sexta-feira, 24 de maio de 2013

STF COM QUADRO COMPLETO



TATUIANO RECEBE NOVO COLEGA
O ministro Celso de Mello, decano, deve receber o novo colega no Supremo Tribunal Federal (STF). A presidente Dilma Rousseff escolheu Luís Roberto Barroso para ser o novo ministro da Suprema Corte. O advogado substitui Carlos Ayres Britto, que deixou o STF em novembro do ano passado, após sua aposentadoria.  Consta, nos bastidores, que o artigo “Por ação ou omissão”, da jornalista Dora Kramer, publicado no jornal O Estado de São Paulo, edição de 22/5/2013, foi decisivo para que o Governo Federal indicasse rapidamente o novo ministro do STF.
  
CÂMARA APROVA AUMENTO
Nesta sexta-feira (24), 10 horas, em sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Tatuí, aprovou projeto de lei, de autoria do prefeito José Manoel Correa Coelho (Manu), concedendo aumento de 8% ao funcionalismo público municipal. A propositura concede reajuste de  7,16% referente à variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) sobre o salário base, com 0,84% de aumento real, totalizando 8%. A lei  retroage seus efeitos a partir de 1º de maio de 2013. O projeto foi aprovado por dez votos favoráveis. Os vereadores Alexandre Bossolan, Jorge Sidnei, Marcos Abreu e Júnior Vaz se abstiveram de votar por pertencer ao quadro do funcionalismo municipal. Estiveram ausentes os vereadores Vladmir Saporito e Rubens Avallone.

ITAPETININGA PROIBE RODEIOS
O vereador José Franson (PT), da Câmara Municipal de Tatuí, comemora aprovação de nova lei no município de Itapetininga, proibindo a realização de rodeios naquele município. Franson tem a bandeira política da defesa dos animais e afirma que esta medida deve ser defendida em todas as cidades brasileiras (e Tatuí está em seus planos).


DATA SAGRADA PARA OS PAULISTAS
Recebi de um amigo o seguinte texto: “HOJE É DIA 23 DE MAIO!!! NESSE DIA, EM 1932, NESSA DATA SAGRADA, PARA SEMPRE GRAVADA NO CORAÇÃO DO POVO PAULISTA,  NA PRAÇA DA REPÚBLICA, EM SÃO PAULO, CAPITAL, FORAM MORTOS MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO E CAMARGO (MMDC), ATINGIDOS POR DISPAROS EFETUADOS DE UM PRÉDIO POR SEGUIDORES DO DITADOR GETÚLIO VARGAS! FOI O ESTOPIM PARA A MEMORÁVEL JORNADA REVOLUCIONÁRIA DOS PAULISTAS EM BUSCA DE UMA CONSTITUIÇÃO DEMOCRÁTICA PARA O BRASIL, A SER LIVREMENTE ELABORADA POR ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE ELEITA POR VOTO POPULAR!”. E meu filho Renato Fernandes lembra: “Não podemos esquecer de Orlando Oliveira Alvarenga, alvejado também em 23 de maio e que morreu dia 12 de agosto”.

LIVRO  DE EMPREENDEDORISMO
O Programa de Gestão Pública e Cidadania da Fundação Getulio Vargas, com apoio da Embaixada Britânica (Brasília) edita o livro “Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo e às Micros e Pequenas Empresas”. A publicação foi organizada por Marcus Peinado Gomes, Mário Aquino Alves e o tatuiano Renê José Rodrigues Fernandes. O livro versa sobre políticas públicas que fazem a diferença na área do empreendedorismo no Brasil. Em um dos capítulos, os autores relatam a experiência empresarial de São José dos Campos e alertam sobre o perigo de se privilegiar um parque industrial apenas com grandes indústrias. Só a título de recordação. Tatuí passou por esta experiência no Século XX, quando se prosperaram as grandes indústrias têxteis: São Martinho, Campos Irmãos e outras. Além do problema social, causado pelo desemprego, hoje estas fábricas constituem-se em prédios abandonados, em pleno centro da cidade. Abaixo o link do novo livro:


EXÉRCITO SE PREPARA EM BOITUVA
Durante a  semana, o Exército Brasileiro realizou diversas ações no município de Boituva. Exposição em praça pública, formatura e desfile da tropa, apresentações da banda regimental, simulações de operações, prestação de serviços comunitários de saúde, em parceria com o município, foram atividades presenciadas pela população boituvense.  O Comandante do 4° Batalhão da Infantaria Leve, coronel João Vicente Barreto Ferreira, informa que os treinamentos realizados em Boituva e outras nove cidades do Estado de São Paulo visam a segurança e apoio logístico para a Copa das Confederações, visita do Papa, Copa do Mundo e Olimpíadas.

FEIRA LIVRE NA PRAÇA DO BARÃO
O vereador José Eduardo Morais Perbelini (PRB) encaminhou requerimento ao prefeito José Manoel Correa Coelho (Manu). O parlamentar  indaga se existe a possibilidade de criar, em Tatuí, uma feira livre noturna, para o período das 18 às 21 horas. Eduardinho, “Amigo do Povo” como é conhecido,  sugere a Praça Paulo Setúbal para a instalação da nova feira, pelo fato de ser uma área ampla, na região central da cidade.

JARDIM DA SANTA (MARTINHO GUEDES)
E por falar em praças, como estão abandonadas as praças Paulo Setúbal (Barão) e Martinho Guedes (Jardim da Santa). O Jardim da Santa passou pela última reforma quando o prefeito Olívio Junqueira ocupou a Prefeitura, em seu primeiro mandato (década de 50). Mais de 50 anos se passaram e nenhum prefeito se preocupou com este espaço público. A praça ainda ostenta o verde, a cor símbolo do “junqueirismo”. E, em frente ao Alvorada Clube, bem à vista do setor cultural do município, uma placa, desgastada pelo tempo, ostenta  uma frase de Castro Alves (1847-1871). E é dele também a frase:  “A praça é do povo, como o céu é do condor”.

DIA DO DESAFIO
Dia 29 de maio,   Tatuí  enfrenta o município baiano de Paulo Afonso no “Dia do Desafio”. O sorteio foi realizado no SESC, entidade que organiza o evento na América Latina. Esta será a 13ª participação de Tatuí. Durante o dia, a população se mobiliza para fazer atividades físicas e a participação conta pontos para o município concorrente. Paulo Afonso é um dos quinze maiores municípios em população na Bahia, com 108.396 habitantes, de acordo com o censo oficial de 2010.

EMPREITEIRA PARALISA OBRA
Na terça-feira (21), a empresa Camargo Engenharia, responsável pela reforma do complexo da Polícia Civil de Tatuí, na Travessa Amaro Padilha, paralisou as obras por falta de pagamento. Segundo consta, 80% da reforma já foi concluída, faltando apenas a parte de acabamento e modificações na antiga delegacia. O Jornal Integração publica matéria sobre o assunto na edição deste fim de semana.

ORDEM DEMOLAY
Na quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Tatuí realizou sessão solene, presidida por Oswaldo Laranjeira Filho (PT), para homenagear a Ordem DeMolay. Esta sociedade é direcionada aos jovens do sexo masculino, de 12 a 21 anos, com princípios filosóficos, fraternais e filantrópicos. Apesar de autônoma e presente desde 2003 no município, A Ordem Demolay recebe o apoio da Maçonaria.

TATUIANOS VENCEM PROVAS
No domingo (19), em Itu, o atleta Felipe Augusto da Silva, categoria 16/19 anos, da Equipe "ATA/Pé Vermeio", conquistou o título na prova de cross country. Ele completou o percurso de cinco quilômetros em 18min51seg.  Renato Fernandes de Medeiros, categoria PCD (portadores de deficência), da Equipe "Apodet/Fadel/Rotary Club", ganhou medalha de ouro na prova de um quilômetro. Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 4min34seg. Ambos, treinados pelo técnico Eronides dos Santos,  participaram do "5º Circuito Cidade de Itu de Corrida de Rua" e da "2ª Etapa de Cross Country Chácara do Rosário". As competições reuniram 280 atletas de toda a região, sendo 222 nas provas masculinas e 58 nas femininas.

Nenhum comentário: