sexta-feira, 5 de agosto de 2011

BANDA VAI TOCAR
Dia 13 de agosto, às 20h30, no Teatro “Procópio Ferreira”, a Banda Sinfônica do Conservatório, regida pelo maestro Dario Sotelo, realiza concerto especial, para prestar homenagem ao aniversário de 185 anos de Tatuí – comemorado em 11 de agosto – com a execução de obras dos compositores tatuianos Nacif Farah (“Esther” e “Noêmia”) e Bimbo Azevedo (“Marcha Hortência”).

DESTAQUES ECONÔMICOS
A partir desta semana, a edição impressa do Jornal Integração volta a publicar a coluna Destaques Econômicos, com comentários de Antônio José Martins. O articulista analisa os principais fatos que envolvem a economia brasileira e mundial.

MORTALIDADE INFANTIL
Com uma forte preocupação em baixar o índice de mortalidade infantil no município de Tatuí, o Fundo Social de Solidariedade, presidido por Maria José Vieira de Camargo, promove campanhas para orientar os novos pais sobre os cuidados durante a gravidez e entrega enxovais a casais que participam de programa pré-natal nas unidades básicas de saúde. No mês de julho, em uma solenidade de entrega de enxovais, o prefeito Gonzaga destacou o trabalho realizado pela municipalidade na área de saúde, com o objetivo de reduzir índices de mortalidade infantil. Além do prefeito, estiveram presentes Kátia de Campos Abuchaim, secretária municipal de Saúde, e Fábio Fucci, médico responsável pela coordenação do Comitê de Combate à Mortalidade Infantil em Tatuí.

BAZAR BENEFICENTE
No período de 6 a 8 de agosto, nas dependências do Clube dos Treze, na Rua 15 de Novembro, nº 653, a Casa da Amizade do Rotary Club de Tatuí promove um bazar beneficente, com peças vendidas a partir de um real. A renda líquida será inteiramente revertida às entidades assistidas pela Casa da Amizade. No sábado (6), o bazar funciona das 9 às 14 horas. No domingo (7), as portas estarão abertas das 8 horas às 12h30, e na segunda-feira (8), das 9 às 16 horas.

ESTA É PARA OS MÚSICOS
A partir de agora, os músicos podem exercer sua profissão sem a necessidade de ter registro ou licença da entidade representativa da categoria, a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). O Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a essa conclusão ao julgar um recurso do Conselho Regional da OMB no Estado de Santa Catarina, contra uma decisão da Justiça do Trabalho, que tinha entendido que a atividade de músico não depende de registro ou licença.

O QUE PENSA A MINISTRA
A ministra Ellen Gracie, relatora do processo, que se aposenta do Supremo Tribunal Federal, neste sábado (6), em sua decisão entende que “A música é uma arte, é algo sublime”. Segundo a ministra, qualquer restrição ao exercício de uma atividade somente se justifica se houver interesse público, como ocorre em profissões como médico, engenheiro ou advogado. A decisão do STF sobre a profissão de músico foi baseada em dispositivo da Constituição, que garante a livre expressão da atividade intelectual e artística.



VISITA AO ANEL VIÁRIO
Dia 28 de julho, os vereadores José Manoel Corrêa Coelho (Manú) e José Maria Cardoso Filho (Zétakão) visitaram as obras de construção da primeira alça do Anel Viário de Tatuí, que irá ligar as Rodovias Antonio Romano Schincariol (SP-127) e Gladys Bernardes Minhoto (SP-129) à Via Municipal Moisés Martins, no Jardim Lírio, estrada de acesso ao Distrito de Americana. Os serviços estão sendo executados em um trecho de 2,8 quilômetros. Nesta primeira etapa do projeto, que deverá estar concluída até o início do próximo ano, a municipalidade investe cerca de R$ 5,6 milhões.

MUDANÇA CONFIRMADA NO PP
A dentista Cristina Simões de Almeida de Abreu está confirmada como presidente da Comissão Executiva Provisória do Partido Progressista (PP). Ela ocupa o espaço deixado por Rodrigo Battendieri, que assume um cargo no diretório estadual do partido. Outra novidade na política. O vereador José Maria Cardoso Filho, o Zetakão, assume a presidência do Partido da República (PR), de Tatuí. O vereador foi eleito por esta agremiação política e se desentendeu politicamente com o ex-vereador Eugênio dos Santos Neto, seu padrinho político. Geninho deverá lançar sua esposa, dona Maria, como candidata a vereadora nas próximas eleições municipais.

EM BUSCA DE TÍTULO
Após retomar a formação original da equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, o piloto Edu Piano, de Tatuí, o navegador Solon Mendes e o co-piloto Davi Fonseca disputarão, no período de 9 a 19 de agosto, a 19ª edição do “Rally dos Sertões”, na categoria “Caminhões Leves”. A bordo do F4000 Território 4x4, o trio conquistou três títulos nos Caminhões em 2007, 2008 e 2009, e agora, terá como desafio o tetracampeonato na edição 2011. A largada ocorre em Goiânia.

INCENTIVO ÀS NOVAS EMPRESAS
Na terça-feira (3), na primeira sessão semanal do segundo semestre, após o recesso legislativo de julho, a Câmara de Tatuí aprovou, em dois turnos, projeto de lei de autoria do Executivo, que dispõe sobre incentivo para instalação de empresas industriais ou comerciais no município. Antes da discussão e votação em plenário, o secretário municipal da Fazenda e Finanças, Luiz Paulo Ribeiro da Silva, reuniu-se com os vereadores, para esclarecer dúvidas e explicar pontos desta propositura, encaminhada em regime de urgência à Casa de Leis.

FESTIVAL DE TEATRO ESTUDANTIL
O Governo Estadual, através do Conservatório “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, abriu inscrições até o próximo dia 2 de setembro, para estabelecimentos educacionais interessados em participar do “Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo” – Fetesp. Este ano, o festival volta a ter caráter competitivo e oferece premiações. Além disso, permite, pela primeira vez, a inscrição de alunos de nível superior.

VICINAIS QUESTIONADAS
Antonio de Pádua Oliveira, presidente do Conselho de Bairros de Tatuí (Cobat), informa que recebeu respostas distintas das autoridades governamentais a respeito do asfaltamento da vicinal que liga Tatuí a Laranjal Paulista, passando pelos bairros rurais Rio das Pedras e Guarapó. O Cobat havia enviado ofícios ou e-mails à municipalidade, ao Palácio dos Bandeirantes, Departamento de Estradas de Rodagem (D.E.R) e Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), indagando sobre o início das obras, incluídas em um pacote de recuperação de vicinais paulistas e anunciadas em janeiro de 2009, pelo então governador José Serra.

FALTA DE SINTONIA
Antonio de Pádua Oliveira diz que recebeu respostas diferenciadas sobre o assunto, que mostram falta de sintonia e comunicação entre os órgãos governamentais. Uma delas diz que o convênio entre o D.E.R e a Prefeitura, para asfaltamento da pista, já está autorizado. Outra afirma que as obras foram autorizadas pelo ex-governador Serra, mas não cita o convênio. E uma terceira informa não haver nenhuma orientação governamental para o reivindicado asfaltamento. O presidente do Conselho de Bairros lamenta a situação e diz que “isto já está se tornando brincadeira”.

Nenhum comentário: