quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

TATUIANO NA REITORIA DA UNISO

Posse na reitoria
Na segunda-feira (1), o tatuiano Fernando de Sá Del Fiol será empossado como Magnífico Reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso). A sessão solene será realizada no campus da escola, na Rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba. Esta universidade congrega 73 cursos nas áreas de humanas, exatas e biológicas. Consta dos projetos do novo reitor, ainda para este ano, a implantação de um curso de Direito em Tatuí. Curso semelhante está sendo implantado no campus de Tietê.

Avião cai em Iperó
Na quarta-feira (27), uma aeronave modelo EMB 810C caiu no município de Iperó, após decolar do aeroporto de Sorocaba. Morreram no acidente aéreo o piloto José Ferreira dos Santos, 32 anos, e Maria Leonor Salgueiro, 67 anos, mãe do proprietário do avião. O destino era uma fazenda em Goiás.

Carnaval em Tatuí e região
Os festejos carnavalescos começam a ser definidos para fevereiro de 2010. A Secretaria de Cultura e Turismo de Tatuí programa o Concurso Regional de Escolas de Samba, apresentação de blocos de Tatuí e está praticamente confirmada a presença de escolas de samba da Capital, para desfilar na Rua 11 de Agosto.

Em Porangaba

Está definida a programação do carnaval em Porangaba. Serão cinco dias de muita folia e a Prefeitura estima um público de 40 mil pessoas em cada uma das noites. No primeiro dia de festa, 12 de fevereiro, às 21h, na Passarela do Samba, haverá ensaio geral com as escolas Mocidade e Unidos da Vila. Às 23h, haverá show com a Banda Vida Cigana. A programação completa está no site http://www.porangaba.sp.gov.br/.

Em Capela do Alto
Na cidade de Capela do Alto, a abertura do carnaval acontecerá no dia 13 de fevereiro, sábado, com o desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Na sequência desfila a Escola de Samba Acadêmicos Espada de Ouro, de Porto Feliz. No domingo (14), desfila pela rua São Francisco o Bloco Unidos da Capela. No dia 15, acontece o Vai Quem Quer.

Atendimento a travestis
O Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde, pioneiro na América Latina, definiu o primeiro protocolo para o atendimento de travestis do país. O documento inclui a orientação e definições de dosagens em relação ao uso de hormônios, acompanhamento e tratamento das complicações decorrentes do uso de silicone industrial, avaliações urológicas, proctológicas, entre outras. O CRT/Aids fica na Rua Santa Cruz, nº 81, na Vila Mariana, São Paulo.

Vestibular para Administração
A Faculdade Paulo Setúbal está com inscrições abertas para o curso de Administração. As provas estão agendadas para 30 de janeiro e 6 de fevereiro. No primeiro dia de aula haverá sorteio de dez netbooks. Os interessados podem se inscrever pelo site http://www.paulosetubal/. com. br. A faculdade fica na Rua Maneco Pereira, 619, em Tatuí.

Festival de MPB
No período de 26 a 28 de fevereiro, o Conservatório de Tatuí promove o 17º Festival de Música Popular Brasileira, com a participação de 20 músicas concorrentes. Segundo consta, as inscritas são de diferentes estados do Brasil. As selecionadas podem ser conferidas na edição impressa do Jornal Integração deste fim de semana.

Solidariedade
Na última semana, a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí recebeu 150 quilos de feijão de Lázaro Smanioto. Com este gesto de solidariedade, este cidadão contribui para a reestruturação do hospital. O alimento foi encaminhado ao setor de nutrição do hospital, sob os cuidados da nutricionista Fernanda Bonini.

Geração de empregos em Tatuí
Em 2009, Tatuí registrou 1.750 novos empregos formais, com carteira assinada. Os dados são do Caged (Cadastro Geral dos Empregos e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram 12.981 admissões, contra 11.231 demissões. O índice positivo de 8,17% foi um dos melhores da região, no decorrer de 2009. O principal setor gerador de emprego foi o de serviços, com 1.175 novos trabalhadores, em seguida, a indústria de transformação (215), administração pública (179), comércio (134) e construção civil (89). No ano passado, a agropecuária demitiu 39 trabalhadores, registrando saldo negativo na geração de empregos.

Nenhum comentário: