sábado, 25 de agosto de 2012

BRASIL NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL





 HERÓIS DE GUERRA
Há setenta anos, o Brasil entrava em guerra contra a Alemanha, Itália e Japão. Em 1944, entra em ação a Força Expedicionária Brasileira (FEB), nos campos de batalha da Itália.  Muitos tatuianos são convocados para integrar o 6º Regimento de Infantaria de Caçapava. Seus nomes estão inscritos em um Obelisco, abandonado na Praça Paulo Setúbal, em frente a Escola João Florêncio. Em Tatuí, tamanho é o descaso com o monumento à FEB,  que datas importantes e consagradas à gloriosa participação dos ex-pracinhas na Segunda Guerra Mundial, simplesmente são ignoradas na cidade.  Um dos integrantes deste regimento foi o tatuiano José Fernandes da Silva, o Juquita (foto). Depois de participar de todas as batalhas de seu regimento, morreu no dia 29 de abril de 1945, por volta de 2 horas da madrugada, no confronto de Colecchio. Foram cinco baixas nesta batalha. Entre elas, um tatuiano, o Juquita, e Sebastião Garcia, de Itapetininga, morto em ação antes da meia-noite. Eles foram sepultados no Cemitério de Pistóia e seus restos mortais foram trasladados, junto com outros brasileiros, para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. Este ato consumou o juramento do General Mascarenhas de Moraes: "Minha obra de Comandante da Força Expedicionária Brasileira ficaria incompleta se eu não trasladasse para o Brasil os despojos dos que tombaram na Campanha da Itália. Eu os levei para o sacrifício; cabia-me trazê-los de volta...". (Na foto, à direita, o interior do Monumento Nacional, no Rio de Janeiro).

No panteão dos heróis da 
Associação Nacional de Ex-Combatentes da FEB:

Os Heróis que Tombaram
no Teatro de Operações da Itália
"A eles o nosso respeito e a eterna gratidão





NOME: Sebastião Garcia - (www.anvfeb.com.br)
UNIDADE : 6º RI - POSTO: Sd - ID: 2G-88.066
NATURALIDADE: Itapetininga, SP
DATA DE FALECIMENTO: 28.04.1945
LOCAL: Collecchio -
OBS: Morto em ação - Agraciado com as Medalha de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª Classe.


NOME: José Fernandes de Silva - (www.anvfeb.com.br)
UNIDADE : 6º RI - POSTO: - IDENTIDADE: 2G-103.974
NATURALIDADE: Tatuí, SP
DATA DE FALECIMENTO: 29.04.1945
LOCAL: Collecchio - (www.anvfeb.com.br - Roberto R. Graciani)
OBS: Morto em ação - Agraciado com as Medalha de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª Classe.

VEJA COMO O EXÉRCITO DESTACA
O 6º REGIMENTO DE INFANTARIA
"Por ter tido destacada atuação durante todo o longo período em que tomou parte nas operações do Vale do Serchio operou com brilhantismo na captura de Camaiore, Monte Prano e Barga. Apesar de extremamente fatigado pela série de combate e vigílias a que foi submetido, desde que entrou em linha, soube durante as operações do Vale do Reno, com energia e destemor confirma nas memoráveis jornadas de 3, 4 e 5 de março de 1945, seu conceito de Unidade Experimentada e eficiente.
Conquistou Santa Maria Voliana, Braine, Lê Vigne, Monte Della Croce, cotas 882 e 822 e capturou numa arrancada magnífica, o ponto forte inimigo de Castelnuovo. Essa esplendida ação do 6º Regimento de Infantaria, procedida na mesma jornada, da captura do Monte Soprassasso, perigoso ponto de apoio e observatório do inimigo, demonstrou com exuberância as notáveis qualidades desse Regimento, como Unidade de escol, confirmadas mais tarde pelas ações, no Vale do Panaro e na planície do Pó. Por ocasião da ofensiva iniciada a 14 de abril, distinguiu-se nas ações de Montese, Zocca e Fornovo di Taro. Partiu no dia 16 de abril com o III Batalhão da área de Montese, em meio de um maciço bombardeio de artilharia e morteiros e atacou decididamente o reduto tedesco da cota 927, sofrendo pesadas baixas devido ao fogo ajustado e violento de armas automáticas ali instaladas. Continuou a progressão e ao clarear do dia 21 tinha reduzido as fortes resistências inimigas situadas em Zocca.Finalmente, nas operações decisivas da planície do Pó, o Ataque convergente do 6º RI sobre a histórica povoação de Fornovo, abalou o moral já combalido do inimigo e concorreu para a rendição da 148ª DI alemãs e remanescentes de outras duas grandes Unidades nazi-fascistas. Escreveu assim o 6º Regimento de Infantaria, no conflagrado continente europeu, uma das mais brilhantes páginas da história gloriosa do Exército Brasileiro".

(Citação do Regimento por ocasião da condecoração com a Cruz de Combate de 1ª classe, colocada na Bandeira Nacional oferecida pelas Mulheres Paulistas, em cerimônia realizada a 19 de maio de 1945, na cidade italiana de Alessandria.

ACESSE TAMBÉM:

http://topicos.estadao.com.br/o-brasil-em-armas

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,no-improviso-pais-se-une-aos-aliados,921558,0.htm


Nenhum comentário: