quinta-feira, 15 de março de 2012

AÇÃO SOCIAL

DOAÇÃO AO BANCO DE SANGUE
Na sexta-feira (9), Daniel Goulart (foto), da empresa Valecred, entregou dois computadores ao Banco de Sangue “Fortunato Minghini” da Santa Casa de Tatuí. Este órgão foi fundado e é mantido pelo Lions Clube de Tatuí. As máquinas deverão facilitar os trabalhos de arquivamento e atualização do banco de dados.

MUDANÇA NA JUSTIÇA
Na última quarta-feira (7), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo aprovou uma nova divisão administrativa da primeira instância, com a finalidade de diminuir a quantidade de visitas da direção do tribunal nas comarcas e atender melhor as necessidades de cada região. As circunscrições passam a ser divididas em dez regiões administrativas. A Comarca de Tatuí, que pertence à Circunscrição Judiciária (CJ) de Itapetininga, passa a pertencer à Região Administrativa de Sorocaba (sede).

BMW PODE DESISTIR
Na quarta-feira (14), em matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, a direção da BMW informa que poderá desistir de construir uma fábrica de montagem de veículos no Brasil. Os planos da montadora envolvem a construção de uma fábrica em São Paulo ou Santa Catarina. A elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos importados, anunciada em setembro pelo governo, teria atrasado o processo. Entre as cidades que disputam a instalação da BMW figura o município de Tatuí.

RESULTADO DE CONCURSO
A Prefeitura Municipal de Tatuí divulga o resultado preliminar do Concurso Público N. 03/2011. Neste edital constam notas da Prova Objetiva e Prova de Títulos. Os candidatos que não constam deste edital deverão acessar o site www.makiyama.com.br e verificar o boletim individual. O resultado oficial sai na edição impressa do Jornal Integração, nesta sexta-feira (16), nas bancas de Tatuí.

PALESTRA SOBRE TRIBUTAÇÃO
Dia 2 de março, funcionários do Setor de Tributação Municipal e da Vigilância Sanitária se reuniram com representantes de 40 escritórios de contabilidade de Tatuí, para prestar diversas orientações e esclarecimentos sobre o SIL – Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). A palestra foi proferida pelo coordenador Ronaldo de Queirós e por Jéferson Bacha, diretor do Setor de Tributação da Prefeitura de Tatuí.

AMARY APOIA PRÉ-CANDIDATURA
Na quarta-feira (14), Renato Amary, coordenador regional do PMDB, confirmou seu apoio ao vereador José Manoel Correa Coelho, o Manú, como pré-candidato a prefeito de Tatuí nas próximas eleições municipais. Amary, na reunião de quarta-feira, afirma que segue orientação da Executiva Nacional do PMDB, comandada pelo vice-Presidente da República, Michel Temer, e também do deputado Baleia Rossi, presidente estadual da legenda em São Paulo.

ENCONTRO POLÍTICO
Marcos Quadra, assessor do vereador Manu, informa que Amary afirma que o vereador tatuiano tem garantida sua legenda para concorrer ao cargo de chefe do executivo tatuiano. O assessor informa que, ainda nesse mês, será agendado um encontro com as lideranças do PMDB municipal e estadual, para discutir as diretrizes de campanha e apresentar o nome de Manu, como pré-candidato para disputar ao cargo de prefeito pelo partido político.

MUDANÇAS NA CÂMARA E SECRETARIADO
O calendário eleitoral das eleições 2012 irá impor algumas mudanças na Câmara Municipal e na composição do secretariado do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Até dia 6 de abril, os secretários municipais, candidatos a vereador, devem se afastar de suas funções no Poder Executivo. Segundo consta, estão previstas a saída dos secretários Paulo Borges (Meio Ambiente) e José Roberto Xavier da Silva (Segurança). Eles retornam à Câmara e assumem as vagas dos suplentes José Ronaldo da Mota e Francisco “Quincas” de Souza Fernandes.

PREFEITO EMPREENDEDOR
Dia 29 de março, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo deverá receber, pela terceira vez consecutiva, o “Selo Prefeito Empreendedor”, outorgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae/SP). Este selo premia as ações empreendedoras e criativas, que transformaram-se em experiências públicas voltadas ao desenvolvimento.

ESTADO LAICO
“O caráter laico da República atua, nesse contexto, como pressuposto essencial e necessário ao pleno exercício da liberdade de religião, que assegura a qualquer pessoa, dentre as diversas projeções jurídicas que dela resultam, o direito de professar ou de simplesmente não professar qualquer fé religiosa!”. Quem assim se manifesta é o ministro José Celso de Mello Filho, no artigo “O Estado laico e os crucifixos na Justiça gaúcha”, na edição impressa deste fim de semana do Jornal Integração.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO
O ministro Celso de Mello, em voto acompanhado por unanimidade pela 2ª Turma do STF, mais uma vez garantiu o direito dos jornalistas de criticar pessoas públicas. Quando motivada por razões de interesse coletivo, a crítica não pode ser confundida com abuso da liberdade de imprensa. Esse foi o fundamento de Celso de Mello para rejeitar pedido de indenização do desembargador aposentado Francisco de Oliveira Filho, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, contra o jornalista Cláudio Humberto. Os argumentos do ministro foram reafirmados ao decidir agravo de instrumento interposto pelo desembargador contra decisão do próprio Celso de Mello, tomada em agosto de 2009. "A crítica que os meios de comunicação social dirigem às pessoas públicas, por mais dura e veemente que possa ser, deixa de sofrer, quanto ao seu concreto exercício, as limitações externas que ordinariamente resultam dos direitos de personalidade", afirmou Celso de Mello. Reitera-se que seu voto foi acompanhado por unanimidade pela 2ª Turma do STF.

NADA A VOTAR
Na terça-feira (13), a sessão da Câmara Municipal de Tatuí foi como se não tivesse existido. Nenhum projeto de lei constou da pauta de votação. Na “ordem do dia”, apenas alguns requerimentos foram discutidos pelos parlamentares. O vereador Vicente Menezes ocupou a tribuna para comentá-los. Apenas algumas pessoas ocuparam o plenário para se manifestar sobre reivindicação de trevos na Rodovia SP-127. Para quem não sabe, esta rodovia liga o município de Itapetininga a Piracicaba.

MAURÍCIO NOME DE PRAÇA
O vereador Paulo Frange, da Câmara de São Paulo, apresentou projeto de lei denominando de “Jornalista Maurício Loureiro Gama” uma praça situada no Bairro Itaim Bibi, na Capital. O jornalista tatuiano foi um dos expoentes da imprensa brasileira e o primeiro âncora da televisão no País. Trabalhou na extinta TV Tupi, primeira emissora no Brasil e a quarta na América Latina, no ano de 1950.

DISCUSSÃO DA LDO
A partir desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Tatuí realiza oito audiências públicas em diferentes regiões da cidade para a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO) do exercício de 2013. As reuniões deverão ser conduzidas pelo prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e pelo secretário Luiz Paulo Ribeiro da Silva, da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Habitacional. “Será importante ouvir da população as suas prioridades. Saber em cada regiâo da cidade onde o poder público poderá atuar pontualmente. Estamos iniciando o planejamento para o exercício de 2013 e vamos conversar com lideranças das comunidades e moradores sobre o que definir como prioridade”, informa o prefeito Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário: