sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NISSAN SE INSTALA NO RIO

NEM TATUÍ. NEM LIMEIRA.
Neste sábado, o presidente da Nissan, Carlos Ghosn, tem um encontro com a presidente Dilma Roussef, no Palácio do Planalto, em Brasília, para informar sobre os investimentos de sua empresa no Brasil. Segundo a Folha de São Paulo, a cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro, foi a escolhida pela multinacional para investir US$ 1,5 bilhão e fabricar 220 mil carros por ano. Ghosn deverá estar acompanhado pelos governadores Beto Richa, do Paraná, e Sérgio Cabral, do Rio. O município de São José dos Pinhais (PR) deverá receber um aporte financeiro do grupo Renault e Nissan para ampliação da fábrica da Renault na cidade paranaense.

ICMS FOI O VILÃO
Existia uma grande expectativa de a Nissan implantar sua indústria automobilística em Tatuí. O local estava definido e o preço acertado. A área é às margens da Rodovia Castelo Branco, entre Tatuí e Cesário Lange. O preço de R$ 37 milhões constava da minuta de um contrato e até o cronograma de obras estava na Prefeitura de Tatuí. Nesta sexta-feira (30), o secretário municipal Luís Paulo da Silva, da Prefeitura de Tatuí, ao comentar a escolha de Resende para a instalação da Nissan, entende que as vantagens do ICMS foram decisivas para a empresa escolher o estado do Rio de Janeiro. Se esta informação proceder, fica comprovado que a guerra fiscal entre estados deixa São Paulo para trás. Outra empresa que vai anunciar um grande investimento é a empresa O Boticário. Desta vez, o estado escolhido será a Bahia.

PRÓXIMO AO PORTO DE ITAGUAÍ
A nova fábrica a ser instalada pela Nissan vai ficar perto do Porto de Itaguaí, que está sendo considerado o quarto maior do mundo e o maior da América Latina. De acordo com a Prefeitura de Itaguaí, o porto possui área plana de 10 milhões de metros quadrados, um canal de acesso de 20 metros de profundidade e cais de acostagem em águas abrigadas, com infraestrutura logística privilegiada. Com a instalação da Nissan, os cariocas começam a chamar esta região de futuro ABC fluminense, em razão dos inúmeros investimentos da indústria automobilística nas proximidades com a Via Dutra.

Nenhum comentário: