sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FALECE O EX-PREFEITO PAULO RIBEIRO




Nesta sexta-feira (21), faleceu em Tatuí, aos 93 anos, o professor Paulo Assumpção Ribeiro. Seu sepultamento acaba de ocorrer no final desta tarde, no Cemitério Cristo Rei, na Avenida das Mangueiras. Seu caixão foi levado por uma guarda de honra da Guarda Civil Municipal. Paulinho Ribeiro foi prefeito de Tatuí duas vezes. Ocupou a Prefeitura por dois mandatos, de 1964 a 1968 e de 1972 a 1976. Neste período vigorava no País o regime de exceção e os militares estavam no comando da Nação.







ELEITO PELA ARENA

Na época em que Paulo Ribeiro foi o titular da Prefeitura de Tatuí, existiam apenas dois partidos políticos. A Aliança Renovadora Nacional (Arena) dava sustentação ao regime militar e o MDB, conhecido como "Manda Brasa", era o partido de oposição. Era uma espécie de simulação política com a finalidade de dar a impressão de que o povo tinha direito de escolher seus governantes. A Arena dominava a política de Tatuí . Todos os cargos de confiança, tanto do Governo do Estado, quanto do Federal, estavam sob seu comando. Na verdade, o partido governista mandava em tudo na cidade. Desde cargos políticos, até nomeações para os melhores postos governamentais. No final da década de 60, o advogado José Rubens do Amaral Lincoln, ao lado de Franco Montoro, ícone da oposição no Brasil, faz surgir os primeiros simpatizantes do MDB na cidade. Em 1972, a nível estadual, começa um arremedo de oposição e surge no cenário político local o jovem Marcelo Ferreira. Com sua atuação política, o MDB começa a tomar corpo na cidade. E aí surge a primeira candidatura da oposição em Tatuí, em pleno regime militar. Em 1974, ele não obtém sucesso em sua candidatura a deputado estadual, sedo derrotado nas urnas.Em 1976, Marcelo engrossa a oposição e se lança candidato à prefeito. Numa coligação oposicionista, em que havia a soma dos votos de legenda, o MDB concorre com três candidatos: José Rubens do Amaral Lincoln, Marcelo Ferreira e Olívio Junqueira. Este último muda o rumo da política de Tatuí, derrota a Arena, embora seja menos votado que Milton Stape, candidato governista. O MDB de Tatuí emplaca um governo de oposição ao governo militar na Prefeitura de Tatuí. Pela Arena, são candidatos Milton Stape e Guido Rubens Orsi. Na convenção municipal, um desentendimento político excluiu um terceiro concorrente pela coligação. Desfalcada de um terceiro candidato, a Arena faz o candidato mais votado, mas perde sua hegemonia para a soma dos votos de legenda para o MDB.



UM DOS ÚLTIMOS ARENISTAS
Atualmente, o professor Paulo Ribeiro era um dos últimos arenistas convictos na cidade. Nesta sexta-feira, muitos de seus fiéis partidários estavam presentes em seu funeral. No entanto, pelo respeito que todos tinham pelos seus claros posicionamentos políticos, não faltou, também, a presença de políticos da antiga oposição municipal. Durante suas duas administrações, o município de Tatuí experimentou um grande desenvolvimento. Indústrias de porte se instalaram na cidade e até hoje proporcionam milhares de empregos aos tatuianos. Lopesco, Rontan, Alpargatas (hoje Tavex), e a própria pista da Ford se consolidou em sua administração municipal. O Jornal Integração nasce em 24 de dezembro de 1975, um ano antes de Paulo Ribeiro deixar o Poder Executivo.


PRIMEIRA EDIÇÃO, PRIMEIRA ENTREVISTA
Dia 24 de dezembro de 1975, na página 7 do tablóide "Jornal Integração", Paulo Ribeiro, em seu gabinete, na Rua 15 de Novembro, concede a primeira entrevista ao novo jornal que surgia em Tatuí. O ano de 1976 era eleitoral. Paulinho fala sobre seus planos para o município, em entrevista exclusiva ao jornalista José Reiner Fernandes. Neste depoimento, o prefeito esclarece sobre sua preocupação com os "boias-frias" (trabalhadores volantes), que somavam 8 mil pessoas de uma população de 42 mil habitantes. E com um agravante. Os filhos destes trabalhadores abandonavam a escola para trabalhar na agricultura, na época das colheitas. Nesta entrevista, ele conta com orgulho que Tatuí "era a quarta cidade do estado em termos de saneamento básico".



SEMANA INGLESA, OUTRA PREOCUPAÇÃO
Outra grande preocupação do então prefeito era um projeto de lei que tramitava na Câmara. Os vereadores pretendiam instituir a Semana Inglesa em Tatuí. Na entrevista, Paulinho se coloca frontamente contra esta ideia e afirma que "o pessoal dos sítios faz suas compras geralmente aos sábados, sendo este dia de grande movimento de vendas". No entanto, não adiantaram os apelos do prefeito. No final de 1976, antes do término de seu mandato, logo após a eleição de Olívio Junqueira para sucedê-lo, a Câmara Municipal aprova a lei da "Semana Inglesa" e impede o comércio de funcionar aos sábados à tarde em Tatuí.


ANO DOS JOGOS REGIONAIS

O prefeito Paulo Ribeiro também se preocupava com a parte esportiva do município. Ele criou mecanismo de desenvolvimento do esporte e este levou Tatuí a sediar os VII Jogos Regionais, em 1976. Todo o complexo esportivo "Major Magalhães Padilha", composto por pista de atletismo e uma piscina de competição, surge em seu governo. A Secretaria Estadual de Esportes realizou grandes investimentos neste complexo esportivo, na Rua Professor Oracy Gomes, ao lado do Colégio Objetivo. Até hoje, embora abandonada, é a única pista de atletismo oficial da região. Os Jogos Regionais trouxeram para a cidade milhares de atletas. Para abrigar todos em escolas estaduais, a Prefeitura adquiriu 2 mil colchões para os participantes.

ANO DO SESQUICENTÁRIO


Outra data que marca a administração Paulo Ribeiro foi o Sesquicentenário de Tatuí. Dia 11 de agosto de 1976, o município de Tatuí completou 150 anos de emancipação política. Neste dia caiu um chuva torrencial na cidade. Mesmo assim, houve um desfile militar para comemorar a data. Neste dia, dentre os presentes em Tatuí, estava o jovem deputado José Felício Castelano, o Gijo Castelano. Nesta sexta-feira, este ex-parlamentar estava presente no velório de Paulo Ribeiro. E, graças a ele, a cidade hoje possui todo o complexo esportivo do Cat Sesi "Wilson Sampaio".


UM NOME NA HISTÓRIA
O professor e prefeito Paulo Ribeiro tem seu nome gravado na história de Tatuí. Suas obras e realizações são visíveis nos quatro cantos da cidade. A majestosa Concha Acústica, que tem por finalidade abrigar grandes espetáculos e dar lazer à população, ocupa a Praça Cesário Mota. O centro esportivo está à espera de um prefeito que dê o destino que o então prefeito Paulo Ribeiro sempre sonhou. Paulinho morre, mas deixa um legado político. Talvez, para concretizar mais um sonho escondido, que ele não conseguiu realizar, seu neto, o advogado Luís Paulo Ribeiro da Silva, secretário da Fazenda de Tatuí, trilhe os mesmos passos do avô. Pelo que se observa, ele tem toda as características necessárias para ser herdeiro deste veio político. Para finalizar, plagiando os famosos discursos de Paulo Ribeiro, detentor de uma oratória invejável: "Seo Paulinho, finalmente você chega no inverno de sua vida. Descanse em paz".

Nenhum comentário: