sexta-feira, 12 de julho de 2013


DECISÃO DO STF SUSPENDE PRISÃO
Liminar concedida pelo ministro Celso de Mello, no exercício da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu prisão preventiva determinada pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Tatuí, em São Paulo, contra R.P.G., preso em flagrante por tráfico de drogas. Veja matéria no link abaixo, no site do Supremo Tribunal Federal (STF).

DESCOBRI O AUTOR
Nesta sexta-feira, descobri o autor da escolha da cor rosa-choque para os uniformes dos atletas tatuianos,  participantes dos Jogos Regionais de Votorantin. Foi Alexandre Scalise, diretor de Comunicação da Prefeitura. A cor extremamente berrante, usada pelos atletas de todas as modalidades esportivas de Tatuí, chamou a atenção das pessoas que participavam do certame esportivo e dos nossos leitores,  que viram a primeira página do Jornal Integração, neste fim de semana. No domingo passado, ao lado do técnico Nide, o aluno Danilo Y. Nambu, do 6º ano de Medicina da USP/SP e integrante da equipe de Tatuí, sem nenhum preconceito pela cor da camisa e em tom jocoso, disse:  “Podem ter certeza. Estas camisetas, de cor rosa choque que estamos usando na competição, fizeram a diferença. Quando entramos na pista, só a cor assustou os adversários”.


NO CONSERVATÓRIO
De 1º a 4 de julho, quatorze docentes da disciplina de Arte, da Rede Municipal de Educação de Boituva,  o diretor Paulo Sérgio Rodrigues, do Departamento do Centro de Capacitação,  e Francine Vieira,  Coordenadora do Núcleo de Linguagens e Códigos, participaram da 1ª Semana de Educação Musical do Conservatório de Tatuí.Segundo consta, o curso teve como  objetivo estreitar o diálogo da interdisciplinaridade, dentro dos conteúdos de sala de aula com a música, possibilitar ao professor uma vivência musical em diferentes níveis (vocal, corporal e instrumental), promover a reflexão sobre o ensino de música no contexto escolar e seus desafios, além de ampliar a compreensão dos processos e oferecer ferramentas para a inclusão de alunos com necessidades especiais.

NO MUSEU DE TATUÍ
As férias de julho conta com programação especial no Museu Histórico Paulo Setúbal de Tatuí. o “Projeto Uma Noite No Museu” é uma novidade que pretende aproximar o público infantil. O evento é inspirado no filme protagonizado por Ben Stiller, com Robin Willians no elenco.  A “Noite no Museu” acontece no dia 27 de julho, a partir das 19 horas. Os participantes devem vestir pijama, levar edredons, travesseiros, pasta e escova de dente. As inscrições estão abertas no museu, na Praça Manoel Guedes.Mais formações pelo fone: (15) 3251-4969.

SOBRE O MUSEU DE TATUÍ
O prédio do museu foi construído em 1920, com a finalidade de abrigar o Fórum, na parte de cima, e a cadeia, no andar térreo e porão. Na década de 1950, muitas crianças brincavam em seu entorno, chamado de “pátio da cadeia”. Neste local, além de aplicar justiça, também foi o local de cumprimento de penas. No andar térreo, haviam oito celas e as unidades do porão eram destinadas a prisões temporárias. Na época do carnaval, a polícia prendia os foliões que se excediam na bebida e todos só saiam na quarta-feira de Cinzas. Um caso curioso aconteceu na gestão de um delegado que ficou por algum tempo na cidade e recebeu o apelido de “Dr. Sal amargo”. E a razão é que, para punir os foliões que bebiam demais, na quarta-feira de Cinzas, ao meio-dia, ele mandava aplicar uma boa dose de sal amargo. Era uma verdadeira festa para a população ver a saída triunfal do porão da cadeia.

DIABÉTICOS, NEM PENSAR
Neste fim de semana, a população diabética de Tatuí e região não pode passar perto da Praça da Matriz, em Tatuí. A Prefeitura disponibilizou uma grande tenda para a primeira edição da “Festa do Doce”, que se realiza neste sábado (13) e domingo (14), das 9 às 22 horas. A assessoria da Prefeitura informa que a estrutura e divulgação do evento será custeado com dinheiro dos cofres públicos. “A Prefeitura faz um evento turístico e divulga o doce de Tatuí para a região e o País”, fala o prefeito José Manoel Correa Coelho (Manu).

MORRE EX-DIRETOR DE ESCOLA
Dia 3 de julho, faleceu o professor Aristides Vasconcelos, aos 87 anos, sendo sepultado no Cemitério Cristo Rei, em Tatuí. Aristides foi diretor da Escola Modelo, anexa à EE Barão de Suruí e, aposentado, trabalhou também na Central de Rádio. Sua morte repercutiu nas redes sociais. Muitos ex-alunos e ex-professores comentaram a perda, ressaltando a qualidade do seu trabalho à frente da escola tatuiana.

NO CLUBE DE CAMPO
Dia 20 de julho, a partir das 16 horas, acontece o 18º Arraiá do Clube de Campo. Esta atividade iniciou na gestão do então presidente José Maria Pinto, sendo seguida por outros presidentes. O evento contará com barracas beneficentes, comidas típicas e dança de quadrilha. Entre as atrações,  as duplas Ivan & Anderson e Michel Vieira & Juliano. O ingresso será de R$ 15 para não sócios e outras informações pelo fone: (15) 3251-4080.





Nenhum comentário: