segunda-feira, 11 de agosto de 2014

MINISTRO TATUIANO 25 ANOS NO STF

Ministro Celso de Mello,
 aos 51 anos,
 foi o mais novo presidente
 do STF (1997/1999
).

No próximo domingo, o tatuiano José Celso de Mello Filho completa 25 anos no cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Dia 17 de agosto de 1989, redes de televisão e jornais brasileiros noticiavam a posse do Ministro Celso de Mello na Suprema Corte. Este dia foi memorável para a cidade por ser ele o primeiro tatuiano a ocupar o mais relevante cargo no Poder Judiciário do Brasil. Foi nomeado Ministro do STF, mediante ato do Presidente da República, José Sarney, através de  Decreto publicado em 30-6-1989 e ocupou vaga decorrente da aposentadoria do Ministro Luiz Rafael Mayer.
Celso foi Secretário Geral da Consultoria-Geral da República (1986/1989). Exerceu o cargo de Consultor-Geral da República, em caráter interino, mediante nomeação presidencial, em diversos períodos, nos anos de 1986, 1987 e 1988. Pelo seu notável saber jurídico e reputação ilibada, requisitos necessários para integrar a Suprema Corte, o tatuiano foi indicado pelo presidente da República e sabatinado pelo Senado, com prevê a Constituição Federal.
Ao chegar aos 25 anos ocupando o cargo de ministro, Celso de Mello é o quarto da lista dos ministros com maior tempo no cargo, sendo superado pelos ministros Hermínio do Espírito Santo, que permaneceu 10.951 dias no STF, seguido de André Cavalcanti D’Albuquerque com 10.835 dias ministro e Moreira Alves, com 10.166 dias. Dia 1º de novembro de 2015, o ministro Celso de Mello completa 70 anos. Se permanecer no cargo até esta data máxima para sua aposentadoria compulsória, ficará 9.570 dias ministro.
Edição com a notícia da posse do ministro.
Em sessão de 9 de abril de 1997, o tatuiano foi eleito Presidente do Supremo Tribunal Federal. Em 22 de maio do mesmo ano, tomou posse como Chefe do Poder Judiciário do Brasil, cargo que exerceu até 27 de maio de 1999. Com a idade de 51 anos, foi o mais novo Presidente da Corte, desde a fundação, no Império. Em toda a história da Suprema Corte do Brasil (Império e República), foi o sexto paulista a exercer-lhe a Presidência. Dos estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), foi o sétimo aluno, na República, a investir-se no cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal. Na ordem de sucessão dos Presidentes do Supremo Tribunal, foi o 35º Presidente do Supremo Tribunal Federal (fase republicana) e o 46º Presidente da Corte, desde a instituição do Supremo Tribunal de Justiça, no Império.
Celso é filho do professor José Celso de Mello e da professora Maria Zenaide de Almeida Mello. Nasceu em Tatuí, em 1º de novembro de 1945. Ingressou no Ministério Público do Estado de São Paulo, em 1970, mediante concurso público de provas e títulos no qual foi classificado em primeiro lugar. Permaneceu nessa Instituição até 1989, quando foi nomeado para o Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário: