segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ANO NOVO. VIDA NOVA.

MUITAS NOVIDADES
2011 promete ser um ano de novidades no cenário político brasileiro. Dilma Rousseff, a presidenta de todos os brasileiros, aquela que "prefere o barulho da imprensa, ao silêncio das ditaduras", inicia seu governo sem nenhum problema com Cesare Battisti, o italiano com prisão perpétua decretada na Itália. O presidente Lula, ao apagar das luzes de seu governo, deu refúgio político a Battisti. Aventou-se a hipótese de o Supremo Tribunal Federal manifestar-se sobre o assunto em fevereiro, fim do recesso. Segundo uma fonte abalizada, não há mais nada a fazer. No Brasil, Cesare Battisti é um homem livre e deve ser libertado imediatamente.

NOVA IDENTIDADE DOS BRASILEIROS
O novo Registro de Identidade Civil, RIC, documento que gradativamente substituirá as atuais cédulas do RG, foi lançado na quinta-feira (30) pelo presidente Lula e o ministro Luiz Paulo Barreto. Com investimentos de cerca de R$ 90 milhões custeados pelo Ministério da Justiça, os primeiros cartões serão expedidos em 2011 pela Casa da Moeda do Brasil.

INDULTO DE NATAL (E QUE INDULTO!)
Através do Decreto 7.420/10, publicado somente no dia 31/12, o presidente Luís Inácio Lula da Silva concedeu indulto natalino e comutação de penas a um grande número de sentenciados do Brasil. Esta medida é de competência privativa do Presidente da República, conferido pelo artigo 84, inciso XII, da Constituição Federal. O decreto acolhe manifestação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, com aval do Ministro de Estado da Justiça. Segundo consta, esta é uma tradição, por ocasião das festividades comemorativas do Natal, de conceder indulto às pessoas condenadas ou submetidas à medida de segurança e comutar penas às pessoas condenadas, que cumpram os requisitos expressamente previstos no Decreto. No link abaixo, a íntegra do decreto presidencial e os condenados indultados pelo presidente Lula.
http://imigalhas.migalhas.com.br/mig_materia.aspx?cod=123902

CONFIRA ESTA INFORMAÇÃO
Luís Inácio Adams, advogado-geral da União, será indicado pela presidenta Dilma Rousseff para preencher a vaga deixada pelo ministro Eros Grau no Supremo Tribunal Federal. Seu nome foi cogitado há alguns dias na imprensa. Uma fonte, consultada por esta coluna, garante que Adams será o décimo primeiro ministro e completará o quadro do STF.

O PT E A IMPRENSA
Este blog recebeu, há alguns instantes, um e-mail da Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo (Adjori/SP). A correspondência eletrônica da ênfase a uma cartilha editada pelo Partidos dos Trabalhadores (PT) aos seus deputados. Veja a matéria completa abaixo:

"Um livreto com 51 páginas, com título de “Manual do Deputado Petista”, foi distribuído aos 88 futuros parlamentares da próxima legislatura da Câmara Federal. Ele recomenda cuidado com a grande imprensa, que, segundo o texto, atua com má vontade com o PT e com o governo Lula desde 2003.
O livreto orienta sobre a velha neurose da esquerda: "evite a suposição da existência de conspirações da imprensa contra o Congresso. Não seja corporativista". O texto ainda afirma que não existe informação neutra ou imparcial, e dá a dica: "Uma regra é falar pouco, e entrevista, de preferência, gravada. Em caso de off (sem identificação da fonte), passe-o apenas para um repórter. Jamais para dois". O manual recomenda ao deputado portador de alguma notícia que circule pelo Salão Verde, (entrada do plenário), local onde os jornalistas circulam com mais intensidade. Para o partido, a população está vacinada contra manipulações. Recomenda o uso a internet e as redes sociais, que, segundo o livreto, esvaziaram o poder de manipulação da grande imprensa. Os blogs alternativos é um canal mais direto, pois não possuem “filtro ideológico". Na TV, diz o manual, é mais difícil colocar o parlamentar em evidência. O tempo disponível é curto e as emissoras entrevistam os mais conhecidos ou seus parlamentares preferidos, que "vendem" mais a notícia. Mas se for dar entrevista para televisões, recomenda-se, antes, treinar com o assessor de imprensa A imprensa regional - conjunto de jornais, rádios e TVs das regiões de origem dos deputados - é citada como fundamental para o contato com as bases desses políticos, seus eleitores. A sugestão é fazer visitas de cortesia às redações. "Mas são veículos que pertencem a grupos políticos locais, muitos deles hostis ao PT". Tratar bem jornalistas dos pequenos jornais também é outra dica. O PT diz que a profissão é marcada por alta rotatividade. "Vale lembrar que o jornalista que hoje trabalha no pequeno jornal ou na rádio do interior pode, amanhã, ser contratado por um veículo maior". Se enviar release (material de divulgação do mandato), sugere a cartilha, não esqueça de colocar telefone de contato e estar sempre localizável.
Em relação à imprensa, o manual do PT afirma que muitas vezes a pauta do repórter já vem "fechada", que é elaborada pela direção do jornal, "o pessoal da retaguarda", caso de editores, coordenadores e diretores de redação. "São quem moldam a forma final da reportagem". Classificam a reportagem como "tese da redação". E sugerem: "não participe ou tente derrubar (a pauta). É preciso ter paciência e resistência".
E conclue que "não é incomum a reportagem discordar da redação". Diz que há uma diferença clara entre o jornalista, apresentado como trabalhador assalariado, e a empresa para o qual trabalha.
(Com informações retiradas de matéria de Evandro Éboli de O Globo de 31/12/2010)

Nenhum comentário: