sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MENSALÃO NO STF



NO JULGAMENTO EM BRASÍLIA
Na sexta-feira (3), José Erasmo Negrão Peixoto, cirurgião-dentista e acadêmico do curso de Direito de Boituva, foi um dos seletos 180 participantes da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do “mensalão”. Nesta tarde, o procurador-geral Roberto Gurgel, por um período de quase cinco horas, leu as denúncias contra 38 réus e, no final, pediu a condenação de 36 envolvidos. Depois da sessão plenária, José Erasmo foi recebido no Salão Branco do STF, espaço dedicado aos ministros da Suprema Corte. Dr. Miguel Piazzi, chefe de gabinete do ministro Celso de Mello, deu um atendimento digno de chefe de estado ao dentista tatuiano. Na foto, José Erasmo e ministros Celso de Mello, Carmen Lúcia Antunes e Marco Aurelio Mello.

ACOMPANHE O JULGAMENTO
O advogado e jornalista Ricardo Maffeis faz a cobertura diária do julgamento da Ação Penal 470, conhecida no meio popular como mensalão. Ele é formado em Direito pela USP e trabalha no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Desde o primeiro dia de julgamento comenta os principais aspectos da defesa, sob a ótica jornalística e jurídica. E o jornalista tem tudo a ver com Tatuí. Ricardo é filho de dona Edith Maffeis Martins e Antonio José Martins, articulista do Jornal Integração e autor da coluna “Destaques Econômicos”. O advogado franqueou todas as informações aos nosso semanário e quem quiser acompanhar o julgamento do mensalão pode acessar o blog:

ESPAÇO DE CULTURA
No sábado (28), muitos amigos, familiares e convidados foram prestigiar a inauguração da “Fábrica de Cultura Santo Antonio”, na Avenida das Mangueiras, 35, em Tatuí. O local ficou aconchegante e existe espaço para manifestações culturais, inclusive um local dedicado a apresentações musicais. Decoração, artesanato, restauração de móveis, uma seção de doces com deliciosas guloseimas da doceira Arlete Ananias e um café são as atrações do “Santo Antonio”. O empreendimento é dos sócios Soraya Rossi Camargo, Claúdia Bueno Dalto e Johnny Salles e promete grande sucesso pela forma como foi planejado. Mais detalhes da inauguração na Coluna Gente, na edição impressa deste fim de semana.

TARCÍSIO SAIRÁ DO PSDB
Nesta semana, o vereador José Tarcísio Ribeiro encaminhou carta à redação deste semanário, onde explica os motivos que o levaram a deixar temporariamente a vida pública e não se candidatar a nenhum cargo nas próximas eleições municipais de outubro. Em sua missiva, Tarcísio diz que deve esclarecer as razões de sua decisão, em respeito aos 3.038 eleitores que o elegeram vereador no último pleito, aos demais vereadores e ao povo de Tatuí. Na carta, o vereador diz que sua filiação ao PSDB de Tatuí estava vinculada a um projeto de servir a cidade e cita seu trabalho na Câmara Municipal, primeiro como presidente, e depois, líder do governo. Tarcísio afirma que “era natural que o fruto do trabalho desses últimos três anos como parlamentar e como membro do PSDB Tatuí me qualificasse como pré-candidato ao cargo de prefeito”. Porém, no final do mês de janeiro de 2012, “fui comunicado de que não seria mais o candidato a prefeito e que, se desejasse, teria a legenda para a disputa de vereador”. Por não concordar com o ocorrido, o vereador salienta que brevemente irá se desligar do PSDB. Leia a carta na íntegra na página...

PSDB DE TATUÍ SE MANIFESTA
Em relação à carta de Tarcísio, o empresário Alexadre Grandino Teles, presidente do PSDB de Tatuí, assim se manifestou em nota enviada à imprensa: “O vereador José Tarcísio Ribeiro tem um trabalho importante para o PSDB e o município de Tatuí. O PSDB lhe deu legenda para sua eleição em 2008 e o indicou para a presidência da Câmara Municipal para o biênio 2009-2010, dando-lhe todo respaldo em sua gestão. Com relação à escolha do candidato do PSDB à sucessão municipal, o escolhido representante possui sete anos de serviços prestados ao município de Tatuí na direção de duas importantes secretarias municipais. O PSDB possuía vários pré-candidatos e seu nome foi consenso das principais lideranças do partido, o que tornou desnecessária a prévia partidária. Lamentamos o fato, se vier a acontecer, do vereador Tarcísio deixar a legenda do PSDB”.

NADA A VOTAR
Na terça-feira (7), a Câmara Municipal de Tatuí reiniciou as sessões semanais, após o recesso legislativo do mês de julho, mas em sua primeira reunião do segundo semestre, não votou projetos de lei. Três proposituras de autoria do Executivo constavam na ordem do dia, mas o presidente da Câmara, vereador Wladmir Saporito, informou que elas ainda não haviam retornado das comissões legislativas, com seus respectivos pareceres. A pauta de votação está “sobrestada” ou “trancada”, até que estes projetos sejam apreciados em plenário. Os parlamentares receberam também cópias do inquérito civil que envolve o vereador José Maria Cardoso Filho (Zétakão), afastado desde a última semana de suas funções no Legislativo, através de liminar do Poder Judiciário, pela prática de suposto ato de improbidade administrativa.

JUDICIÁRIO SUGERE CASSAÇÃO
Dia 30 de julho, em ofício encaminhado à Câmara Municipal de Tatuí, o juiz Marcelo Nalesso Salmaso enviou cópia da petição inicial e de documentos que culminaram com o afastamento do vereador José Maria Cardoso Filho e os despachos proferidos nos autos. Neste ofício, o magistrado pede para que o Poder Legislativo tome “as medidas cabíveis, especialmente, para instauração de processo para cassação e responsabilização do requerido José Maria Cardoso Filho”. O vereador Zetakão foi afastado da Câmara Municipal de Tatuí na quinta-feira (2) pelo Poder Judiciário, por suposto ato de improbidade administrativa. O caso ganhou a imprensa nacional e repercutiu na revista eletrônica Consultor Jurídico. Veja a repercussão no Conjur na matéria  intitulada “Inquérito Civil não exige contraditório, diz juíza”, de autoria de Marcos Vasconcellos. 

PARQUE AYRTON SENNA
Neste sábado (11), às 13 horas, a Prefeitura de Tatuí inaugura o Parque Ayrton Senna, na Vila Dr. Laurindo, área de lazer com 15 mil metros quadrados. O local pode ser considerado como uma das maiores áreas verdes e de lazer no perímetro urbano do município. O espaço  dispõe  de área verde,  pista de caminhada, brinquedos, aparelhos de ginástica, quadras de tênis e badminton, quadra de malha, pista de skate, local destinado aos idosos e quadras de futebol.


60 ANOS DA VILA DR. LAURINDO
Na edição impressa deste fim de semana, nas bancas de Tatuí, o Jornal Integração publica matéria sobre os 60 anos da Vila Dr. Laurindo. O texto é dos jornalistas Christian Pereira de Camargo e Renato Ferreira de Camargo. É uma matéria com pinceladas de saudosismo e repleta de informações a respeito deste populoso bairro tatuiano.

CRÔNICAS DE NINA LEONI
A cronista Nina Leoni escreve semanalmente no Jornal Integração. Ela assina as  matérias com este pseudônimo. Nina é uma revolucionária por excelência. Seus textos são precisos, com frases que encantam e mostram o cotidiano que as pessoas comuns não conseguem enxergar. Escrever crônicas não é fácil. Quando eu era aluno da Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, o professor Emir Macedo Nogueira, de saudosa memória, levou o cronista Lourenço Diaféria para conversar com os futuros jornalistas. Diaféria, poucos dias antes deste encontro, saiu  preso da Folha de São Paulo. Ele ousou escrever uma crônica sobre a estátua do Duque de Caxias, aquela da Avenida Rio Branco, em São Paulo. O Exército não gostou. A presença de Diaféria foi uma aula e tanto. Ele escrevia  crônicas diárias na Folha e disse que seus textos eram frutos da observação do dia-a-dia. Haja inspiração! Nina Leoni agora está também na internet. Ela diz que a crônica publicada nesta semana,  “é um convite endereçado aos leitores que costumam acompanhar o meu trabalho. Espero que gostem da iniciativa e o divulguem, porque está sendo realizado com muito amor e entusiasmo também”. O  endereço do blog é:
"TIROTEIO" ELEITORAL 
Dia 3 de agosto, a Coligação Competência e Simpatia, que apóia Ademir Borssato (PSD) a prefeito de Tatuí, entrou com representação na Justiça Eleitoral requerendo o cancelamento do registro do candidato a vice-prefeito Luiz Antonio Voss Campos. O advogado Orlando Paulino da Cruz Neto, representando a coligação de Borssato, informa a Justiça Eleitoral que “tomou conhecimento nesta data que o candidato do PSDB está condenado por improbidade administrativa pelo colegiado da 10ª  Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo”. Na petição, a coligação requer que Voss responda ou não aos termos da representação e que tenha o registro de sua candidatura cassado, se for julgada procedente a ação. O Jornal Integração ouviu o advogado Renato Pereira de Camargo, representante da coligação do candidato a vice-prefeito Luiz Antonio Voss Campos. O advogado informa que não tenho conhecimento, até a presente data, de qualquer Ação de Impugnação de Registro de Candidatura referente ao senhor Luiz Antônio Voss Campos. O que posso  informar é que o senhor Luiz Antônio Voss Campos obteve seu registro de candidatura deferido para concorrer ao cargo de vice-prefeito pela Coligação a qual represento, em decisão proferida pelo Juízo da 140ª Zona Eleitoral”. (Obs. do Editor: a presente nota, postada neste sábado (11), somente pode ser reproduzida na íntegra).

Nenhum comentário: