sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

REPERCUSSÃO NACIONAL

ENTREVISTA REPERCUTE NO BRASIL
A entrevista concedida pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, à CRTV de Tatuí repercutiu em todo o Brasil, depois que Josias de Souza, da Folha de São Paulo, e a revista eletrônica Consultor Jurídico, dirigido pelo jornalista Márcio Chaer, reproduziram em seus sites as palavras do decano do STF. Christian Pereira de Camargo, diretor de jornalismo da TV pela internet, está satisfeito com o furo de reportagem que sua emissora deu em âmbito nacional. Foram cinco perguntas de relevante interesse público, versando sempre sobre liberdade.

PRESIDENTE DA ADJORI SE MANIFESTA
O jornalista Carlos Balladas, diretor do jornal Ponto Final, em São Bernardo do Campo, amigo pessoal do prefeito Luiz Marinho (PT), ao ouvir as palavras do ministro Celso de Mello a respeito das agências reguladoras da mídia, proposta em estudo pelo Governo Federal, enviou a seguinte mensagem ao editor deste blog: "Reiner, eu concordo 100% com as palavras do Celso. O marco regulatório não tem nada a ver com liberdade, mas a posse dos veículos. Você concorda com que uma empresa tenha 5 rádios numa mesma praça? Concorda com que uma empresa domine a TV a cabo no Brasil? Concorda com que uma TV estatal venda o conteúdo produzido com os nossos impostos? Concorda com que uma empresa de telefonia domine também a banda larga e informações pela internet? Se deixarmos as coisas como estão os pequenos jornais e rádios não existirão daqui há 20 anos. Acredite. Abraços".

OUTRA MANIFESTAÇÃO
Esta manifestação foi postada no site da CRTV e enviada a este blog pelo diretor de jornalismo:
"Sou tatuiano, nasci na Rua Coronel Aureliano de Camargo (ao lado do Barão de Suruí). Filho de Seu Anésio Burckauser e Dona Nair Marcondes Cerqueira Burckauser. Meu apelido na juventude era "Alemão", devido ao sobrenome!!!!. Hoje, resido em Itapetininga, onde sou advogado. Preliminarmente, gostaria de salientar que eu e meus quatro irmãos participamos da infância e juventude, juntamente com ministro Celso. Os primeiros tatuianos a estudar nos Estados Unidos (USA), pela USF, foram meu irmão Luís Burckauser e Celsinho de MELLO (atual ministro). Portanto, finalizando, gostaria de congratular com a CRTV pela entrevista com o ministro. Sua fala foi realmente uma aula jurídica. Parabéns à CRTV e ao ministro...OK. José Roberto Cerqueira Burckauser".

NOSSOS PÊSAMES
Neste fim de semana, tivemos a triste incumbência de noticiar o falecimento do médico Paulo Fraletti. Ele faleceu dia 6 de janeiro, aos 90 anos, sendo sepultado em Pereiras, cidade de seu coração. Dr. Paulo era fanático pela história da região e utilizou o arquivo do Jornal Integração, doado pelo jornalista João Padilha, para desvendar e enriquecer seu trabalho sobre sua terra. Integrantes de uma família de 14 irmãos, Paulo Fraletti exerceu a medicina psiquiátrica, sendo diretor do Núcleo Hospitalar do Juquery.

COM A "CIDA DO CONSERVATÓRIO"
Nesta sexta-feira, tivemos a oportunidade de conversar com Maria Aparecida Medeiros, conhecida na cidade de Tatuí como "Cida do Conservatório", pelos seus serviços prestados a esta instituição musical. Ela sabe tudo sobre a escola de música e nos esclareceu muitos pontos importantes sobre esta instituição. Atualmente, como funcionária da Secretaria de Estado da Cultura, Maria Aparecida presta serviço no Museu Histórico de Tatuí e o seu trabalho começa a aparecer. Sob a responsabilidade da Prefeitura de Tatuí e da tatuiana Cida, o museu foi totalmente repaginado e enriquecido com as obras históricas coletadas por Nilzo Vanni. Vale a pena visitar suas instalações, na Praça Manoel Guedes, no prédio da antiga Cadeia Pública de Tatuí.

A CADEIA PÚBLICA DE TATUÍ
Durante minha infância, época em que não existia internet, videogames e a televisão dava seus primeiros passos, eu e meus amigos brincavamos no pátio da cadeia. Naquela época, década de 60, o sargento Arlindo Vieira Pinto comandava o destacamento da Polícia Militar, com sede no local. Com seus 35 comandados, ele conseguia manter a ordem pública e manter Tatuí uma cidade pacata e tranquila. No andar de cima do museu funcionava o Fórum da Comarca. Todas as demandas judiciais passavam por esta instituição. E, no pátio da cadeia, mais de duzentas crianças brincavam de jogar bola, rodar pião, jogar bolinhas de gude e empinar papagaios. Dali, deste pátio, sairam engenheiros, médicos, dentistas, jornalistas, empresários e comerciantes que até hoje militam em Tatuí.

PRESIDENTE DO PMDB GARANTE
O advogado Paulo Banhara, presidente do PMDB de Tatuí, garante que não abonará a ficha de filiação do ex-prefeito Ademir Borssato em sua agremiação política. Borssato revelou a este blog que pretende se candidatar a prefeito, nas próximas eleições municipais e pretende sair pelo PMDB. Banhara informa que o diretório regional deu carta branca à ele para recusar a filiação do ex-prefeito. Esta revelação foi feita na segunda-feira passada, quando Paulo Banhara trouxe, no Café Canção, o promotor Eliel Ferreira, diretor financeiro da Fundação Karnig Bazarian (FKB), para uma visita ao ministro Celso de Mello, em férias em Tatuí.

ESQUENTANDO OS TAMBORINS
O secretário Jorge Rizek, da pasta municipal da Cultura e Turismo, está empenhado na realização do Carnaval 2011 de Tatuí. Grande Baile do Vermelho e Preto, desfile regional de Escolas de Samba, na Praça da Matriz, e outras atrações estão na pauta do secretário carnavalesco.

CORETO COMPROMETIDO
O coreto da Praça da Matriz, obra máxima da administração Junqueira, está com os dias contados. O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo promete contruir outro no lugar, com toda a infraestrutura para apresentações públicas. O coreto foi a causa do afastamento do ex-prefeito Olívio Junqueira da Prefeitura de Tatuí. Baseado no Decreto Lei 201/67, a Câmara Municipal cassou seu mandato, afastando-o por oito meses da administração pública. A defesa de Junqueira conseguiu reconduzí-lo ao cargo, após uma vitória no Tribunal de Justiça de São Paulo. Os advogados do ex-prefeito argumentaram que o coreto não era uma obra pública nova e tinha sido construído com sobras de materiais de construção.

COMUNICADO OFICIAL
A Prefeitura de Tatuí publica, neste fim de semana, divulga na edição impressa do Jornal Integração, um comunicado oficial da Secretaria de Governo e Negócios Jurídicos. O aviso alerta a população sobre comercialização de lotes clandestinos em um loteamento irregular no município. Segundo o comunicado, "um loteamento de chácaras para recreação, localizado no Bairro Boa Vista, em local denominado Recanto Vista Alegre, não está aprovado na Prefeitura Municipal". A municipalidade orienta aos possíveis compradores, que recusem a proposta de venda dos imóveis e informe o fato à Prefeitura e ao Ministério Público". Nos fins de semana, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 199 (Guarda Municipal de Tatuí).

Nenhum comentário: