sexta-feira, 3 de abril de 2009

UM POUCO DE VIAGEM...


No Canadá e nos EUA

Na semana passada, eu e minha esposa Aideé percorremos milhares de quilômetros em território canadense e norte-americano. Tivemos oportunidade de ver e fotografar paisagens deslumbrantes. Aquelas que a gente só vê em filmes. Todos os jornalistas, como nós, deveriam ter o direito de viajar. Estes passeios, além de abrir nossos horizontes, servem como fonte de experiência para nossa vida profissional. A seguir vou destacar alguns tópicos desta viagem, sempre acompanhados
de uma fotografia de nossa autoria.




Companheiros de viagem
Um grupo de dezessete pessoas percorreu diversas cidades. Era formado por moradores da América do Sul e Central. A guia Sônia Andrade é colombiana e reside há muitos anos nos Estados Unidos. Sua experiência em organizar grupos de viagens fez com que nossa estadia fosse proveitosa e enriquecida com seus conhecimentos de história. Entre os presentes, como mostra a foto acima, estavam o advogado Álvaro Alfaro e sua esposa Maira, de San José da Costa Rica, o administrador Jiovel Cruz e Jessica, de Porto Rico, Neptali Alvarez, chavista pleno e professor da Universidade Central da Venezuela, especialista em Metodologia da Investigacion para pós-graduados em Direito, sua filha Nathalie Alvarez, produtora de programas da GolTV, em Miami, as argentinas Anita e Magdalena Esposito e a mexicana Mari Carmen Gonzalez de Leão e suas filhas.


Em Harvard
Em Boston, dentre os diversos pontos turísticos desta cidade norte-americana, valeu a pena conhecer a Universidade de Harvard, composta por trezentos prédios, como o da foto. O presidente Barack Obama é formado por este importante centro de estudos. Em abril, o professor tatuiano Fernando Del Fiol, vice-reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), permanece por um período de três meses participando de um curso nesta renomada escola.

Sem elitismos
O palco que se vê nesta foto foi construído especialmente para apresentações da Orquestra Sinfônica de Boston, uma das melhores do mundo. Suas apresentações não são elitistas e fechadas a quatro paredes para um público seletivo. Neste maravilhoso parque todos têm oportunidade de ouvir os concertos ao ar livre. Seu formato é idêntico à concha acústica de Tatuí, obra do prefeito Paulo Ribeiro na década de 70.

Em Quebec
Na histórica cidade de Quebec, no Canadá, você pode experimentar temperaturas baixíssimas, mesmo sendo o início da primavera. A foto mostra um portal na parede de um prédio, contando toda a evolução desta importante cidade, com seu ricos significados.

A neve
As paisagens cobertas de neve e as construções feitas com bom gosto é um espetáculo à parte. A foto mostra um dos pontos da Citadel. A variação de temperatura é sem uniformidade. Em dado momento você experimenta temperaturas abaixo de 18 graus. E, neste mesmo dia, a temperatura pode subir, mas não muito que obrigue você a tirar os protegidos agasalhos.


Estádio Olímpico
Em 1976, o Canadá construiu um estádio especialmente para os Jogos Olímpicos daquele ano. O professor Neptali experimenta a sensação de receber uma medalha de ouro no pódio construído para a condecoração dos atletas.

Mil Ilhas
Mil Ilhas está localizada no Rio St. Lawrence, na região leste do Canadá. O local é preferido para o turismo e neste local concentram-se 1860 ilhas fluviais, todas pequenas. Em sua maioria, do tamanho de dois lotes no Parque Residencial Colina das Estrelas. Em todas elas existem casas de veraneio (junho a outubro). Nesta época o Canadá vai a extremos com temperaturas até 40 graus centígrados acima de zero. A foto acima mostra o início da friorenta primavera e parece um quadro. Um local ideal para os integrantes da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí desenvolverem suas capacidades criativas.


Niagara Falls
A foto mostra as cataratas de Niagara vistas bem de perto. Este é o lado canadense, pois o local divide os dois países. Através de um elevador e seguindo por um túnel você se aproxima das quedas d’água e vê de perto a força da natureza. Um espetáculo deslumbrante e muito molhado.

Em Arlington
Em Washington a visita obrigatória aos turistas é ao Cemitério de Arlington. Neste local, encontram-se sepultados os irmãos Robert e John Kennedy. Robert preferiu uma pequena cruz branca de madeira, como era seu desejo. A foto mostra uma inscrição em frente a tumba do presidente Kennedy, morto em Dallas em 22 de novembro de 1963. A foto mostra trecho de seu memorável discurso de posse como presidente dos Estados Unidos. Neste, em uma interpretação livre, ele afirma: “não perguntem o que a América pode fazer por vocês, mas o que nós podemos fazer por ela”.

Culto às guerras
Os norte-americanos se orgulham de suas participações em guerras. A Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Coréia, Vietnã e outras estão simbolizadas nos parques de Washington. A foto mostra um monumento à Guerra da Coréia. Na homenagem à Guerra do Vietnã, em uma parede estão inscritos os nomes de todos os militares que tombaram em combate. Mais de 58 mil...


Cerejeiras
Em abril, os habitantes da capital norte-americana se vislumbram com um espetáculo maravilhoso. É a festa das cerejeiras, que atrai milhares de turistas à capital. A foto mostra uma árvore já toda florida, neste início de primavera. Só para lembrar. Em 2008, em Tatuí, por ocasião dos 100 anos de imigração japonesa, muitos descendentes nipônicos doaram mudas de cerejeiras e estas foram plantadas em praças e no Parque Ecológico Maria Tuca. Dentro de alguns anos a beleza destas árvores também poderão ser vistas em nossa cidade.


Livre protesto
Vocês imaginam uma pessoa permanecer 28 anos protestando? É o caso desta mulher da foto. Faça frio ou sol ela está com sua tenda armada em frente a Casa Branca, residência oficial dos presidentes dos Estados Unidos. Seu descontentamento é contra as guerras e todas as formas de violência. Isto sim é perseverar...

Casa típica
A foto mostra uma casa típica dos moradores dos Estados Unidos. É a casa de Mark e Patrícia Trench Rodrigues, nossa sobrinha. Ela mora há cinco anos em Rockville e está casada há quase dois anos.


Para finalizar
Este é o Museu de Arte da Philadelphia. Nas escadarias deste prédio público foi filmada a cena final de Rock, o Lutador, com Sylvester Stallone. A estátua de Stalone está neste local e serve como atração turística. Esta cidade também abriga o Sino da Liberdade. Ela foi palco do momento histórico e considerado o mais importante para os Estados Unidos. Dia 4 de julho de 1776, as treze colônias na América do Norte fizeram a Declaração de Independência, rejeitando a autoridade britânica, a favor da política de autodeterminação. É a liberdade e a democracia. Sem adjetivos.

Nenhum comentário: