sexta-feira, 11 de março de 2011

TSUNAMI DEVASTA O JAPÃO


CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Na quarta-feira de Cinzas, 7 horas, o bispo dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto celebrou missa no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Tatui. Neste dia foi aberta oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011. Preocupada com o aquecimento global, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz um alerta sobre as agressões que a Terra sofre diariamente. Dom Gorgônio alerta que ¨Deus confiou aos seres humanos os cuidados com a Terra, mas o egoísmo e a ganância do homem poderão destruir o planeta¨.

CARNAVAL ANIMADO EM TATUÍ
Os cinco dias de carnaval em Tatuí foram marcados pela animação e comparecimento da população aos locais dos festejos. Mais uma vez, a Prefeitura Municipal disponibilizou infraestrutura para que todos apreciassem, com conforto, os desfiles na Rua 11 de Agosto. Escolas de samba de cidades da região, blocos carnavalescos de Tatuí e o sensacional Cordão dos Bichos contribuiram para que a cidade revivesse seus velhos carnavais. Na edição deste fim de semana, o Jornal Integração publica fotos de momentos marcantes da alegria em Tatuí.

VEREADOR PEDE DUPLICAÇÃO
O vereador petista Vicente Menezes ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Tatuí para defender a ideia da duplicação da Rodovia SP-141, no trecho compreendido entre o Trevo do São Cristóvão e a entrada do Clube de Planadores de Tatuí. Seu argumento é bastante consistente para um efetivo investimento público neste local. O parlamentar lembra que com a implantação de indústrias e a Fatec na região, os congestionamentos chegam a três quilômetros em determinados períodos do dia. Em outras palavras, faltou planejamento para o crescimento nesta região.

NOTA DE FALECIMENTO
Na segunda-feira de Carnaval, amigos e familiares compareceram no Velório Municipal para se
solidarizar com os filhos de Maria Vieira Negrão Peixoto, falecida aos 82 anos,na madrugada daquele dia. Dona Maria era viúva do comerciante Erasmo Peixoto, de saudosa memória. Ela deixou os filhos José Erasmo, José Marcelo, José Guilherme, Rita de Cássia, netos e bisnetos.
Seu corpo foi cremado no Crematório de Sorocaba, a seu pedido.

FESTA NA ASSEMBLEIA
Na próxima terça-feira (15), é dia de posse dos deputados eleitos na Assembleia Legislativa de São Paulo. Da região e com muitos votos em Tatuí assumem Hamilton Pereira (PT), Maria Lúcia Amary (PSDB) e Edson de Oliveira Giriboni (PV). Este último se licencia no dia seguinte para ocupar a Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, a convite do governador Geraldo Alckmin. É hora de Tatuí avançar em desenvolvimento, visto que eles avançaram nos votos dos tatuianos.

DIA DA MULHER
Neste sábado (12), se não chover, haverá uma grande festa para as mulheres comemorarem seu dia na Praça da Matriz, em Tatuí. Das 9 às 14 horas, a Secretaria da Cultura e Turismo preparou muitas atividades para que todas sejam homenageadas condignamente. Estarão expostas obras das artistas plásticas Edith Maffeis, Raquel Fayad, Carlota Franco, Carmelina Santos, Terezinha Pinto, Lurdinha, Giovana Trevisan e Dan Fornaza. A denominação desta atividade, escolhida pelo secretário Jorge Rizek, é ¨A arte da mulher tatuiana¨.

CRISE NA AVICULTURA
Os avicultores da região ainda não conseguiram sair da crise que se abateu sobre o setor. O vereador José Erasmo Leite (PSDB), de Quadra, reivindica ao Ministério da Agricultura e à Secretaria de Estado da Agricultura apoio aos avicultores da região. O baixo preço pago pelo frango é o problema enfrentado pelas granjas, destaca o vereador.

NA FUNDAÇÃO MANOEL GUEDES
O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (PSDB) designou os novos integrantes do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva da Fundação Manoel Guedes. O diretor presidente é Edno Galvão de França e na diretoria financeira foi designada Maria Madalena de Oliveira Vieira. Os membros do Conselho são Alessandra Pires de Campos Barros, Aristides Ferreira Filho, Acassil José de Oliveira Camargo Júnior, Hélio Loretti, Mário Sérgio dos Santos, Maria José Galvão, Marcelo Miranda, Moacir Antonio de Oliveira, Pedro Henrique de Campos e Rosan Paes de Camargo Filho.

NOS BAIRROS DE TATUÍ
Dia 27 de março, das 9 às 13 horas, é dia de eleição para a nova diretoria da Sociedade Amigos de Bairros de Bairro Jardim Lírio. Quem convoca a eleição é o atual presidente Francisco Vilela Oliveira e Antonio de Pádua Oliveira, presidente do Conselho de Bairros de Tatuí (Cobat).

FESTA NA SAGRADA FAMÍLIA
Neste fim de semana, a Paróquia da Sagrada Família promove mais uma edição de sua Festa do Milho Verde. Este evento, durante dois fins de semana, reúne a comunidade para saborear as delícias do milho, como pamonha, mingau, curau, bolinhos e outras guloseimas. A festa é na Avenida das Mangueiras, ao lado do prédio da Prefeitura.

TRAGÉDIA NO JAPÃO
Nesta sexta-feira de manhã, todas as emissoras de televisão deram destaque ao tremor de terra, seguido de um tsunami (ondas gigantes), provocado por desequilíbrio de placas, causando um efeito devastador no Japão. Na redação do Jornal Integração, nossa funcionária Shisue Shimizu recebia as primeiras informações sobre a catástrofe que abateu o País do Sol Nascente. Muitos de seus familiares moram e trabalham no Japão. Depois dos momentos de tensão de manhã, o clima de preocupação logo se desfez nas primeiras horas da tarde desta sexta-feira. A família Shimizu recebeu notícias de que todos estavam bem, inclusive um irmão que mora nas proximidades da área duramente afetada. Até o momento é incalculável o número de vítimas deixado por este devastador tsunami.

PEDIDO DE LIBERDADE PROVISÓRIA
Nesta sexta-feira (11), os advogados Jacira Provasi e José Rubens do Amaral Lincoln ingressaram com pedido de liberdade provisória para o professor aposentado Ari Antonio de Almeida Sinisgalli, 57 anos, preso na cadeia de Cesário Lange. Ele figura como suspeito de uma suposta tentativa de homicídio contra uma menor de 16 anos, no domingo de Carnaval, em uma residência na Rua Brigadeiro Jordão. Esta ocorrência, registrada na Delegacia de Polícia de Tatuí, aponta o professor aposentado como o suposto causador de ferimentos a golpes de canivete na jovem. Logo após o incidente, o professor foi conduzido por dois policiais militares à delegacia. Os PMs relatam que o indiciado foi encontrado sentado no sofá de sua casa e falava palavras desconexas. O pedido de liberdade provisória foi ajuízado na Segunda Vara Criminal de Tatuí e os advogados o fundamentam no artigo 310, Parágrafo único, do Código de Processo Penal. Para instruir a petição, os defensores juntaram documentos e declarações sobre a sua conduta pregressa, tanto como professor aposentado da Escola Estadual Barão de Suruí, onde lecionou por muitos anos, como sua atuação religiosa, coordenando trabalhos pastorais na Paróquia Sagrada Família, na Avenida das Mangueiras.

Nenhum comentário: