sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TATUIANO DÁ POSSE AO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA

Ministro Celso de Mello empossa Joaquim Barbosa

NOVO PRESIDENTE DO SUPREMO

Nesta quinta-feira (22), em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro José Celso de Mello Filho cumpriu a missão protocolar como decano da Suprema Corte de empossar o ministro Joaquim Barbosa como chefe do Judiciário nacional pelos próximos dois anos. Para esta cerimônia, haviam dois mil convidados e a presidente Dilma Rousseff compareceu à cerimônia. O senador José Sarney, presidente do Senado, e o deputado Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, também estavam presentes.
O ministro Joaquim Barbosa escolheu o ministro Luiz Fux para falar em nome da Corte. Os últimos quatro presidentes escolheram o ministro Celso de Mello para fazer a saudação para a nova presidência. Embora sendo o decano do STF, a escolha é uma prerrogativa do ministro a ser empossado. Celso já havia se pronunciado na posse dos presidentes Ellen Gracie, Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Carlos Ayres Brito. Na quarta-feira (14), o ministro tatuiano falou na despedida de Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente no domingo passado, ao completar 70 anos.
Logo depois de empossado pelo ministro Celso de Mello, o ministro Joaquim Barbosa, já na função de presidente, empossou o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente da Suprema Corte do País. Embora ambos troquem farpas durante o julgamento da Ação Penal 470 (Mensalão), como relator e revisor, nos bastidores eles garantem que as divergências estão restritas ao processo e não chegam ao nível pessoal ou institucional.

 JORNAL INTEGRAÇÃO
 AGRADECE CONVITE


O Jornal Integração, através de seu editor, jornalista José Reiner Fernandes, agradece ao ministro Joaquim Barbosa, pela sua deferência especial ao enviar  convite para sua posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 22 de novembro.

 Auguramos ao novo Chefe do Poder Judiciário Brasileiro, um brilhante trabalho à frente da Suprema Corte, resolvendo com bom senso, como lhe é peculiar, as  demandas constitucionais, que estarão por vir, durante sua gestão. E deseja-se, ainda,  que a Constituição Federal continue a legitimar-se, democraticamente, para que o brasileiro seja um povo livre em suas convicções ideológicas e que se perpetue nesta Suprema Corte, o ideal do ministro Celso de Mello, em sua célebre frase: “(...)  nada  mais nocivo,  nada mais perigoso do que a  pretensão    do   Estado   de   regular a   liberdade de    expressão,   pois  o    pensamento      de    ser  livre  –    permanentemente  livre,     essencialmente   livre,  sempre livre.”  


NOTA DE FALECIMENTO
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) informa, com extremo pesar, o falecimento às 0h15 desta sexta-feira, dia 23, de Nelson Prudêncio, docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) desta Universidade desde 1974 e medalhista olímpico no salto triplo nos jogos do México (1968) e de Munique (1972). A Administração Superior da Instituição, em nome de toda a comunidade universitária, presta aqui sua homenagem a este destacado professor, pesquisador e ídolo do esporte brasileiro, e expressa sua solidariedade à família. O corpo está sendo velado no Velório Municipal de São Carlos e o sepultamento ocorre às 16h30 no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.Nascido em Lins no dia 4 de abril de 1944, Nelson Prudêncio protagonizou, nos Jogos do México de 1968, um dos momentos mais inesquecíveis do atletismo mundial, em uma disputa pela medalha de ouro que teve nove quebras do recorde mundial. Ele terminou a prova com a medalha de prata e, em 1972, na Alemanha, ficou com o bronze.
Nelson Prudêncio graduou-se em Educação Física em 1971 pela Escola de Educação Física de São Carlos, cujo curso seria posteriormente incorporado pela UFSCar, em 1994. Chegou à UFSCar em 1974, apenas quatro anos após o início das atividades da Universidade, e desde então vem se dedicando à formação de profissionais de Educação Física e atletas e, muito especialmente, à produção de conhecimento que viesse a contribuir para que o Brasil pudesse voltar a ocupar um lugar de destaque no esporte que o consagrou. Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1983) e Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Nelson Prudêncio dedicou-se, ao longo de sua trajetória, não apenas ao esporte de alto rendimento, mas esteve sempre envolvido também no incentivo à atividade física como meio de promoção da Saúde e da cidadania. Atualmente, ocupava o cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
No curso de de licenciatura em Educação Física da UFSCar, lecionou as disciplinas Fundamentos das Atividades Atléticas e Teorias do Treinamento no Esporte. Também foi o grande responsável pela idealização e implantação da Pista da Saúde, trajeto de caminhada com estações para prática de exercícios que contam com orientações detalhadas sobre sua realização correta. A Pista da Saúde é hoje frequentada não apenas pela comunidade universitária, mas por toda a população do município de São Carlos. Por todas essas suas contribuições, Nelson Prudêncio foi homenageado na denominação "Cross Campus UFSCar – Nelson Prudêncio", dada à prova de corrida e caminhada realizada no campus São Carlos da UFSCar com o objetivo de promover o incentivo à prática de atividades físicas e à integração.


Nenhum comentário: