domingo, 12 de fevereiro de 2012

MORRE FUNDADOR DO INTEGRAÇÃO


INFARTO TIRA VIDA DE CARLESSI
Faleceu na manhã deste domingo (12), o jornalista Roberto Antonio Carlessi, 60 anos, fundador do Jornal Integração, de Tatuí. O profissional de imprensa foi passar o fim de semana em Piracicaba e comemorar o aniversário de seu filho quando, por volta de 6 horas da manhã, após sofrer um infarto, faleceu no hospital da Unimed, daquela cidade. Seu corpo foi sepultado neste domingo, às l7 horas, no Cemitério da Saudade, em Piracicaba. Deixa a esposa Cleunice e os filhos Gustavo e Roberta.

Histórico – Roberto Antonio Carlessi, natural de São Paulo, cursou jornalismo na Faculdade de Comunicação Social “Cásper Líbero”. Era colega de turma dos jornalistas José Reiner Fernandes (editor deste semanário) e Francisco José Lang Fernandes de Oliveira (Chico Lang da TV Gazeta). Em 1975, os universitários, estimulados por Lang, resolveram fundar o Jornal Integração, em Tatuí. Como Carlessi era jornalista profissional provisionado e pertencia à diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, foi o primeiro a assumir a editoria do semanário tatuiano. Atualmente, trabalhava como jornalista e repórter na Revista SuperHiper, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), depois de atuar na Editora Globo. Roberto Carlessi foi membro atuante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais, na fase mais difícil da repressão e num momento significativo da luta contra o autoritarismo. Em outubro de 1975, então aluno da “Cásper Líbero” e jornalista no "Estadão", ao lado de Audálio Dantas e diretoria do sindicato, Carlessi participou da primeira grande manifestação pública contra o regime militar. Neste dia, acontecia na Catedral da Sé a missa de sétimo dia em memória de Vladimir Herzog, jornalista torturado e morto pela polícia política da ditadura militar. Depois do AI 5, de 13 de dezembro de 1968, esta missa ecumênica foi o primeiro grande movimento da sociedade civil contra as práticas da ditadura militar.

Um comentário:

Angela Viagens disse...

ROBERTO, FOI E SEMPRE SERÁ LEMBRADO COM MUITO CARINHO, POIS, NÃO TINHA QUEM NÃO O GOSTASSE , BASTAVA ALGUNS MINUTOS DE CONVERSA PARA CONHECER A PUREZA DE SEU CORAÇÃO E A SINCERIDADE QUE IRRADIAVA EM SEU OLHAR, O CÉU GANHOU MAIS UMA ESTRELA...É VOCÊ MEU QUERIDO SOBRINHO E AMIGO.