domingo, 28 de fevereiro de 2010

MORRE O DR. MINDLIN

O que tem a ver com Tatuí?
Neste domingo (28), faleceu em São Paulo, aos 95 anos, o dr. José Mindlin, de falência múltipla dos órgãos, sendo sepultado na mesma tarde, no Cemitério Israelita de Vila Mariana. Dr. Mindlin tem muito a ver com Tatuí. Em 1975, no governo Paulo Egídio Martins, José Mindlin foi secretário da Cultura do Estado de São Paulo. Seu assessor jurídico era o promotor público José Celso de Mello Filho, lotado nesta importante pasta estadual por indicação de Flávio Bierrenbach. Ao lado do dr. Mindlin, o tatuiano desenvolveu um grande trabalho nesta unidade estadual.

Jornal Integração inicia atividades
O Jornal Integração iniciou suas atividades em 24 de dezembro de 1975, circulando com sua primeira edição. No segundo número, em janeiro de 1976, o jornal tatuiano estampa em sua primeira página: ¨Biblioteca encaixotada em Tatuí¨. Era o início de uma grande encrenca com o Governo do Estado, pois esta biblioteca estava confinada no porão da antiga Cadeia Pública, hoje Casa de Cultura Paulo Setúbal. Eram livros valiosíssimos e de interesse de Péricles Eugênio da Silva Ramos, então chefe da Casa Civil do Governo Paulo Egídio. Dr. Mindlin, secretário da Cultura, concede uma entrevista exclusiva ao Jornal Integração e assina um decreto doando a biblioteca encaixotada para Tatuí. Com isto inicia-se uma contenda entre a Secretaria da Cultura e a Casa Civil.

Ainda aluno de jornalismo
Neste ano, o diretor deste blog e do Jornal Integração, cursava o último de jornalismo na ¨Cásper Líbero¨ e, por coincidência, aluno do professor Péricles Eugênio da Silva Ramos. Não deu outra. A edição daquele fim de semana, com a sugestiva manchete e a foto do dr. Mindlin assinando o ato de doação da biblioteca, bateu direto no Palácio do Bandeirantes. Apenas engatinhando, era a primeira grande polêmica que o ¨Integração¨ se envolvia, defendendo os interesses de Tatuí e de sua população.

Um político habilidoso
O professor Péricles, ocupando o segundo lugar no comando do estado de São Paulo, era um político habilidoso. Na segunda-feira, logo ao entrar na sala de aula, com um exemplar do Jornal Integração na mão, foi logo dizendo: - José Reiner, o Governo vai recolher estes livros que estão em Tatuí. No entanto, a cidade pode fazer uma relação de livros, que o Governo do Estado doará para sua biblioteca. Passado alguns meses, Péricles entra na sala de aula com uma lista de livros e diz: ¨Promessa de governo deve ser cumprida. Tatuí recebeu todos os livros que pediu ao Governo do Estado¨.

Celso e Mindlin
Em 1975, Flávio Bierrenbach foi convidado pelo então secretário da Cultura, José Mindlin, para chefiar a consultoria jurídica da pasta. Havia mais uma vaga e Bierrenbach chamou Celso de Mello. Ele não o conhecia pessoalmente, mas sabia que era um promotor que resolvia os mais intrincados problemas jurídicos. Flávio trabalhava com Cidinha Mello, irmã de Celso, na Procuradoria Geral do Estado. Quando tinham um problema jurídico, ligavam para Celso, promotor em Cândido Mota. Em minutos, ele resolvia a questão, por telefone. Esta aproximação fez com que Bierrenbach e Celso trabalhassem com o dr. José Mindlin por um ano.

Nenhum comentário: