sexta-feira, 11 de setembro de 2009

MOMENTO HISTÓRICO NA AMÉRICA

Pela liberdade de imprensa
A liberdade de imprensa vive um momento histórico na América Latina. Fatos que acontecem em alguns países poderão ser o termômetro de como anda a democracia nestes estados. Na Venezuela, a imprensa está sob forte mordaça e o caudilho Hugo Chavez mostra como se administra em um regime de força. O governo da Argentina se esquiva de qualquer responsabilidade na blitze de quase 200 fiscais que a Receita Federal local, a AFIP (Administração Federal de Ingressos Públicos), realizou nesta quinta-feira nas empresas do Grupo Clarín, maior grupo de multimídia do país. O jornal O Estado de S. Paulo, principal publicação brasileira, segue há 42 dias sob censura imposta pelo Poder Judiciário, sem poder publicar notícias sobre a família do senador José Sarney, presidente do Senado da República. E o Jornal Integração também vive seu momento e aguarda decisão do Poder Judiciário, em ação impetrada contra o semanário.

Desafios dos jornais locais
Dia 19 de setembro, a Associação dos Jornais do Interior (Adjori/SP) reúne diretores de jornais para discutir os desafios dos jornais locais. Vicente Viladarga, ex-diretor da Gazeta Mercantil, Márcio Cardeal, editor da Revista Negócios da Comunicação, Flávio Pestana, da rede de jornais Bom Dia, são alguns dos convidados de Carlos Balladas, presidente da entidade que congrega os jornais do interior do estado de São Paulo. O seminário acontece na sede da Associação Comercial de São Bernardo do Campo.

Quinto caso de gripe suína
Nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde registrou o quinto caso de gripe suína em Tatuí. O infectado pelo vírus A (H1N1) é uma criança de dez anos, do sexo masculino. Ele passa bem, foi medicado e está em casa. Segundo consta, existem cinco casos suspeitos da nova gripe, sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Investindo no interior
Esta semana, o Jornal Integração publica anúncio da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. É o Governo Federal mostrando o trabalho social que deixa Lula em situação privilegiada nas pesquisas de opinião dos principais institutos brasileiros.

75 anos da "Salles Gomes"
Dia 2 de outubro, 19h30, a direção da Etec "Salles Gomes" realiza sessão solene para comemorar os 75 anos de fundação desta importante unidade educacional de Tatuí. Na década de 60, esta escola era um verdadeiro celeiro na criação de técnicos. Os formandos eram disputados pelas principais indústrias automobilísticas nacionais. Centenas de alunos desta escola ingressaram no mercado de trabalho, através do alto nível de ensinamento ministrado nesta escola técnica. Com certeza, esta unidade deve ainda conservar os inúmeros tornos utilizados pelos seus competentes professores.

Novo curso na Fatec
Está previsto para funcionar em 2010, na Faculdade de Tecnologia de Tatuí (Fatec ), o curso “Gestão da Tecnologia da Informação”. São 40 vagas para o período da manhã. As inscrições para o próximo vestibular podem ser feitas no período de 7 a 28 de outubro, com provas no dia 6 de dezembro de 2009. O site do concurso vestibular da Fatec é http://www.vestibularfatec.com.br/. Esta escola é o mais bem sucedido projeto de ensino superior implantado em Tatuí, na administração do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Foi um grande presente oferecido ao município pelo ex-governador Geraldo Alckmin. Lembro-me quando o governador anunciou esta escola para Tatuí, na Praça do Barão. Gonzaga disse a este jornalista: "Ganhei o dia".

Moção de aplausos
O vereador Vicente Menezes (PT) apresentou Moção de Aplausos a Zeliel Dione de Souza Bessa. Este aluno da Escola Estadual "Ary de Almeida Sinisgalli" representa o município de Tatuí na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e por FURNAS Centrais Elétricas S/A entre alunos de todas as séries do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

Nenhum comentário: