terça-feira, 25 de outubro de 2011

PREFEITOS DA REGIÃO NA CHINA


Na segunda-feira (24), o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, de Tatuí, e Ramiro de Campos, de Cesário Lange, foram recebidos na Embaixada do Brasil, em Beijing, na China. A audiência foi com a ministra conselheira Tatiana Rosito e com o Embaixador Clodoaldo Hugueney. A Prefeitura de Tatuí informa que na reunião, com a presença de três diplomatas responsáveis pelas áreas de Desenvolvimento, Economia e Cultura, foram tratados assuntos diversos, entre eles a estrutura das relações de negócios Brasil e China, os principais focos de investimento, a relação dos investimentos incentivados, os restritos e os proibidos pelo governo chinês e a situação atual desses investimentos.

RELAÇÕES COMERCIAL BRASIL/CHINA

Segundo a ministra conselheira Tatiana, em 2010 os investimentos da China no Brasil aumentaram significativamente em relação aos anos anteriores, sendo o país asiático o oitavo maior investidor no Brasil, em estoque. Segundo a conselheira, ele vem logo atrás do Japão, considerando ainda que o Brasil passou a ser o maior exportador de carne bovina para a China. Foram abordados, ainda, assuntos relevantes para as relações comerciais Brasil/China, como o aumento da carga tributária e as medidas anti-dumping que produzem reflexos significativos em tais negócios. Por fim, os diplomatas explicaram sobre as perspectivas dos investimentos para os próximos anos e ressaltaram a importância dos municípios brasileiros estabelecerem plataformas de diálogo junto a Embaixada do Brasil na China. Segundo os diplomatas, esta medida facilita a transposição dos obstáculos ainda existentes e cita as diferenças culturais, o idioma e a distância entre os países.


EM SHANGAI

Na terça-feira (25), a comitiva deveria ir a Shanghai para realizar visitas às indústrias. Em seguida, a missão estará em Xishan, Distrito de Wxi onde será assinado o protocolo de cidades-irmãs, Tatuí e Xishan, com o objetivo de estabelecer um intercâmbio de experiências relacionadas ao desenvolvimento industrial, econômico, urbano e social, colaboração recíproca e melhores oportunidades de negócios. A experiência de cidades irmãs também deverá ser adotada por Cesário Lange. Xishan localiza-se a 80 quilômetros de Shanghai, considerado o maior centro comercial e financeiro da China. Sua população é estimada em 410 mil habitantes. As autoridades chinesas pretendem retribuir a visita em 2012, vindo a Tatuí e Cesário Lange.

Nenhum comentário: