sábado, 23 de agosto de 2008

EM TEMPO DE OLIMPÍADA

Cai árvore comprometida

Neste sábado, o engenheiro Márcio Medeiros, secretário do Meio Ambiente, determinou a remoção de uma mangueira que estava prestes a cair na Avenida Cônego João Clímaco (Mangueiras). Segundo o engenheiro, a mangueira foi atacada por broca e já estava com ordem de corte, autorizada pela Comissão Municipal do Meio Ambiente de Tatuí. Na edição deste fim de semana, a coluna "Desabafo" traz um alerta sobre o perigo que esta árvore oferecia às pessoas que passavam pelo local. Márcio plantou outra muda no lugar.

Autran é colunista

O músico Henrique Autran Dourado, diretor do Conservatório, revela seu lado jornalístico e assume uma coluna no Jornal Integração. Na edição deste fim de semana, Autran mostra o desenrolar das festividades de agosto em Tatuí e a participação da escola de música tatuiana. Em seu texto ele conta que conhece a violoncelista Tânia Lisboa há 24 anos, daqui mesmo de Tatuí, e dizque foi ele quem a levou para a Escola Municipal de Música de São Paulo. Hoje a tatuiana integra as maiores instituições musicais da Europa, inclusive uma escola de música na Inglaterra, patrocinada pelo príncipe Charles.

Não gostaram da recepção

Algumas pessoas que compareceram ao aeroclube de Tatuí para "visitar" uma feira de ultraleves, que constava da programação oficial da Semana de Paulo Setúbal, não gostaram da recepção oferecida pelos organizadores do evento. Luís Pasoto compareceu à redação do Jornal Integração para protestar e informou que ele e amigos foram impedidos de entrar na área destinada às aeronaves. Jorge Rizek, diretor de Turismo, informa que entrou em contato com a empresa que promoveu o evento e promete uma explicação a estas pessoas. Adianta Rizek que o motivo foi por problema de segurança.

Fim do nepostismo

Nepotismo é a prática de contratar parentes para ocupar cargos públicos. Na quinta-feira passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) colocou um ponto final nesta questão e editou a Súmula Vinculante número 13. Diz a lenda que este é o número do azar. E pelo jeito deverá ser para aqueles que gostam de nomear filhos, tios, irmãos, primos e outros parentes para ocupar cargos em comissão nos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Fim da algemas

Um especialista em Direito informa que o policial que descumprir a "Súmula das algemas" é passivo de ser responsabilizado até criminalmente, caso a pessoa algemada impetre uma ação de Reclamação no Supremo Tribunal Federal. A Súmula Vinculante n.11, editada pela Suprema Corte de Justiça, regulamenta os casos em que o uso de algemas são permitidos e os policiais deverão justificar por escrito a sua utilização.

Em tempo de esporte

O tatuiano e "uspiano" Renan José Rodrigues Fernandes, aluno de Medicina, foi convocado para a Copa Unisinos, a ser realizada em outubro em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele participará da equipe de atletismo e representa as universidades do estado de São Paulo.

E por falar em Olimpíada

Quando se metem a escrever sobre esporte, alguns jornalistas escrevem bobagens em suas colunas. Os erros, até de conceito, são deploráveis. Alguns jornais escrevem Olimpíadas (com s). Não é nada disso. A Olimpíada é uma só e no singular. Olimpíada de Pequim. Olimpíada de Atlanta. Olimpíada de Atenas. Isto é só para começar. Outros erros comuns: a atleta Maurren Maggi "pulou" 7m04 e ganhou medalha de ouro. Se a prova é de "salto em distância" como ela "pula". Outros falam "Jessé Farias de Lima pulou 2m20". Ele também não "pula". Ele salta. E quando chega nos arremessos e lançamentos os erros cometidos são sofríveis. Alessandra Nobre Resende "arremessou" o dardo. Esta atleta não "arremessa". Ela lança o dardo. Elisângela Maria Adriano lança o disco. E o atleta Jadel Gregório, com seu salto triplo, ficou em sexto lugar na Olimpíada de Pequim. Se usar este raciocínio, o famoso "João do Pulo", na verdade, nunca pulou. João Carlos de Oliveira saltou 17m89 e conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, em 1975, na cidade do México. Esta marca foi superada somente em 2008 por Jadel Gregório (17m90).

Nenhum comentário: