sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS ATENTOS

Rapidez no atendimento
Na quarta-feira (2), no período noturno, bastou comunicar aos setores competentes da Prefeitura que municípes reclamavam do estado de abandono de uma praça, na altura do número 765, na Rua Antonio Tricta Júnior, que as providências foram imediatamente tomadas pela Secretaria de Obras. A foto acima mostra como estava o local na quarta-feira de manhã. Hoje, o munícipe compareceu à redação do Jornal Integração e comunicou que a municipalidade já havia tomado providências e todo o mato foi cortado.

Investimento da Sabesp
Nesta edição, o Jornal Integração publica uma notícia exclusiva sobre a Sabesp. A empresa de saneamento básico deverá investir mais de R$ 80 milhões em Tatuí e construir uma mega estação de tratamento de água no Bairro Americana. Este reservatório deverá abastecer muitas cidades da região com água do Rio Sorocaba e consumir toda a energia elétrica produzida por uma usina instalada no local.

Conferência Municipal da Cidade
Na quarta-feira (9), 19h30, o secretário Sérgio Galvão (Desenvolvimento Econômico) coordena uma conferência na Rua Professor Oracy Gomes, 551, no prédio do Projeto Ayrton Senna. O objetivo deste encontro é sensibilizar a comunidade para propor planos de ação para enfrentar os principais problemas do município. Consta da pauta dos trabalhos que, através destes estudos, podem ser indicadas as prioridades de Tatuí para o Ministério das Cidades.

Agora é lei em Tatuí
Dia 26 de novembro, uma lei municipal promulgada pelo prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo proibe o ingresso ou permanência de pessoas utilizando capacete ou gorro em estabelecimentos abertos ao público. A autoria desta nova lei é dos vereadores José Roberto Xavier da Silva e Oséias Rosa, parlamentares ligados à área de segurança do município.

XI de Agosto conquista copa
Na edição deste fim de semana, o jornalista Rogério Lisboa dá um destaque especial para a conquista do segundo título da A. A. XI de Agosto, na Copa Rádio Notícias. A final contou com a presença do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e Geraldo Pereira, da Pavanelli Materiais de Construção, foi agraciado com uma placa de prata. Tudo aconteceu no estádio "Itatibão", do Clube de Campo de Tatuí.

Prêmio Varejo Sustentável
Uma equipe da Fatec de Tatuí conquistou o primeiro lugar no Prêmio Varejo Sustentável, competição promovida pelo Walmart Brasil. O trabalho "Modelo sustentável de hortas orgânicas comunitárias visando a redução da emissão de resíduos ao aterro sanitário" foi escolhido como o melhor do certame. A autora é Nicole Francine Poles e a equipe vencedora da faculdade foi composta por Luiz Fernando de Souza Silveira e Juliano Nunes Rodrigues. Eles frequentam o curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, da Fatec de Tatuí, com orientação do professor Luís Antônio Galhego. O foco do projeto está na redução e destinação do grande volume de resíduos orgânicos sólidos provenientes de supermercados, feiras livres, quitandas, entre outros, que hoje são enviados para aterros sanitários.

Opinião do júri
No parecer emitido pelo júri da competição promovida pelo Walmart, este projeto tem como principal característica o fato de trazer à tona uma questão crucial para a sustentabilidade e para o varejo, que é a destinação dos resíduos orgânicos. A solução apresentada envolve o direcionamento adequado desses resíduos e, ao mesmo tempo, contempla o envolvimento da população local. Além de abordar de forma inovadora os processos de compostagem, a proposta apoia e incentiva aqueles que se dedicam à criação e à manutenção de hortas comunitárias.

Festa do peão em Tatuí
A partir desta sexta-feira (4) até terça-feira (8), shows com João Bosco & Vinicius, Maria Cecília e Rodolfo, Hugo Pena e Gabriel, Fernando e Sorocaba, e Michel Teló são algumas das atrações da Festa do Peão de Tatuí. O evento será no recinto de rodeios do Lar Donato Flores. A realização é do Centro Hípico Pagliato, Cia de Rodeio Renan Rochite, em parceria com a Prefeitura de Tatuí.

Serviços essenciais funcionam
Nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, o expediente da Prefeitura de Tatuí e de todas as secretarias municipais será das 8 às 12 horas. A assessoria de imprensa informa que os serviços essenciais funcionarão normalmente para atendimento à população e os funcionários desses setores trabalharão em regime de escala.

Recadastramento de armas em Tatuí
Na sexta-feira (11), das 9 às 17 horas, delegados da Polícia Federal estarão em Tatuí para o recadastramento das armas de fogo, na sede da Guarda Civil Municipal, na Rua Chiquinha Rodrigues, 991, na Vila Dr. Laurindo. A regularização é obrigatória e os procedimentos gratuitos. Solicita-se que não seja levada a arma de fogo no local de recadastramento. A Polícia Federal orienta que sem os dados da arma não será possível fazer sua regularização. O interessado deve anotar os dados da arma, por escrito, com as seguintes informações: número de série, calibre, espécie ou tipo e a marca de arma.

Tatuí é Município Verde
Na terça-feira passada, a cidade de Tatuí recebeu o certificado do Projeto Município Verde e Azul. A divulgação do ranking foi feita em São Paulo pelo governador José Serra e secretário estadual Xico Graziano, do Meio Ambiente. Dentre os 563 municípios participantes, Tatuí obteve a 154ª colocação, com 80,10 pontos. O prêmio foi entregue ao prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

Critérios de escolha
Para conquistar o certificado de "Município Verde Azul" é preciso ter nota acima de 80 pontos em uma avaliação que vai de zero a cem. Os critérios são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, órgão em que os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva. Somente 156 municípios do estado conseguiram o certificado e os primeiros colocados foram Santa Fé do Sul (94,40), Novo Horizonte (94,33) e Guaraçaí (94,20).

Nenhum comentário: