quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ENTREVISTA




CANDIDATOS A PREFEITO DE TATUÍ

Na sexta-feira (31), os candidatos Júlio Vila Nova, José Manoel Correa Coelho, o Manu, Ademir Borssato e Luiz Paulo Ribeiro da Silva entregaram as respostas aos questionamentos feitos pelo Jornal Integração, sobre seus planos de governo para o município, caso sejam eleitos  prefeito de Tatuí. Estamos novamente em época de campanha, e nosso semanário, há 37 anos, mantém sua tradição de bem informar seus leitores e oferecer-lhes oportunidade de conhecer e analisar os planos de governo dos  postulantes ao cargo de prefeito.
 As respostas dos quatro candidatos sobre cinco importantes áreas do governo municipal estão sendo publicadas nesta edição.  Deixamos os candidatos livres para se expressar sobre o seu programa e suas metas. Acreditamos que os leitores, prioritariamente, querem saber as propostas  para as áreas de Saúde, Educação, Segurança, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer. O prazo para entrega das respostas terminou na sexta-feira, dia 31 de agosto, às 12 horas. Todos os candidatos passaram na prova de pontualidade e obedeceram o prazo estipulado pela direção do semanário. As respostas serão publicadas na  ordem de entrega na redação, conforme consta dos e-mails enviados pelos candidatos e seus assessores. O primeiro foi Ademir Borssato (29-8-2012, às 15h52). O segundo Luiz Paulo Ribeiro da Silva (31-8-2012, às 10h41). O terceiro a enviar foi Júlio Vila Nova (31-8-2012, 10h53). E o quarto, foi José Manoel Correa Coelho, Manú (31-8-2012, às 11h49). Abaixo, a íntegra das respostas:
 
Quais suas propostas para o setor de Saúde?

Ademir Borssato - A Saúde em nossa cidade está péssima. No setor da saúde irei implantar o atendimento 24 horas em quatro postos de saúde que irão funcionar nos quatro cantos da cidade. Haverá também junto aos postos de saúde as farmácias populares, com fornecimento de remédios inclusive de antibióticos totalmente de graça ao povo de Tatuí.  Implementação de serviço de Hemodiálise no Município e também a implantação de UTI Neonatal em nosso Hospital.  A inserção de Cartão Saúde, uma nova revolução na saúde: desta vez pelo atendimento às pessoas que mais precisam. Todos os tatuianos terão um cartão específico da saúde municipal, como se fosse o de um plano de saúde particular. Com o Cartão Saúde o cidadão poderá, por exemplo, agendar consultas por telefone. Todos os exames e prontuários do paciente estarão neste cartão informatizado.  Implantar atendimento às pessoas portadoras de câncer, em parceria com o hospital Amaral Carvalho, de Jaú. implantar novas clínicas odontológicas gratuitas à população. Agilizar a coleta e o resultado dos exames de laboratório, inclusive, de câncer de colo de útero e de mama.
 
Luiz Paulo - Com o término das obras do novo CEMEM (Centro de Especialidades Médicas), na área da antiga Usina Santa Rita, nós vamos equipá-lo para melhor atender a população. A área construída é de 1.357 m2 e o novo prédio de saúde pública terá mais de uma dezena de consultórios e salas para: pequenas cirurgias, gesso, audiometria, ultrassom, pré-operatório, pós-operatório, eletrocardiograma, triagem, Raio-X e sanitários, entre outras. Outra prioridade é conseguirmos para o município uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Néo-Natal, para funcionar na nova Maternidade. Vamos priorizar a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), ao lado do Corpo de Bombeiros e da base do SAMU 192. O novo prédio terá área quatro vezes maior que o atual Pronto Socorro. Vamos também trabalhar para que Tatuí tenha o seu Centro de Hemodiálise. O pedido já foi formulado para o Ministério da Saúde. Tem mais obras: unidades de PSF (Programa Saúde da Família) no Jardim Gonzaga (sede própria) e Jardim Tóquio, ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) do CDHU “Orlando Lisboa”, ampliação da UBS Central (Postão), implantação de serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Emergências Odontológicas no Pronto Socorro e ampliação do PAD (Programa de Atendimento Domiciliar), entre outras. Vamos criar um Estatuto para o Servidor da Saúde.

Júlio Vila Nova – Construção do Hospital Municipal, com verba do Governo Federal ou através do Orçamento municipal que hoje é de R$ 18.000.000,00 (dezoito milhões) por mês. Criar o serviço de Hemodiálise, evitando o transporte de pacientes, 3 vezes por semana, para as cidades de Sorocaba, Itapetininga ou Itu.  Fazer uma central médica, com a contratação de mais médicos com melhores salários e, exigindo que trabalhem mais tempo no atendimento aos pacientes. Compra de ambulâncias, acabando com a terceirização. Trazer de volta para Tatuí o IML (Médicos de Tatuí), a sede do SAMU, também. Criar o CEMM (Centro de Especialidades Médicas Municipais). Onde o paciente entra de manhã e passa por todos exames e sai a tarde com uma receita nas mãos. Criar  pronto socorro na Vila Angélica, descentralizando o serviço de urgência.  Instituir política pública municipal de proteção aos animais.  Criação do pronto socorro veterinário. Esterilização para controlar a natalidade canina/felina. Cemitério público gratuito para animais de pequeno e médio porte.

Manú - A saúde é, sem dúvida, o pior setor administrativo da nossa cidade. Precisa melhorar e muito. No atendimento, a solução é reduzir a carga de trabalho, voltando ao turno de 6 horas, para que os funcionários estejam descansados e motivados. É preciso também oferecer melhores condições de trabalho, remuneração e plano de carreira. Não podemos mais conviver com a falta de itens fundamentais, como luvas cirúrgicas, algodão, gaze, suprimentos essenciais e medicamentos. Segundo os balancetes oficiais da Prefeitura, Tatuí investe 10% a mais do que o previsto em saúde. E eu pergunto: pra onde está indo esse dinheiro? Iremos criar a UTI Neo-Natal, ampliando também a capacidade da nossa UTI, que hoje trabalha com apenas 60%. Criaremos o Centro de Hemodiálise, o Posto Avançado de Oncologia, inclusive com aplicação de sessões de quimioterapia. Iremos adotar dois turnos de transporte de pacientes para centros de referência, criar o ônibus de saúde da mulher, o ambulatório pediátrico e o programa de saúde infantil, com médicos, enfermeiros e dentistas nas escolas. Vamos também construir uma UPA, além de levar o serviço 24h, aos bairros mais populosos como o  Santa Rita. Por fim, é preciso dizer que não vamos fechar e sequer mudar o Pronto Socorro de lugar, como quer e disse o candidato do PSDB, em uma entrevista na internet.

Quais suas propostas para a Educação?

Ademir Borssato - A Educação no nosso município está  horrível e foi considerada a pior da região. Na minha gestão haverá merenda de qualidade e também será servida aos sábados para os alunos carentes e  no período noturno. A merenda escolar voltará a ter qualidade. As refeições serão produzidas no próprio município, com seus próprios funcionários, com um cardápio que agrade as crianças e o melhor, comprando produtos na própria cidade – atitude contrária à terceirização da merenda, que custa caro e não agrada nossos alunos.  Vamos também instituir o material didático apostilado, afim de que possamos dar conteúdo de escola particular aos alunos da rede pública municipal. Elevar a cobertura do Ensino Fundamental. Melhorar as condições físicas, instrumentais e tecnológicas das escolas. Implantar a Rede de Bibliotecas Municipais. Trazer faculdades públicas para nosso município e incentivar a vinda de faculdades privadas.  Dar  transporte gratuito aos alunos que estudam fora do município. Construção de creches, com atendimento noturno às mães que trabalhem a noite. Implantar novas bibliotecas em nossa cidade e informatizar os centros de estudos.

Luiz Paulo - Vamos investir na construção de novas escolas, com o foco de pelo menos mais quatro unidades em período integral. Outra prioridade é a universalização do atendimento de creches, independente da mãe trabalhar ou não. Estamos muito próximos disso. Ampliar o nível de escolaridade da população com a implantação nas escolas municipais do Supletivo noturno para o 1º ao 5º ano, de 6º ao 9º ano e para o Ensino Médio, em todas as regiões onde exista demanda, realizando parcerias com o Centro Paula Souza, rede estadual de ensino, etc. Ampliar o programa “Escola da Família”. Colocar professor auxiliar nas classes de alfabetização nas escolas municipais. Implantar sala móvel de informática para atender os bairros rurais ou de difícil acesso. Ampliação do uso das lousas digitais (onde somos pioneiros na região) nas Escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Implantação efetiva das atividades no Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Maria Tuca”. Implantar o Plano de Carreira para os Funcionários Operacionais da Secretaria Municipal da Educação, além de valorizar todos os professores, investindo em bons salários e aperfeiçoamento. No Ensino Técnico, vamos efetivar a instalação da Escola SENAI (Centro de Treinamento) e incentivar a expansão da ETEC Sales Gomes e da FATEC.

Júlio Vila Nova - Criação de universidade pública com vários cursos, das diversas áreas, entre o Jardim XI de agosto e Jardim Wanderlei (área da prefeitura). Construção do prédio para a escola SENAI, com vários cursos profissionalizantes na área do antigo expurgo no boqueirão (SENAI, SESC, SESI, etc..). Criar a creche 24 horas, favorecendo as mães que trabalham no período noturno. Criar cozinha piloto (central de alimentação), com a volta das merendeiras e alimentação feita por especialistas na preparação de alimentação com qualidade, feita com produtos da terra, e posteriormente distribuída a várias escolas.  Maior investimento para garantir mais segurança nas escolas. Construção de novas escolas nos bairros que ainda não possuem, e, também nos bairros rurais. Implantação de aulas de inglês e tecnologia informatizada em todas as séries escolares. Implantar a matéria de educação de trânsito nas escolas. Implantar programa piloto vídeo-seg, com o objetivo de redução da violência escolar. Implantar nas escolas  oficinas de música, teatro e esportes, incentivando as escolas municipais e estaduais a adotá-las. Criar creche do idoso.

Manú - Um dos principais problemas da cidade hoje é a falta de vagas nas creches. Iremos criar o Programa Creche Escola, que irá construir novas unidades, ampliar o horário de funcionamento, até às 19h, criar creches no turno da noite, acabar com as férias nas creches, além de garantir transporte para as crianças - dobrando o número de vagas.  Vamos também criar o cursinho pré-vestibular gratuito, criar o ProUni Municipal, garantindo  o acesso dos estudantes à universidade, lutar pela instalação da universidade pública federal e cursos técnicos federais, que já chegaram a Itapetininga, criar novos cursos na Escola de Enfermagem, construir um Teatro-Escola para ensino de artes.  Mas, é preciso melhorar as condições e os índices do ensino básico e fundamental. Iremos adotar apostilas, para que os alunos da rede pública tenham padrão de escola particular, ampliar o acesso a equipamentos de tecnologia como lousas digitais, tablets e notebooks, reduzir o número de alunos por sala de aula, implantar dois professores por sala de aula nas séries iniciais, além de rever o estatuto do magistério com nova política salarial, oferecendo mais estímulo e condições de trabalho aos professores da rede municipal

Quais suas propostas para  a área de segurança?

Ademir Borssato - Guarda Civil Municipal revitalizada, com um novo programa de combate à criminalidade. Dar novos investimentos nesse setor. Os investimentos serão na qualificação do efetivo, equipamentos, dignificando a profissão dos homens que protegem o nosso patrimônio e as nossas famílias. O efetivo será duplicado, com polícia na rua. Garantir o bem-estar e a segurança da população, ampliando os serviços, através de parcerias, envolvendo a comunidade, a Guarda Municipal e as Polícias Militar e Civil. Instalação de câmeras nas principais entradas e ruas da cidade, bem como nas escolas, inclusive com rondas escolares. Implantar as bases da Polícia Comunitária em todas as regiões do município. Monitoramento da cidade com câmeras.

Luiz Paulo - Dentro das necessidades da segurança em Tatuí está a construção de uma nova sede de comando para a Guarda Civil Municipal. Hoje existe uma área no bairro Inocoop de 6 mil metros, sendo que neste local existe uma construção de um prédio e que hoje é utilizado como ponto de uso de drogas, trazendo um problema grave para a população local. Com a construção da nova sede da GCM vai melhorar a qualidade de vida da população e ampliar o serviço da corporação com um espaço adequado para treinamento e capacitação dos mesmos. Contratação de 40 novos Guardas Civis Municipais. Com este aumento do efetivo, vamos atender melhor as bases comunitárias. Compra de rádios, motos, armas, coletes e outros equipamentos é também prioridade. Vamos adquirir também uma Base Móvel para a GCM, assim poderemos deslocá-la para quando acontecer eventos nos bairros e também quando o crime migrar para alguma região específica da cidade. Vamos realizar mudanças no estatuto da GCM, com a criação do classe especial. Com esta criação o GCM 1ª classe poderá pleitear a promoção através de concurso interno. Outra necessidade é a incorporação das horas bonificadas, e incluir estes vencimentos na aposentadoria do GCM. E a criação da aposentadoria especial para os GCMs. E aumento dos vencimentos do salário base.

Júlio Vila Nova - Aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal. Construção de Postos de Atendimento e ou informações da Guarda Municipal nas entradas da cidade (3 Postos). Assinar convênio com o governo do estado para aumentar o efetivo dos policiais civis e militares em nossa cidade, criando um pelotão. Integração com as policias militar e civil e aprimoramento do corpo de bombeiros. Construção do complexo de segurança pública, centralizando os órgãos de segurança pública, facilitando o acesso pela população e economizando alugueis.  Volta do Tiro de Guerra, que completou 100 anos, em nossa cidade, e constitui a melhor escola de civismo para nossos adolescentes. Incentivar a patrulha rural, com compra de mais veículos. Convênio com a empresa de iluminação para que com os órgãos de segurança façam plantão rápido, quando faltar uma lâmpada, trocá-la imediatamente. Câmaras de segurança para monitoramento pelo setor público, nos locais críticos. A prefeitura terá podadores de árvores para  melhorar a qualidade da iluminação.

Manú - A tecnologia a serviço da segurança pública. Iremos implantar em Tatuí a cerca eletrônica de monitoramento de veículos, capaz de monitorar e controlar todos os veículos que entram no município, coibindo furtos e dificultando a entrada de criminosos através das estradas – ampliando o monitoramento por câmeras.  Vamos também aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal de 142 para 200 guardas, aumentando também os postos femininos. Também iremos criar as bases móveis para Guarda Municipal. Ideia tão boa que já foi copiada por outros candidatos e coligações. Iremos também criar o programa de qualificação para Guarda Municipal, que também ganhará uma academia de ginástica para treinamento dos soldados. Vamos comprar novos veículos para a corporação. Hoje, os carros são quase todos alugados e os veículos nunca aumentam, são apenas substituídos. A Guarda também ampliará a ronda no centro, a partir de bicicletas. Mas, também é importante promover a integração entre a nossa corporação, a Polícia Militar e a Polícia Civil, criando conselhos associados e apoiando estruturalmente as forças de segurança. Vamos também articular a tão sonhada criação de um batalhão em Tatuí. Somos a única cidade do estado que já tem duas companhias e ainda não foi elevada de categoria.

Quais suas propostas para o Desenvolvimento Econômico?

Ademir Borssato - Geração de emprego no Município, com a consequente implantação de indústrias em nossa cidade. Inclusive, com matrizes em nosso município para que haja recolhimento de impostos em nossa comunidade, como exemplo a empresa YAZAKI, que hoje gera recursos para Tatuí e  oferece 1.800 (um mil e oitocentos) empregos diretos. Frente de Trabalho Profissionalizante. Construção de um shopping, com a ajuda da iniciativa privada. Incentivar os produtores rurais com recuperação das estradas vicinais para escoamento dos produtos agrícolas. Os feirantes serão contemplados com barracas pré-moldadas e gratuitas, para melhor higienização das feiras livres. Cursos gratuitos, como serviços gerais, edificações, culinária, artesanato, manicure, corte de cabelo, garçom para pessoas carentes que receberão um salário e uma cesta-básica, como auxílio,  qualificando-as para o mercado de trabalho e aprendendo uma nova profissão. E quanto aos analfabetos, serão alfabetizados e os jovens receberão custeio integral para ter acesso à tão sonhada universidade.

Luiz Paulo - Vamos aprimorar a Lei “Pró Tatui”, que eu criei como secretário e que foi responsável pela instalação e ampliação de várias indústrias. Esta lei, que é de incentivos, ganhará novos tópicos. Outra ferramenta para o desenvolvimento será o novo Anel Viário, que ligará as SPs 127, 129 e 141. Vamos também criar uma nova entrada para a cidade. Outra prioridade é a construção de mais casas populares. No governo do Gonzaga foram investidos mais de R$ 80 milhões na construção de 1.125 casas populares. Participei, como secretário, deste projeto. E quero construir mais casas, com prioridade para a população de 0 a 3 salários mínimos. Vamos também implantar o Alvará Eletrônico de Funcionamento das Empresas e criar a Delegacia da Receita Municipal. Vamos fazer projetos importantes, tais como: Código de Obras e Edificações, Código de Posturas, Lei de Constituição do Fundo Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Lei de Constituição do Conselho de Desenvolvimento Urbano, Lei das Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais, Lei de Implantação dos Instrumentos de Indução da Política Urbana, Plano de Mobilidade Sustentável, Plano de Macrodrenagem Urbana, Regulamentação da Lei de Impacto de Vizinhança e, Código Tributário, entre outros. Vamos também ampliar a Incubadora de empresas, que funciona em parceria com o SEBRAE.

Júlio Vila Nova - Facilitar a instalação de novas indústrias em Tatuí, através de incentivos fiscais, tais como, isenção de impostos por um certo período, facilitar a compra dos terrenos que interessam as indústrias, o que sentimos é a falta de emprego e se não facilitar, as indústrias aqui não vem. Criar leis de incentivo para a instalação de indústrias em nossa cidade e outros empreendimentos industriais, comerciais, da construção, ou agrícolas.  Diminuir os impostos e taxas, cobrados dos investimentos, principalmente os comerciais, visto que, nossa cidade, tem dinheiro, em apenas 15 dias do mês, e incentivar a associação comercial na instituição de programas de incentivo comercial. Transparência total demonstrada através de um impostômetro colocado na parede externa da prefeitura, mostrando ao povo, a arrecadação e aplicações do dinheiro. Desenvolver o cooperativismo através de incentivos da P.M, tais como, comprar 50% dos produtos dos cooperadores e acabar com a terceirização da alimentação escolar.

Manú - Todo mundo sabe que um dos grandes problemas para atração de novas empresas e para garantia de uma vaga no mercado de trabalho é a falta de qualificação da mão de obra. Com apoio de Paulo Skaf, presidente da Fiesp, vamos trazer para Tatuí uma escola do Senai para garantir a capacitação dos nossos jovens. Iremos criar, também, a Secretaria das Indústrias, em que, pela primeira vez na história, o Executivo irá abrir a administração pública para que os empresários participem diretamente das decisões relativas ao desenvolvimento econômico. Esses mesmos empresários vão nos ajudar a aprimorar o Pró-Tatuí, criando novos mecanismos de incentivos ficais e contrapartidas da Prefeitura no setor de infraestrutura. Também vamos investir em grandes obras estruturantes, como a duplicação da SP-141 – Tatuí a Cesário Lange, no trecho do trevo de entrada de Tatui até a cerâmica Strufaldi, com construção de cliclovia, faixas para motociclistas, canteiro central iluminado para caminhada de pedestre, através de verba do governo, com a duplicação da Rua Teófilo Andrade Gama no trecho da UBS do Rosa Garcia II até o bairro Tanquinho, assim complementando com a alça de acesso do Rosa Garcia II com o Rosa Garcia I e da Rua Teófilo Andrade Gama com o Parque San Raphael.

 Quais suas propostas para as áreas de Esporte e Lazer?

Ademir Borssato - Construção de um Centro Olímpico, que irá colocar o esporte tatuiano em seus melhores dias, através de um  complexo esportivo, que será destinado  e adequado para servir de sede a um verdadeiro celeiro de craques, nas mais diferentes modalidades. Treinadores especializados atuarão em conjunto com os professores de Educação Física das escolas municipais. Estes encaminharão os talentos em destaque, para serem lapidados no Centro Olímpico, que formará futuros campeões na vida, na escola e no esporte. Colocar Tatuí no futebol profissional. Promover eventos gratuitos, relacionados com a cultura tatuiana, através do teatro,  da música e da dança.

Luiz Paulo - Criação da “Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude”, desvinculando das áreas de Cultura e Turismo. Construção de um novo ginásio municipal de esportes para que este abrigue grandes competições esportivas e seja palco de escolinhas nas modalidades de basquete, vôlei e futsal. Ampliar os espaços públicos de lazer. O Projeto “Adote uma Praça”, da Secretaria do Meio Ambiente, trouxe uma nova perspectiva para a ampliação do lazer nos bairros. Vamos incentivar novos espaços, como a “Praça do Carroção” e o “Parque Ayrton Senna”, levando este projeto a outras regiões da cidade. Vamos também construir uma ciclovia ao longo da Avenida Marginal do Ribeirão do Manduca, já que com o Anel Viário, os caminhões deverão deixar de utilizar esta rota. Um dos nossos projetos também é a criação do Museu da Imagem e Som (MIS), que irá abrigar os acervos fotográficos e de imagem. Quero também que a Secretaria da Cultura e Turismo tenha um calendário com atividades mensais que privilegiem o Teatro, a Dança e a Artes Plásticas, além da Música, que é a nossa vocação. Vamos criar também um “Mecanismo de Subvenção para a Cultura Popular do Município”, tais como: Cordão Folclórico Tatuiense, Tropeiros da Mata, Grupos Violeiros e Cururu. Vamos também, reformar e ampliar a Concha Acústica Municipal.

Júlio Vila Nova - A Praça Airton Senna, no bairro Dr. Laurindo, irá a outros bairros de Tatuí. Estão previstas três praças com áreas de esporte e lazer nos bairros São Cristovão, Santa Rita e Rosa Garcia II, em áreas da Prefeitura Municipal. Incentivar os profissionais das áreas, motivando nas disputas esportivas. Tatuí terá campos de futebol em todos os bairros, e outras modalidades esportivas. Na área de lazer serão feitas parcerias com o CDMCC, que possui mais de 50 conjuntos musicais, para levar suas músicas aos vários bairros de Tatuí. Também serão prestigiadas (os) outras bandas musicais e conjuntos musicais de nossa terra. Será criada a secretaria do jovem e do idoso e os componentes dessa secretaria opinarão sobre as suas necessidades. É o governo participativo de Júlio Vila Nova. Reformulação das praças de Tatuí e criação de novas praças nos bairros, com áreas de lazer, jardineiros e guardas, com segurança total.

Manú - Tatuí completou 186 anos sem um ginásio municipal em condições de uso. Vamos criar um Centro Olímpico e um Centro de Artes Marciais. Projeto integrado às escolas públicas e privadas, das redes estaduais e municipais, com trabalho para formação de novos talentos, visando competições de alto nível. Também seremos ousados no que se refere ao lazer. A recuperação ambiental do Ribeirão do Manduca é uma das mais urgentes necessidades relativas ao meio ambiente. Porém, esse importante recurso natural do município pode ser transformado em uma opção de lazer. Vamos construir o Parque Linear do Ribeirão do Manduca com equipamentos como academias, quadras e espaços para apresentações musicais.  Vamos investir na caracterização do ambiente urbano, com o tema Capital da Música, com telefones públicos, pontos de ônibus, faixa de pedestres caracterizados. Vamos levar as apresentações musicais, que hoje só acontecem no centro, aos muitos bairros da nossa cidade e, principalmente, criar em Tatuí o Museu da Música – nos padrões do consagrado museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, utilizando de recursos audiovisuais e muita inovação.


Nenhum comentário: