sábado, 10 de setembro de 2011

CONTINUA POLÊMICA SOBRE JÚLIO PRESTES

NOVAS FOTOS EXCLUSIVAS
Este blog apresenta novas fotos sobre a Galeria de Presidentes do Palácio do Planalto, em Brasília. A galeria fica no andar térreo, como mostram as imagens acima. O salto na história estampa-se na primeira foto. De Washington Luiz para Getúlio Vargas. O presidente eleito Júlio Prestes foi excluído da História do Brasil, na visão do Palácio do Planalto. Enquanto isso, a polêmica continua na vizinha Itapetininga. Veja abaixo:

ITAPETININGA REAGE
O jornalista Hélio Rubens, da Agência Commark e presidente do Instituto Júlio Prestes, informa que “aos poucos, nós do Museu da Imagem e do Som (Roberto Hungria à frente) estamos conseguindo mobilizar a cidade de Itapetininga e outras da região, inclusive Sorocaba, onde a imprensa já está engajada e pode contribuir mais ainda”. Na quinta-feira (8), o centenário jornal “O Cruzeiro do Sul” estampou, em editorial, a sua posição sobre a exclusão de Júlio Prestes da Galeria de Presidentes do Palácio do Planalto. Com o título “Um Golpe na Memória”, o jornal sorocabano opina: "omitir a existência de um presidente eleito, ou de quem exerceu o cargo, mesmo em mandato-tampão, é um desserviço à memória do País, capaz de induzir a conclusões errôneas ou incompletas".

POLÍTICOS DEVERÃO IR À DILMA
Hélio Rubens informa ainda que a próxima ação planejada é um encontro de uma Comissão com a ministra-chefe da SECOM, Helena Chagas. Segundo o jornalista, o presidente da Câmara de Itapetininga, Fuad Isaac (PT), está plenamente engajado na campanha e, como petista muito bem relacionado no partido, como realmente é, já tentou acionar lideranças de Brasília para conseguir essa audiência. O presidente do Instituto Júlio Prestes informa ainda que “a Prefeitura de Itapetininga também está preocupada com o assunto e, após tentar o apoio das cidades vizinhas, tem como projeto levar o assunto ao governador Alckmin e, através dele, fazer chegar o pedido até a presidenta Dilma Roussef”.

REPERCUSSÃO NA IMPRENSA
Em razão da grande repercussão deste fato na imprensa nacional, a Agência Commark, de Itapetininga, elabora um clipping com todas as notícias publicadas sobre o assunto. O jornalista Hélio Rubens informa que “também estamos à procura de opiniões e pareceres de juristas conhecidos, desembargadores para dar embasamento jurídico ao nosso pedido de inserção de Júlio Prestes não só na galeria física, mas também no site da SECOM”. Na visão deste blog, o município vizinho conta com ótimos nomes para este trabalho. Itapetininga possui duas faculdades de Direito e este parecer pode ser elaborado por estas instituições de ensino.

TATUIANO NÃO SE CONFORMA
O tatuiano e empresário Hélio Fantoni Júnior, ao enviar um pedido de explicação à Secretaria de Comunicação, não se conforma com a resposta a ele enviada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. Veja abaixo o seu desabafo enviado à SECOM, com cópia para este blog: “Recebo esclarecimentos com relação à foto retirada de JÚLIO PRESTES e continuo, como Brasileiro, indignado. Posso ser ou parecer bobo, mas não sou idiota. Em nenhum momento questiono a foto do presidente eleito TANCREDO NEVES. Está claro para mim, que a mesma deva permanecer na galeria de ex-presidentes. O que repudio é a retirada da foto de JÚLIO PRESTES com argumentos escorados em sofismas facilmente destruídos. Ao que parece a SECOM imergiu em um "Circulus Vitiosus". Vejamos: Júlio Prestes foi eleito em 1930, sob a égide da lei 3208 de 1916. Após eleito, Júlio viajou a vários paises, onde foi recebido com honras de chefe de Estado. Portanto, eleito em eleição livre e direta, por vontade soberana de um povo. Impedido de assumir, devido ao golpe de 30, capitaneado por Getúlio Vargas. Previa a lei 3208, de 1916, a DIPLOMAÇÃO dos eleitos? Foram DIPLOMADOS os eleitos antes de Júlio Prestes? Quais sejam: Washington Luís, Arthur Bernardes, Epitácio Pessoa, etc.. Mesmo que a resposta seja positiva, não cabe a supressão de Júlio Prestes. Eleição, em um Estado livre e Democrático, é vontade popular. A diplomação, embora solene, apenas vem coroar o escolhido, o eleito. A verdade está no VOTO, que é mais forte que a bala e a espada que nos ferem, mais forte que a farda e as botas que nos calam e torturam, mais forte que a ignorância e a soberba veladas de alguns técnicos do Governo Federal, que querem reescrever a HISTÓRIA do meu BRASI. A esses incautos, recorro a Joaquim Osório Duque Estrada: "Verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte”. Élio Fantoni Jr.

PIT STOP VERDE
No próximo dia 15 de setembro, a DPaschoal, uma das maiores redes de serviços automotivos do Brasil, irá realizar o “Pit Stop Verde” no km 113 da Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127), nas dependências do Posto Trevo, em Tatuí. Na ocasião, a empresa oferecerá, sem custo ao motorista, dicas de prevenção e uso de pneus que, se utilizados de forma correta, podem ter a sua vida útil aumentada em até 25%. Além disso, a empresa dará instruções importantes sobre direção defensiva.

CONSELHO DO IDOSO
Dia 25 agosto, aconteceu a eleição da nova diretoria do “Conselho Municipal do Idoso”, de Tatuí, para o biênio 2011/2013. Foram eleitas para integrar a nova diretoria Maria Aparecida Quevedo Adum (presidente), Marlene Oliveira Pinto (vice-presidente), Jussara Soares de Lima (1ª secretária) e Jucilene Silveira Garcia (2ª secretária.

FESTA DO MILHO VERDE
Nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro, a Paróquia da Sagrada Família de Tatuí promove a 2ª edição da festa “Delícias do Milho Verde”. Na oportunidade, serão vendidos pratos preparados à base de milho, como mingau com frango, curau, pamonha, croquete, sorvete, bolo doce, bolinho de milho e frango, cuscuz, milho cozido e assado, pastel de milho e suco. A festa acontece na Avenida das Mangueiras, ao lado da Prefeitura.

GÁS NATURAL NO POUPATEMPO
Os mais de dois mil usuários de gás natural canalizado em Tatuí já dispõem de mais um local para realizar todos os serviços “on-line” relacionados ao fornecimento do energético, com total comodidade e segurança. Através dos terminais do e-poupatempo, o Poupatempo de Tatuí passa a oferecer os mesmos serviços que a concessionária Gas Natural Fenosa disponibiliza aos seus usuários na rede mundial de computadores. O posto fica na Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, ao lado da Rodoviária.

HOMENAGENS ÀS MULHERES
Na terça-feira (6), a Câmara Municipal aprovou projeto do vereador Vicente Aparecido Menezes (PT), que institui, em Tatuí, o Diploma de Honra ao Mérito “Chiquinha Rodrigues”. Esta honraria, a ser entregue anualmente, no dia 8 de maio, tem como objetivo de homenagear mulheres que contribuíram para o desenvolvimento social, cultural e econômico, pelos direitos da condição feminina, pela família e pelo próximo.

NOVA PRESIDENTE DO INTERACT
No sábado (3), o Interact Club de Tatuí realizou sua festiva de transmissão e posse da diretoria 2011/12, na sede do Rotary Club. Caroline Resende assumiu a presidência da instituição rotária Os Interact Clubs são grupos de adolescentes de 12 a 18 anos, patrocinados por um Rotary Club. O principal objetivo é tentar ajudar a sociedade de forma simples, com campanhas, doações, visitas a creches e hospitais, melhoria do meio-ambiente e saúde da população carente.

PROJETO CIDADANIA
Neste mês, o Lions Clube promove atividades da 5ª edição do “Projeto Cidadania”, com a participação de escolas oficiais e particulares de Tatuí. Este projeto tem como objetivo integrar alunos, familiares e a comunidade junto ao clube de serviços. O participantes podem se inscrever nos seguintes concursos: Literário (para estudantes do Ensino Fundamental e Médio), Interpretação Musical (Voz e Violão), Beleza, Esportes (Futsal, Voleibol e Xadrez) e Cartaz Sobre a Paz.

MAIS TUCANOS NA REGIÃO
No sábado (3), em reunião na Câmara de Tatuí, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) promoveu o 1º Encontro “União das Regionais”, com o objetivo de discutir a organização partidária e a sucessão municipal na região nas eleições de 2012. Além de debater sucessão municipal, a agremiação realizou 16 novas filiações, dentre elas o prefeito de Ibiúna, Antonio Carlos Coite Muramatsu. Também se juntaram ao partido tucano Isadora Andreza, Silvia Matheus Santos, Michelli Cristina, Soraya Manna, Flávio Augusto, Rubens Zaga, Luiz Donizete Vaz Júnior, Alexandre Bossolan, Altair Benedito Vieira, Erquides Martins, Ivan Rezende Ferreira, Tirson José Miranda, José Ubirajara, Rubens Arca e Lucas Gato. O coordenador regional do PSDB é o tatuiano Ademir Cleto, chefe de gabinete de José Aníbal, secretário de Energia do Governo de São Paulo.

PALESTRA SOBRE MÍDIAS
Dia 14 de setembro, às 20 horas, o Rotary Tatuí “Cidade Ternura”, presidido por Wellington Hoshino, promove palestra sobre “Mídia”, na Rua Santa Terezinha, 71. O palestrante será o jornalista Christian Pereira de Camargo, diretor de jornalismo da Central de Rádio de Tatuí e do Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário: