí, Quadra e Cesário Lange. A Quarta Cia PM, comandada pelo capitão PM Jair Francisco Gomes Júnior é responsável pelos municípios de Tatuí, Boituva e Cerquilho. A 1a. e 3a. Cias possuem base em Itapetininga.

Anúncio de obras
A assessoria de imprensa do prefeito Marcelo Soares da Silva (PV), Capela do Alto, informa que o governador José Serra deve anunciar, na próxima semana, uma nova fase do programa Pró-Vicinais para a região. A boa notícia foi dada pelo deputado Edson Giriboni (PV), na quinta-feira (8), em visita ao prefeito capelense. Segundo consta, o Governo do Estado de São Paulo garante investimentos na ordem de 10 milhões de reais na recuperação de diversas estradas.

Obras a ser anunciadas
O deputado Giriboni informa que das obras a ser anunciadas constam a pavimentação da Estrada Vicinal Bassi Isaías (6,0 km) – popularmente conhecida como “Estrada do Ica” – que representará um investimento de 2.800 milhões. Diz o parlamentar que ainda serão recapeadas as estradas municipais Severino de Oliveira (6,5 km) – ligação da cidade com o bairro Capanema – e a Estrada Braz João Vieira (5,7 km) – principal via de acesso com Iperó, popularmente conhecida com Estrada do Jutuba – com investimentos estimados em 2.700 e 2.200 milhões, respectivamente.

Rodovia Senador Laurindo Minhoto
O deputado Giriboni garante que serão anunciadas as obras de recuperação da Rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP 141) – que faz a ligações de Capela do Alto, com a Rodovia Raposo Tavares e Tatuí. O pedido para o recapeamento e duplicação desta estrada, entre Tatuí e a entrada de Iperó, foi solicitada pelo prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (PSDB) ao governador José Serra. A assessoria de imprensa do prefeito tatuiano informa que também está prevista a duplicação da Ponte "Expedicionário José Fernandes" sobre o Rio Tatuí.

Nenhum comentário: