sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LULA GOSTOU DE TATUÍ

PRESIDENTE LULA EM TATUÍ
Nesta segunda-feira (22), 13 horas, o presidente Luís Inácio Lula da Silva deverá estar na indústria Rontan, para a entrega de unidades odontológicas móveis (UOM). Esta será a segunda visita do presidente à Rontan este ano. Em março, como mostra a foto acima, ao lado do prefeito Gonzaga, ele entregou viaturas do SAMU (Serviço de Atendimento de Urgência). Neste dia, Dilma Rousseff e José Serra também estiveram presentes no encontro político.
.
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Neste sábado (20), o Museu Paulo Setúbal de Tatuí, na Praça Manoel Guedes, promove atividades culturais e educativas para comemorar o “Dia da Consciência Negra” e homenagear Zumbi dos Palmares, principal líder negro durante o período da escravidão no Brasil. Dentre as atrações programadas estão apresentações de música e capoeira, teatro de bonecos, histórias e oficinas pedagógicas.
.
RESPONDA PREFEITO
O projeto “Responda Prefeito” é uma experiência pedagógica realizada pela Escola Municipal “Professora Eunice Pereira de Camargo”, no Bairro Jardins de Tatuí. No projeto, idealizado pela professora Ilza Maria da Silva Grupp, alunos questionam o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo sobre assuntos de seu bairro e cidade. Dia 16 de junho, o prefeito tatuiano foi sabatinado pelos estudantes e respondeu perguntas sobre saúde, transporte, educação e segurança pública. Por ser considerado inédito, o projeto foi selecionado para apresentação durante o “Encontro Anual da União dos Dirigentes Municipais da Educação do Estado de São Paulo” (UNDIME/SP), nos dias 23 e 24 de novembro, em Osasco.
.
PREFEITO RECEBE ABAIXO-ASSINADO
Na terça-feira (16), 16h30, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo recebeu uma comitiva do Jardim São Paulo, para pedir melhor policiamento preventivo. Este bairro fica atrás da Estação Rodoviária. O aumento da criminalidade nesta região, principalmente furtos e roubos a residências, levou moradores a entregar um abaixo-assinado ao Poder Executivo, para que haja uma ação mais eficaz dos órgãos de segurança. Um dos presentes na reunião disse que o prefeito Gonzaga também assinou a reivindicação e orientou os municípes para encaminhar este pedido à Promotoria Pública da Comarca.
.
VESTIBULINHO
Encontra-se disponível no site http://www.vestibulinhoetec.com.br/ a lista de locais do exame do Vestibulinho para o 1º semestre de 2011 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Em Tatuí, diversas escolas irão sediar as provas, que ocorrem neste domingo (21), às 13h30, com quatro horas de duração. Os portões das escolas serão abertos às 12h45 e fechados às 13h30. Depois deste horário, não será permitida a entrada de nenhum candidato.
.
MAIS TÍTULOS DE CIDADANIA
Neste sábado (20), 11 horas, o deputado estadual Sidney Beraldo estará na Câmara Municipal, para receber título de cidadania tatuiana, honraria proposta pelo vereador Wladmir Faustino Saporito. Também será homenageado, na mesma solenidade, o deputado estadual Samuel Moreira (PSDB), o mais votado em Tatuí no último pleito eleitoral, e Nilton Spada, funcionário do Campo de Provas da Ford.
.
NA OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA
A aluna Andressa Cristina Carneiro, da EMEF Lígia Vieira de Camargo Del Fiol, é finalista, na categoria “Memórias Literárias”, da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Esta competição é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Cultural. Ela tem como objetivo a melhoria da leitura e da escrita de alunos das escolas públicas brasileiras. Na edição 2010, participam mais de 60 mil escolas, com 239 mil inscrições de professores. A orientadora e a responsável pela Olimpíada de Língua Portuguesa em Tatuí é a professora Bernadete Poles André.
.
VESTIBULAR DE DESIGN
A Asseta – Faculdades de Tatuí, a mais tradicional e equipada organização de ensino superior do município, oferece os cursos de Design e Educação Artística para 2011. Com o slogan “Escolha a data para mudar sua vida”, a Associação de Ensino Tatuiense disponibiliza os dias 20/11, 27/11, 4/12, 11/12 e 18/12 para o aluno realizar sua prova de ingresso nos cursos. Asseta – Faculdades de Tatuí. Vestibular para os cursos de Design e Educação Artística. Rua Professor Oracy Gomes, 665 – Tatuí – Fone: (15) 3251-1573. Site: http://www.assetta.com.br/.

CAUSA POLÊMICA EM TATUÍ
Uma ordem de serviço assinada pelo capitão José Natalino de Camargo, comandante do Corpo de Bombeiros de Tatuí, causou polêmica na última sessão da Câmara Municipal. Segundo consta de uma moção, o oficial teria mandado retirar todos os crucifixos e imagens de santos católicos das unidades sob seu comando. A informação foi publicada em inúmeros jornais do Brasil e repercutiu no comando do Corpo de Bombeiros, em Sorocaba.

O CAPITÃO ESTÁ CERTO!
Consultei um especialista em Direito Constitucional, a respeito desta ordem de serviço expedida pelo capitão José Natalino de Camargo. Com muita convicção, esta fonte de informação diz que o capitão está certo. Desde 15 de novembro de 1889, com o advento da Proclamação da República, houve uma separação entre o estado brasileiro e a Igreja. Portanto, o Brasil é um estado laico, não podendo demonstrar preferência por nenhuma religião. Segundo consta, o alto comando do Corpo de Bombeiros deverá abrir uma sindicância para apurar a atitude do capitão. Segundo esta fonte de informação, o oficial não poderá sofrer nenhuma sanção por este ato. No aspecto constitucional, ele está correto em não permitir exposição de símbolos religiosos em espaço público. Quanto à desaprovação da ordem de serviço do capitão, emanada pela Câmara Municipal de Tatuí, na última sessão, esta fonte entende que o Poder Legislativo "reagiu politicamente" contra o ato. No entanto - lembra - o estado não pode demonstrar preferência por nenhuma religião, como preceitua a Constituição Federal.
.
TATUÍ CONTEMPLADA PELO PAC
Portaria publicada na quarta-feira (17), no Diário Oficial da União, traz o resultado da seleção do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), do Governo Federal. Tatuí foi contemplada com R$ 6 milhões, a título de financiamento para obras de pavimentação. Segundo o site do Ministério das Cidades, podem vir a ser contemplados com obras os bairros: Chácara Ramiro Soares, Vale da Lua, bairro dos Souzas, Jardim Nova Europa, Jardim Bom Menino, Vila Angélica, Distrito de Americana Americana, Jardim Santa Rita de Cássia, Congonhal, Jardim Novo Horizonte, Jardim Bela Vista, Marginal da SP 127 e Distrito Industrial, além do recapeamento de vias urbanas (itinerários de ônibus urbanos).

Nenhum comentário: