sexta-feira, 31 de agosto de 2012

TJSP PEDE RETRATAÇÃO DE VEREADOR




APRENDIZ LEGAL
Na terça-feira (21), na sessão da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram, em primeiro turno, projeto de lei de autoria do Executivo, que autoriza a implantação do Programa “Aprendiz Legal”, regulamentado no município através da Lei Federal 10.097/2000 e Decreto Federal 5.598/2005. O texto explica que o Poder Executivo está autorizado a firmar convênio com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), para implantação do “Aprendiz Legal”, programa de aprendizagem, voltado à preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho.

FALTA REMÉDIO NA SANTA CASA
 O vereador Paulo Sérgio Medeiros Borges comentou ofício enviado pela provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí à Câmara Municipal. De acordo com o parlamentar, a direção da casa de saúde comete um equívoco ao afirmar, neste ofício, que ali não existe falta de medicamentos. “Minha intenção não é criticar ninguém, mas sim deixar um alerta, para que não ocorram situações como a que aconteceu esta semana, na UTI do hospital, quando não havia um determinado tipo de antibiótico para um paciente”, afirmou o vereador. “Estou dizendo isto porque minha preocupação, assim como a de todos nós, é que não faltem medicamentos para quem quer que seja na Santa Casa”, completou Paulo Borges.

VEREADOR RECLAMA DE MAU CHEIRO
O vereador Márcio Antonio de Camargo utilizou a tribuna para falar sobre o mau cheiro exalado por um frigorífico na região do Jardim Santa Rita de Cássia, onde reside. O parlamentar disse que o estabelecimento precisa seguir as regras de higiene, pois o odor, muitas vezes, é insuportável, e vem incomodando os moradores daquele bairro da cidade.

PROBLEMA COM EMPRESA
 O vereador Fábio José Menezes Bueno, líder do prefeito municipal, ocupou a tribuna, para esclarecer a paralisação das obras de duas creches em Tatuí. O parlamentar explicou que houve um problema com a empresa vencedora da licitação e esta interrompeu os serviços. Segundo Fábio Menezes, a empresa já foi notificada e denunciada, para que futuramente não possa mais contratar com o Poder Público. A licitação das creches, segundo o vereador, já foi retomada.

TJSP ENVIA NOTA À CÂMARA DE TATUÍ

Nota de esclarecimento

Em relação à notícia divulgada sobre acusação de vereador, em reunião semanal da Câmara, de que o Poder Executivo de Tatuí teria influência sobre o Poder Judiciário da Comarca de Tatuí e manipularia a imprensa regional, a Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo informa que:
1º) O Poder Judiciário e a mídia independente são alicerces do Estado Democrático de Direito. Ambos não podem, não devem e não merecem ser afrontados com declarações impensadas e dignas de reparação pública e judicial;
2º) O Tribunal de Justiça faz questão de ressaltar que a Comarca de Tatuí é formada por magistrados de altíssimo nível, abnegados julgadores que levam aos jurisdicionados a aplicação justa das leis em vigor. Também de servidores exemplares e dedicados é formado o Judiciário local;
3º) Independentemente de ânimos exaltados em período pré-eleitoral, o Poder Judiciário paulista espera que o referido candidato, que pretende uma vaga à respeitabilíssima cadeira de vice-prefeito no município de Tatuí, por ora, faça a retratação pública – em mesmo local – da interpretação equivocada que tem do Poder Judiciário de Tatuí;
4º) Por fim, em respeito ao leitor e ao cidadão tatuiano, e em especial, em nome da transparência – um dos pilares da atual administração do Judiciário paulista –, a Assessoria de Imprensa do TJSP coloca os seus serviços à disposição dos colegas. 
    
Rosangela Sanches
Diretora de Comunicação do TJSP


CONCURSO SELECIONA JOVENS
Na sexta-feira (17), profissionais da agência “Ford Models” estiveram em Tatuí e selecionaram quatro jovens da cidade e região para participar da terceira etapa do concurso “Faces 2012”, que tem como objetivo descobrir novos talentos para o mundo “fashion”. Nos desfiles realizados na unidade das Lojas Pernambucanas, os “olheiros” classificaram Lidiane Malavazi (14 anos, de Tatuí), Tamaris Silva (16 anos, de Tatuí), Bárbara Sobrinho (15 anos, de Alambari) e Bianca Lima Trioli (14 anos, de Itapetininga). Estas jovens disputarão vagas para as semifinais, ao lado dos demais classificados nas outras 61 cidades brasileiras visitadas.

NOITE ITALIANA
A Liga Tatuiana de Assistência aos Cancerosos (LITAC) programa para o dia 15 de setembro,  20 horas, na Associação Renascer da 3ª Idade, na Vila Dr. Laurindo, uma “Noite Italiana”. Os ingressos estão à venda por R$ 40. Haverá música e comida típica.


FESTA DA PRIMAVERA
Dia 23 de setembro, 8h30, o Al Anon de Tatuí promove a “16ª Festa da Primavera do Distrito 54”, em Porto Feliz. O evento será realizado no Centro Comunitário Nossa Senhora Mãe dos Homens. O valor do almoço é de doze reais por pessoa. A confirmação de presença pode ser feita até o dia 15 de setembro, pelo fone: (15) 3626-5288.

ENCONTRO DE CORAIS
De 5 a 8 de setembro, o Conservatório de Tatuí  promove o “3º Encontro Nacional de Corais”. Além da participação do Coral do Conservatório, regido pelo maestro Cadmo Fausto, se apresentam o Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos e o Madrigal da Osesp, além de outros corais convidados.

VARA DO TRABALHO EM NOVO PRÉDIO
A partir de outubro, a Vara do Trabalho de Tatuí, da 15ª Região do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Campinas, passa a funcionar na Rua José Bonifácio,  170, no prédio onde funcionava a Elektro. federal O juiz federal titular  é o dr. Marcus Menezes Barberino Mendes.  A mudança  soluciona  o problemas de falta de acessibilidade apresentada pelas atuais instalações.

ANATEL LACRA TV EM TATUÍ
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lacrou os equipamentos de retransmissão da TV Aparecida, instalados na torre de televisão de Tatuí, na Avenida Zilah de Aquino. A emissora saiu do ar às 18 horas do dia 30 de maio, gerando reclamações de munícipes, que acompanhavam sua programação familiar e religiosa, de cunho católico. A informação foi encaminhada por técnicos da emissora para o professor Francisco Antonio de Souza Fernandes (Quincas), pessoa ligada à comunidade católica da cidade, em resposta a seus questionamentos sobre os motivos da retirada do sinal do ar.

TÉCNICOS PEDEM APOIO
Por fim, os profissionais técnicos do setor de expansão da TV Aparecida pedem o auxílio do Poder Público, para recolocar a emissora no ar em Tatuí. “Dessa forma, solicitamos ao Poder Público Municipal que, através de seus representantes políticos, nos ajudasse a sensibilizar as autoridades, tanto da Anatel quanto do Minicom, para liberação de nossos equipamentos e autorização para o retorno ao ar do canal 40 de Tatuí”, encerra o texto.

OUTRO CASO EM TATUÍ
Em março de 2006, a Rede TV!, que operava em Tatuí no canal 55 em UHF, também teve os equipamentos lacrados pela Anatel na torre retransmissora de sinais, no Bairro Valinho. Na época, informou-se que a emissora não possuía licença ou autorização para utilizar o canal 55 e funcionava sem a outorga do Ministério das Comunicações. A Rede TV!, na ocasião, também protocolou projeto de regularização em Brasília, mas nunca mais voltou ao ar em Tatuí. Para os telespectadores da TV Aparecida, o temor é de que este fato se repita, embora os técnicos informem que a emissora está regularizada e autorizada a retransmitir seus sinais no município.

TUDO EM SEGREDO
Alguns meses após entrar em vigor a Lei de Acesso à Informação, algumas Prefeituras e Câmaras Municipais da região ainda insistem em não divulgar em seus sites os salários de seus funcionários, como determina a legislação. A Lei 12.527, de 12 de novembro de 2011, conhecida como LAI, tem por objetivo de regulamentar, em âmbito nacional, o direito de acesso dos cidadãos às informações públicas. Esta garantia está prevista na Constituição Federal e representa uma mudança de paradigma, pois estabelece que o acesso é a regra e o sigilo, a exceção.

STF DIVULGA SALÁRIOS
Demonstrando que a atuação transparente é um dos valores institucionais do Supremo Tribunal Federal (STF), a Suprema Corte foi a primeira a dar o exemplo e divulgar em seu site o salário de seus funcionários e ministros. Ao acessar a página do STF (www.jus.gov.br), qualquer cidadão pode saber quanto recebem os funcionários e cada assessor de ministro, nos mínimos detalhes. Salário bruto, descontos e salário líquido. O STF dá uma clara demonstração de que em estado democrático não se privilegia o mistério.

MINISTRO DIZ QUE PODE DIVULGAR
Dia 20 de agosto, o ministro Joaquim Barbosa (STF) indeferiu pedido de tutela antecipada ajuizada pela Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo  contra resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) relativa à divulgação nominal de vencimentos de seus associados. O ministro Joaquim Barbosa fundamenta que “Esta Corte entende que a divulgação da remuneração bruta dos cargos e funções titularizados por servidores públicos, com seu nome e lotação, consubstancia informação de interesse coletivo ou geral”. O relator ressaltou ainda que o próprio STF, em sessão administrativa realizada em maio deste ano, decidiu, por unanimidade, divulgar, “de forma ativa e irrestrita”, os subsídios dos ministros e a remuneração dos servidores.




Nenhum comentário: