sábado, 16 de maio de 2009

MÚSICA NA PAUTA

Escola de música em Itapetininga
A Prefeitura de Itapetininga informa que Escola Livre de Música Municipal , mantida pela Secretaria de Cultura e Turismo, oferece formação cultural, técnico-pedagógica e artística à população. No total, são oferecidos 17 cursos ministrados por 19 professores efetivados em concurso público, tais como: violino, viola clássica, violão, piano, teclado, percussão, canto lírico, clarinete, saxofone, flauta doce, flauta transversal, trompete, teoria musical, harmonia e composição, história da música, ballet e musicalização.

Alunos da região
Segundo a direção da instituição musical, a escola conta com cerca de 400 alunos, oriundos da região e do exterior. Os futuros músicos praticam aulas individuais e grupais como o quarteto de saxofones, de clarinetes, de metais e os grupos de choro, de violões, de flauta doce e de musicalização. A Escola Livre de Música funciona anexa ao Centro Cultural e Histórico, na Praça Marechal Deodoro, s/nº, no centro de Itapetininga. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone: (15) 3271.7711.

Poluição preocupa

Na quinta-feira (7), 34 prefeitos dos municípios que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) assinaram convênio com a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento. A assinatura aconteceu durante a realização de reunião do CBH-SMT em Itu e contou com a presença de Dilma Pena, secretária de Saneamento e Energia. A partir dessa assinatura, técnicos de uma empresa de consultoria contratada por licitação pública farão o levantamento da situação do saneamento em cada uma das cidades. O trabalho inclui serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e manejo das águas pluviais urbanas.

Ouvido na Secretaria
Na segunda-feira passada, além de amargar uma demissão via telefone, o maestro Antonio Carlos Neves Campos foi ouvido em sindicância na Secretaria de Estado da Cultura. Segundo consta, a denúncia partiu do próprio Conservatório e o fato a ser apurado são serviços prestados pela empresa Tekla à instituição musical. O maestro explica que através desta empresa, legalmente constituída, ele cobrava pelos arranjos produzidos para o Festival de Música Popular Brasileira. Aliás, belíssimos arranjos e motivos de elogios públicos do maestro Chiquinho Moraes.

E por falar em Festival
Festival de Música Popular Brasileira - O sucesso dos festivais das décadas de 70 e 80 repete-se todos os anos em Tatuí. Compositores e intérpretes de todo o país participam do Festival de Música Popular Brasileira, evento oficializado pelo decreto estadual 40.833/96. O festival tatuiano é o único no Brasil no qual intérpretes são acompanhados por uma orquestra exclusiva.

Exercício de ficção
A nota acima foi retirada neste sábado, na íntegra, do site oficial do Conservatório de Tatuí. Entretanto, esta atividade tornou-se puro exercício de ficção. Todos os anos, nos meses de maio e junho, o CDMCC realizava o nosso tradicional Festival de Música Popular Brasileira. No ano passado não aconteceu. A desculpa foi que a nova direção não teve tempo de realizá-lo, pois havia assumido há pouco tempo. E agora? Qual é a desculpa? É Tatuí perdendo espaço no cenário musical brasileiro. Esta é mais uma observação deste blog fofoqueiro. Acorda, Tatuí.

Nenhum comentário: