terça-feira, 30 de agosto de 2011

SECOM EXCLUI JÚLIO PRESTES

Tancredo Neves permanece...



...Júlio Prestes eliminado.

FORA DO SITE DA PRESIDÊNCIA
Na segunda-feira (29), entrou no ar o novo site da Presidência da República na internet, sob a responsabilidade da Secretaria da Comunicação (SECOM), que tem como titular a jornalista Helena Chagas. Dia 6 de agosto, em nota “Um alerta a Itapetininga”, este blog informou que estava nos planos da SECOM, a retirada da fotografia de Júlio Prestes da Galeria de Presidentes da República Federativa do Brasil. E isto aconteceu realmente nesta segunda-feira, pela manhã, como nossos leitores podem conferir nos “prints” acima expostos e no link http://www.planalto.gov.br/, no ícone Galeria dos Ex-Presidentes.

TANCREDO PERMANECE
Júlio Prestes é nascido em Itapetininga e o último presidente eleito da República Velha. Foi impedido de assumir o cargo de presidente da República pela Revolução de 1930. Em 23 de junho de 1930, Prestes tornou-se o primeiro brasileiro a ser capa da revista Time. Esta discriminação da SECOM com Itapetininga e o povo paulista não se justifica. Nesta mesma galeria (como mostra o print acima), a foto do mineiro Tancredo Neves permanece e nada mais justo que isto ocorra. Afinal, tanto Prestes quanto Tancredo são dois ícones da História do Brasil que, embora não tenham assumido a presidência da República, representam a vontade do povo brasileiro.

PRÁTICA ABOMINÁVEL
Um professor de História, ouvido por esta coluna, entende que este comportamento é muito grave com a figura do paulista Júlio Prestes. A História do Brasil não permite ser reescrita, com supressão de fatos e personagens sendo eliminados, como se nunca tivessem existido. Com certeza, o povo itapetiningano, através de suas lideranças, vai reagir contra este ato da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.


Nenhum comentário: