sábado, 24 de outubro de 2009

25 DE OUTUBRO - DIA DE FREI GALVÃO

Dom Gorgônio celebra missa em Tatuí
Nesta segunda-feira (26), 19h30, o bispo Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, da Diocese de Itapetininga, celebra missa na Capela de São Frei Galvão, no Jardim Santa Rita, em Tatuí. Durante esta semana a comunidade presta muitas homenagens ao primeiro santo brasileiro, canonizado pelo Papa Bento XVI. A grande surpresa nesta missa será a presença do padre Armênio Rodrigues Nogueira, pároco do Mosteiro da Luz, e do cantor Claúdio Fontana. Quem informa é Paulo Fernandes Pires Filho, que acompanha os convidados nesta vinda à cidade.

Dia de São Frei Galvão
Para o padre Armênio Rodrigues Nogueira, do Mosteiro da Luz, o dia 25 de outubro é a data oficial para se comemorar no Brasil o Dia de São Frei Galvão. No entanto, o presidente Lula sancionou, no dia 25 de outubro 2007, a lei Federal 11532, que define 11 de maio como Dia Nacional do Frei Sant’Anna Galvão. Esta lei continua em vigor e consta do site oficial da Presidência da República (veja no link abaixo). Esta data que consta da lei federal é a da canonização do santo brasileiro pelo Papa Bento XVI. Frei Galvão morreu em 23 de dezembro de 1822. Em 1998, o Papa João Paulo II veio ao Brasil e beatificou Frei Galvão no dia 25 de outubro. Esta referência histórica é utilizada pelos responsáveis pelo Mosteiro da Luz para homenageá-lo.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11532.htm

Pilulas de Frei Galvão
As pílulas de Frei Galvão, consideradas milagrosas, são minúsculos pedaços de papel de arroz contendo um versículo do ofício da Santíssima Virgem. No passado, Frei Galvão escrevia as orações para as pessoas que solicitavam sua ajuda. Hoje as pílulas são feitas e distribuídas pelas irmãs do mosteiro da Luz. O mosteiro recebe, diariamente, muitos fiéis em busca das pílulas de Frei Galvão. Nos finais de semana, muitas pessoas vão ao mosteiro em busca de cura para problemas de saúde, gravidez ou outro pedido para si ou seus próximos.

Como obter as pílulas?
As pílulas de Frei Galvão são confeccionadas e fornecidas pelas Irmãs Concepcionistas do Mosteiro da Luz a qualquer pessoa. Pessoas da região podem obtê-las na Igreja Matriz Nossa da Conceição ou na Capela de Frei Galvão, no Jardim Santa Rita, em Tatuí. Outra forma é enviar uma carta solicitando as pílulas e esclarecendo que já possui a Novena da Santíssima Trindade e pedir às irmãs que reze por suas intenções. Não esquecer de colocar dentro desse envelope, um outro envelope selado e destinado a você mesmo, para poupar as Irmãs de trabalho e despesas postais. O endereço delas é o seguinte:
Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz
Av. Tiradentes, 676 - Bairro da Luz
CEP: 01102-000 São Paulo SP

Nossa Senhora, Mãe dos Aflitos
Nesta segunda-feira (26), o cantor Claúdio Fontana deverá entregar ao padre Milton Campos Rocha a música Nossa Senhora, Mãe dos Aflitos. O cantor compôs esta música especialmente para ser inserida no CD que está sendo gravado pelo pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Fontana havia prometido esta composição ao padre Milton quando visitou a cidade há algum tempo.

Na Terra Santa
Os padres Edvilson de Godoi (Sagrada Família) e Jânio Procópio (Nossa Senhora das Graças) acompanham uma excursão que visita a Terra Santa, organizada pela Antuérpia Turismo. Eles passam por Roma e visitam a Santa Sé. Muitos tatuianos participam desta peregrinação e conhecem os locais santos da Igreja Católica.

Nenhum comentário: