sexta-feira, 13 de julho de 2012

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932




HOMENAGEM AOS PAULISTAS
Na edição deste fim de semana, já nas bancas, o Jornal Integração publica um histórico da participação de Tatuí na Revolução Constitucionalista de 9 de Julho de 1932, de autoria de Christian Pereira de Camargo e Renato Ferreira de Camargo. O artigo é interessante e traz os nomes de todos os revolucionários tatuianos, que deveriam ser reverenciados como heróis no dia 9 de julho. Na mesma página, o Ministro José Celso de Mello Filho, do Supremo Tribunal Federal (STF),  escreve um texto,  exclusivo, alusivo à data máxima do Estado de São Paulo.  Embora São Paulo perdesse a guerra,  o Brasil, com o sangue dos revolucionários,  recebeu uma nova Constituição Federal (1934).


ÍCONE DA MPB
No domingo (8), faleceu aos 66 anos, no Rio de Janeiro, o músico tatuiano José Roberto Bertrami, que alcançou fama internacional como tecladista da banda Azymuth. Este conjunto fez grande sucesso no País na década de 1970, com a canção “Linha do Horizonte”, até hoje executada nas emissoras de rádio. Na edição impressa deste fim de semana, o Jornal Integração colheu um depoimento emocionado de Valter Leite, o Carioca, sobre a vida artística do “Bai”, como era conhecido José Roberto. Na foto, o Star Nigth, em sua formação no ano de 1959, do arquivo pessoal de Carioca.



DIA MUNDIAL DO ROCK
No domingo (15), das 13 às 15 horas, A Secretária Municipal de Turismo e Cultura de Tatuí comemora o Dia Mundial do Rock, na Concha Acústica, com a participação de bandas tatuianas. Estão confirmadas e deverão se apresentar as bandas Viúva Negra, Vodka Joe, A Caixa, Warfaire, Psico Ativo, Symptomen e Pethallian. Dia 13 de julho é considerado Dia Mundial do Rock. Neste dia, em julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.


INAUGURAÇÃO DE MARCO
 No sábado (30), Wellington Noboru, presidente do Rotary Club Tatuí Cidade Ternura, inaugurou o "Marco Rotário" deste clube de serviços, na rotatória entre a Avenida Sales Gomes e Rua São Carlos. O projeto foi desenvolvido por Vicente Miranda, membro do clube de serviço tatuiano. Foto de Fernando Foster.



NA POSSE EM BOITUVA
Dia 5 de julho, o vereador Fabrí de julho, o IITUVAo rotariano,tatrocent. ry, qualquer cidadRita Lee, dentre outros.oate na cidade de Presidente Prudente, veiocio Amaro (PSB) esteve presente na posse na posse de Paulo Roberto Nehring e Sandra, na presidência do Lions Clube de Boituva, para o ano leonístico 2012/2013. A festiva contou com a presença de Daniel Cubas, governador do Distrito L4  do Lions. A foto mostra  Daniel Cubas, Paulo Roberto Nehring, Fabricio Amaro, Edson Marcusso e Adauto Pereira Sobrinho.

PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA
Dia 27 de junho, em solenidade na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Fundação Abrinq entregou ao prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo o certificado do programa Prefeito Amigo da Criança. Neste dia, 182 prefeitos brasileiros foram homenageados no Auditório Nereu Ramos. Gonzaga estava acompanhado de sua esposa Maria José Vieira de Camargo, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.

CURSO DE TEOLOGIA
A partir do mês de agosto, o padre Edvilson de Godoy, da Paróquia da Sagrada Família, irá ministrar o “Curso de Teologia: Cristologia II”, com o tema: “Eu creio em Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador do Mundo”. O curso terá quinze encontros semanais de uma hora e meia de duração e reconhecimento oficial da Faculdade de Teologia, com entrega de certificados. . Maiores informações sobre o curso são obtidas na Igreja da Sagrada Família, na Avenida das Mangueiras, nº 115, ou pelo fone: (15) 3251-3558.

NÃO ENTENDERAM
 Às vezes, até grandes jornais cometem equívocos.  Jornalistas de um grande matutino paulista, ao divulgar a decisão do ministro Celso de Mello, em um Mandado de Segurança impetrado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES), mudaram completamente a interpretação do decano do Supremo Tribunal Federal (STF). O senador pediu que a Mesa Diretora do Senado determinasse a individualização e divulgação de votos em casos de cassação do mandato do senador Demóstenes Torres. O ministro Celso de Mello sentenciou que o sigilo do voto é imposto pela Constituição. Acatar os argumentos, nas palavras do ministro, seria decidir contra constitutionem, ou seja, contra a Constituição Federal, lei máxima do Brasil. (Ministro Celso de Mello em foto de Gervásio Batista/STF).



NOTA DO MINISTRO CELSO DE MELLO,
DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL:


 “A INTERPRETAÇÃO  QUE SE DIVULGOU,  FEITA, NOTADAMENTE, POR ALGUNS SENADORES (QUE CERTAMENTE NÃO LERAM A MINHA CLARA E MUITO BEM FUNDAMENTADA DECISÃO), MOSTROU-SE TOTALMENTE EQUIVOCADA (E ERRADA)  AO ATRIBUIR-ME ALGO QUE EU NÃO (repito: NÃO) DISSE  NEM FIZ CONSIGNAR EM MEU JULGAMENTO!  LIMITEI-ME  A DIZER, EM REFERIDA DECISÃO, QUE NÃO PODERIA DETERMINAR À MESA DIRETORA DO SENADO FEDERAL QUE ADOTASSE, "CONTRA CONSTITUTIONEM", PROVIDÊNCIAS DESTINADAS A PERMITIR A REVELAÇÃO DO VOTO DO SENADOR IMPETRANTE DO MANDADO DE SEGURANÇA EM CAUSA!  EM MOMENTO ALGUM AFIRMEI QUE CONSTITUIRIA CAUSA DE NULIDADE DO JULGAMENTO DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES  A REVELAÇÃO VOLUNTÁRIA,  PELO SENADOR VOTANTE,  DO CONTEÚDO DE SEU PRÓPRIO VOTO!  É CLARO QUE O SENADOR, POR DELIBERAÇÃO PRÓPRIA, PODE REVELAR, QUERENDO, O CONTEÚDO DE SEU VOTO!  ESSE PODER DE "DISCLOSURE" CONTÉM-SE EM SUA ESFERA DE AUTONOMIA  PESSOAL! O QUE ELE NÃO PODE É PRETENDER OBRIGAR UM ÓRGÃO DO ESTADO (NO CASO, A MESA DO SENADO FEDERAL) A PROCEDER , COM APOIO DO PODER JUDICIÁRIO,  CONTRA A REGRA INSCRITA NO PARÁGRAFO 2o. DO ART. 55 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL! A MINHA DECISÃO, ALÉM DE REDIGIDA DE MODO OBJETIVO, FOI ABSOLUTAMENTE CLARA QUANTO A TODOS ESSES ASPECTOS!!”.


Leia também matéria do Conjur sobre o assunto:
http://www.conjur.com.br/2012-jul-12/divulgacao-votos-cassacao-nao-invalida-julgamento-senador

Nenhum comentário: