No Canadá e nos EUA
Na semana passada, eu e minha esposa Aideé percorremos milhares de quilômetros em território canadense e norte-americano. Tivemos oportunidade de ver e fotografar paisagens deslumbrantes. Aquelas que a gente só vê em filmes. Todos os jornalistas, como nós, deveriam ter o direito de viajar. Estes passeios, além de abrir nossos horizontes, servem como fonte de experiência para nossa vida profissional. A seguir vou destacar alguns tópicos desta viagem, sempre acompanhados de uma fotografia de nossa autoria.
Companheiros de viagem
Um grupo de dezessete pessoas percorreu diversas cidades. Era formado por moradores da América do Sul e Central. A guia Sônia Andrade é colombiana e reside há muitos anos nos Estados Unidos. Sua experiência em organizar grupos de viagens fez com que nossa estadia fosse proveitosa e enriquecida com seus conhecimentos de história. Entre os presentes, como mostra a foto acima, estavam o advogado Álvaro Alfaro e sua esposa Maira, de San José da Costa Rica, o administrador Jiovel Cruz e Jessica, de Porto Rico, Neptali Alvarez, chavista pleno e professor da Universidade Central da Venezuela, especialista em Metodologia da Investigacion para pós-graduados em Direito, sua filha Nathalie Alvarez, produtora de programas da GolTV, em Miami, as argentinas Anita e Magdalena Esposito e a mexicana Mari Carmen Gonzalez de Leão e suas filhas.
Em Boston, dentre os diversos pontos turísticos desta cidade norte-americana, valeu a pena conhecer a Universidade de Harvard, composta por trezentos prédios, como o da foto. O presidente Barack Obama é formado por este importante centro de estudos. Em abril, o professor tatuiano Fernando Del Fiol, vice-reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), permanece por um período de três meses participando de um curso nesta renomada escola.
Em 1976, o Canadá construiu um estádio especialmente para os Jogos Olímpicos daquele ano. O professor Neptali experimenta a sensação de receber uma medalha de ouro no pódio construído para a condecoração dos atletas.
A foto mostra as cataratas de Niagara vistas bem de perto. Este é o lado canadense, pois o local divide os dois países. Através de um elevador e seguindo por um túnel você se aproxima das quedas d’água e vê de perto a força da natureza. Um espetáculo deslumbrante e muito molhado.
Em abril, os habitantes da capital norte-americana se vislumbram com um espetáculo maravilhoso. É a festa das cerejeiras, que atrai milhares de turistas à capital. A foto mostra uma árvore já toda florida, neste início de primavera. Só para lembrar. Em 2008, em Tatuí, por ocasião dos 100 anos de imigração japonesa, muitos descendentes nipônicos doaram mudas de cerejeiras e estas foram plantadas em praças e no Parque Ecológico Maria Tuca. Dentro de alguns anos a beleza destas árvores também poderão ser vistas em nossa cidade.
Vocês imaginam uma pessoa permanecer 28 anos protestando? É o caso desta mulher da foto. Faça frio ou sol ela está com sua tenda armada em frente a Casa Branca, residência oficial dos presidentes dos Estados Unidos. Seu descontentamento é contra as guerras e todas as formas de violência. Isto sim é perseverar...
Para finalizar
Este é o Museu de Arte da Philadelphia. Nas escadarias deste prédio público foi filmada a cena final de Rock, o Lutador, com Sylvester Stallone. A estátua de Stalone está neste local e serve como atração turística. Esta cidade também abriga o Sino da Liberdade. Ela foi palco do momento histórico e considerado o mais importante para os Estados Unidos. Dia 4 de julho de 1776, as treze colônias na América do Norte fizeram a Declaração de Independência, rejeitando a autoridade britânica, a favor da política de autodeterminação. É a liberdade e a democracia. Sem adjetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário